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- Arte e identidade pelas estradas de Portugal: sombras e reflexosPublication . Braz, João Paulo Costa; Paiva, Francisco Tiago AntunesOs milhares de objetos instalados nas rotundas rodoviárias de Portugal inscrevem uma singular marca na paisagem. Nestes objetos podemos encontrar ecos de temas e naturezas tão diversas como celebrações de figuras, acontecimentos e aspectos da memória regional coletiva e também propostas estilísticas e conceptuais afins de certas tendências da Arte pública contemporânea. A motivação dos responsáveis pela criação dessas peças passa por uma espécie de expressão da “identidade” da comunidade e do lugar. Mas que alma é essa, capaz de cristalizar a cultura, os traços distintivos e a vida dos locais em objetos identitários? Logrará tal vontade de fixação da(s) identidade(s) do lugar tornar-se um símbolo contra o esquecimento e a homogeneização social e cultural global? Que outras questões no plano simbólico e estético levanta este fenómeno? Os objetos, muitas vezes apresentados e considerados como representações artísticas, transformam o vazio central da rotunda num espaço potencial de criação e intervenção artística de grande formato. Contudo, tal localização em locais aparentemente desprovidos de enraizamento social e histórico, bem como a linearidade conceptual do programa, autoriza o questionamento do seu valor intrínseco, enquanto forma de Arte pública e de estratégia de marcação e/ou valorização da paisagem. Tendo por base estas inquietações, este projeto de investigação aborda a produção e o uso destes objetos, relacionando e questionando as suas funções artísticas e identitárias no contexto português, tanto a partir de referências bibliográficas, como da observação in loco. A partir de um trabalho de campo abrangente, foi realizado um mapeamento e registo audiovisual das várias expressões dessas obras, que serviu de mote à reflexão sobre a sua conexão com a conjuntura social e a memória coletiva das comunidades. O resultado desta investigação encontra-se assim vertido neste ensaio, estruturado em torno das principais pistas teóricas e estéticas levantadas durante o trabalho de campo e no processo de criação de um conjunto de peças artísticas apresentadas, com recurso a dispositivos audiovisuais, gráficos e instalativos, que proporcionaram a experimentação de abordagens conceptuais e plásticas diversas, dialogando entre si de molde a fomentar uma reflexão crítica sobre este fenómeno.