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  • Mobile Applications for the Promotion and Support of Healthy Nutrition and Physical Activity Habits: A Systematic Review, Extraction of Features and Taxonomy Proposal
    Publication . Villasana, María Vanessa; Pires, Ivan; Sá, Juliana; Garcia, Nuno M.; Zdravevski, Eftim; Chorbev, Ivan; Lameski, Petre; Flórez-Revuelta, Francisco
    Background: Mobile applications can be used for the monitoring of lifestyles and physical activity. It can be installed in commodity mobile devices, which are currently used by different types of people in their daily activities worlwide . Objective: This paper reviews and categorizes the mobile applications related to diet, nutrition, health, physical activity and education, showing the analysis of 73 mobile applications available on Google Play Store with the extraction of the different features. Methods: The mobile applications were analyzed in relation to each proposed category and their features, starting with the definition of the search keywords used in the Google Play Store. Each mobile application was installed on a smartphone, and validated whether it was researched in scientific studies. Finally, all mobile applications and features were categorized. Results: These mobile applications were clustered into four groups, including diet and nutrition, health, physical activity and education. The features of mobile applications were also categorized into six groups, including diet, anthropometric parameters, social, physical activity, medical parameters and vital parameters. The most available features of the mobile applications are weight, height, age, gender, goals, calories needed calculation, diet diary, food database with calories, calories burned and calorie intake. Conclusion: With this review, it was concluded that most mobile applications available in the market are related to diet, and they are important for different types of people. A promising idea for future work is to evaluate the acceptance by young people of such mobile applications.
  • CoviHealth: Aplicação móvel para monitorização de hábitos de vida saudáveis
    Publication . Abreu, María Vanessa Villasana de; Sá, Juliana Marília Pereira de; Santos, Nuno Manuel Garcia dos
    Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados pela população, aumentando o número de crianças e jovens que têm acesso a um smartphone. Aliado à posse de um smartphone, vem o aumento de utilização de aplicações móveis que podem ajudar a melhorar e controlar a saúde. Devido aos erros alimentares, tanto a nível mundial, como nacional, a quantidade de crianças e jovens com excesso de peso, ou mesmo obesas, é elevada. Dentro desta população, os mais velhos são os que têm piores hábitos. Assim, surgiu a ideia de desenvolver uma aplicação móvel, para o sistema operativo Android, com o intuito de aumentar a literacia em saúde, dos jovens. Com o aumento do controlo dos seus hábitos e fomentação da prática de atividade física, pretendeu-se aumentar a qualidade de vida de uma maneira interativa e personalizada. De forma a perceber quais as funcionalidades mais presentes neste tipo de aplicações móveis, foi realizada uma pesquisa na loja de aplicações Google Play. Resultado de uma investigação, centrada sobre as preferências dos jovens, obtivemos que os diários de dieta e de exercício, notificações, plano de dieta, registo de atividade física, gamificação e mensagens de texto, serviam como fator de motivação. Com esse objetivo, foi então desenvolvida uma aplicação móvel para melhorar o conhecimento dos jovens, proporcionando-lhe uma ferramenta adaptada à sua idade, com funcionalidades que permitiram personalizar a utilização e melhorar e aumentar a atividade física. Esta aplicação foi distribuída por jovens de duas escolas, uma pertencente à Covilhã e a outra ao Fundão. No início do estudo, cada jovem preencheu um questionário inicial, para perceber o tipo de amostra e os seus hábitos. Estes utilizaram a aplicação móvel durante 5 semanas, tendo à sua disposição várias funcionalidades e material que ia sendo atualizado, sendo no final do estudo disponibilizado um questionário de satisfação, em que avaliaram a aplicação móvel e assim obteve-se o feedback, para melhorar no futuro. Na sua globalidade, a aplicação desenvolvida incluiu funcionalidades de gamificação, informação, planos de dieta, treino e medicação, dicas e curiosidades, cálculo de passos e calorias, entre outras funcionalidades. Para gestão dos diversos parâmetros foi utilizada uma plataforma Web. A maioria dos jovens estiveram satisfeitos com a aplicação móvel e a utilizariam no futuro.