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- Adaptações curriculares não significativas para aprendizagem do Som no 8º anoPublication . Fernandes, Annabel Dias Barrocas; Soares, Sandra da Costa Henriques; Prata, Célia Maria BorgesA Escola Inclusiva reflete um modelo educacional que visa garantir a participação, aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, independentemente das suas características, competências, limitações ou diferenças, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade de oportunidades. Este modelo educacional aposta na diferenciação do currículo para promover a equidade, suportando-se em medidas de apoio à aprendizagem, organizadas em diferentes níveis de intervenção, de acordo com as respostas educativas necessárias para cada aluno adquirir uma base comum de competências, valorizando as suas potencialidades e interesses. Cada nível de intervenção contém medidas que inferem as atitudes e medidas que inferem o currículo, sendo estas últimas as mais desafiadoras e as que mais resistência encontram à sua implementação. Neste trabalho de investigação desenvolveu-se uma proposta de Adaptações Curriculares Não Significativas para o domínio “Som” da disciplina de Físico-Química do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico e aplicou-se essa proposta, em contexto educativo real, para o subdomínio “Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos”. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na aprendizagem após a implementação da atividade adaptada, demonstrando que o desenvolvimento de Adaptações Curriculares Não Significativas com recurso a metodologias promotoras de aprendizagens ativas, tendo por base uma situaçãoproblema ligada ao dia a dia dos alunos, é uma estratégia eficaz para mitigar as dificuldades de aprendizagem associadas aos comportamentos diferenciados mais comuns.