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de Morais de Oliveira Belo, João Luis

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  • O ensino e a aprendizagem da química e da bioquímica no ensino superior apoiado nas novas tecnologias da informação e da comunicação
    Publication . Belo, João Luís de Morais de Oliveira; Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa; Simões, Maria de Fátima de Jesus
    Actualmente com o desenvolvimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) abriram-se novos caminhos para o ensino das Ciências, permitindo desenvolver novas técnicas de ensino bem como melhorar as antigas. Com vista a permitir um melhor ensino e aprendizagem da Química e da Bioquímica, pretende-se recorrer às novas TIC como suporte às aulas “tradicionais”. Com este trabalho pretende-se conseguir uma melhor transmissão de conhecimentos, bem como uma melhor avaliação dos mesmos, apoiando-nos nas tecnologias e aplicações emergente, tais como os “Campus Virtuais”, os programas de ensino e avaliação on-line (E-learning), os quadros interactivos, cuja utilização não fica restrita à sala de aula nem ao horário da unidade curricular. São apresentados e analisados alguns trabalhos realizados dentro desta temática, tentando-se no geral realizar um estudo globalizador desta realidade, envolvendo diferentes conhecimentos. Neste sentido, foram descritos os trabalhos, focando todas as etapas desde a concepção à execução de conteúdos multimédia para apoio à docência até à sua implementação dentro e fora da sala de aula por intermédio dos quadros interactivos e das plataformas de e-learning. No desenvolvimento destes recursos, foram utilizados diversos programas informáticos, desde programas de visualização de moléculas a programas que geram testes de avaliação e monitorizam a evolução dos alunos seguindo-se a inclusão destes conteúdos numa plataforma electrónica de ensino ou a sua utilização em sala de aula através dos quadros interactivos, criando ferramentas bastante completas para o ensino da Química e da Bioquímica. Ao longo deste trabalho foi-se adquirido a experiência necessária para a elaboração das ferramentas mais adequadas a este tipo de ensino, tendo sido recolhida informação suficiente para poder avaliar, através de testes estatísticos, que houve uma contribuição significativa das novas TIC no ensino destas unidades curriculares, de cariz extremamente prático.
  • Development of a screening questionnaire for the study of food allergy in adults
    Publication . Lozoya-Ibáñez, Carlos; Belo, João; Afonso, Rosa Marina; Pereira, Henrique; Rodrigues, Alexandra; Barata, Luís Taborda
    Background & aims: As far as we know, no screening questionnaire has been developed and validated for identification of adverse food reactions in Portuguese-speaking adults, as an initial approach towards the investigation of cases of possible food allergy. Thus, the objective of this study was to develop and validate a screening questionnaire of food allergy in adult Portuguesespeaking patients. Methods: This was a multicentre, cross-sectional study using a simple random sample of 186 adults between 18 and 82 years old from various parts of the centre of Portugal. Intelligibility of the questionnaire was first assessed in 24 patients with confirmed IgE- or non-IgE-mediated food allergy, and in 24 volunteers without food allergies. The 17-item questionnaire was subsequently applied by phone to 78 food allergic patients (66 IgE-mediated and 12 non-IgE mediated) and to 60 non-food allergic volunteers, with subsequent reassessment (re-test). Face and content validity, intelligibility, construct validity, and test-retest reliability (temporal stability) were analysed. Results: Face and content validity allowed item reduction from 30 to 17 items with adequate content validity index >0.78. Construct validity was confirmed in the 66 confirmed IgE-mediated food allergic patients, 12 non-IgE-mediated food allergic patients, and 60 non-allergic patients. Test-Retest Reliability (general temporal stability) of the test had a Spearman correlation coefficient value of 0.845 for the retest. Cohen's Kappa values for the relevant questions were greater than 0.890 for almost all items. No differences were found when sex, age, and volunteers' recruitment origin were analysed. An inverse relationship was found between reliability and retest time interval. Conclusions: Due to the quick and easy implementation, confirmation of face, content and construct validity as well as high temporal reproducibility, this screening questionnaire may be a useful study tool for an initial approach to detection of food allergies in adults.