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- Desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: estudo do impacto de uma intervençãoPublication . Fontes, Marco Paulo da Silva; Simões, Maria de Fátima de JesusA presente investigação tem como objetivo fundamental analisar e avaliar o impacto produzido pela implementação, junto de crianças do 1º ciclo do ensino básico, de um projeto de intervenção direcionado para a promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar. O projeto de intervenção é constituído pela operacionalização de doze sessões semanais, com duração de 60 minutos cada, nas quais são desenvolvidas atividades de exploração reconstrutiva, baseadas em princípios de ação, reflexão e integração, com vista ao desenvolvimento de competências empreendedoras não-cognitivas. A amostra é constituída por 645 crianças, de ambos os sexos (315 rapazes e 330 raparigas), com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos (Midade=9,03). Estas crianças encontravam-se a frequentar, no ano letivo 2014/2015, o 4º ano de escolaridade de 32 escolas básicas pertencentes a 5 agrupamentos de escolas de ensino público da zona do Grande Porto. O desenho do estudo é quasi-experimental, com dois grupos independentes, e com medidas repetidas (pré e pós intervenção). Para a avaliação do processo de intervenção foram avaliadas as dinâmicas da aprendizagem desenvolvidas - através da análise de portefólio, diários de bordo e registos de avaliação de sessão -, bem como as reações à intervenção – através de questionários de avaliação da reação a professores e alunos. No que concerne à avaliação dos produtos da intervenção, foram avaliadas as evidências de criação de valor – através da análise dos projetos de grupo, dos protótipos e artefactos criados -, bem como através das medidas do Questionário de Competências Empreendedoras para Crianças (QCE-C; Fontes & Simões, 2015) e da Escala de Desenvolvimento Vocacional na Infância (EDVI; Schultheiss & Stead, 2004; adapt. Ramos, 2012), destinadas a avaliar dimensões de competências empreendedoras não-cognitivas e do desenvolvimento vocacional, respetivamente. Num primeiro estudo, a primeira e segunda hipóteses preveem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o momento de pré e pós intervenção nos resultados do grupo experimental, no sentido de uma melhoria dos indicadores de competências empreendedoras não-cognitivas e do desenvolvimento vocacional. A terceira e quarta hipóteses preveem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nas dimensões de competências empreendedoras e do desenvolvimento vocacional, no sentido de melhores resultados do grupo experimental. Num segundo estudo, coloca-se a hipótese da existência de uma reação gradativamente positiva das crianças às sessões e ao projeto, bem como a produção de uma maior diversidade e complexidade de significados pessoais em torno dos conceitos de empreendedorismo, das competências empreendedoras e da ação dos indivíduos em contexto. Num terceiro estudo, coloca-se a hipótese de o projeto implementado ter contribuído para a implementação de dinâmicas de aprendizagem significativas e de propostas de ação inovadoras e criativas, passíveis de replicação e aprofundamento. A nível dos resultados obtidos, relativamente ao primeiro estudo, verifica-se uma comprovação parcial da primeira e da segunda hipóteses, com diferenças significativas, no caso das competências empreendedoras não-cognitivas, em 4 dimensões – “orientação para a resolução proactiva de tarefa”, “orientação para a focalização na tarefa”, “comportamento de risco” e “orientação social” – e, no caso das dimensões do desenvolvimento vocacional em também 4 dimensões – “autoconceito”, “locus de controlo”, “informação” e “interesses”. Em relação à terceira e quarta hipóteses, foram registados efeitos significativos de pequena magnitude na dimensão “orientação para a resolução proactiva de tarefa”, relativa às competências empreendedoras não-cognitivas, e na dimensão “planeamento”, relativamente ao desenvolvimento vocacional. No que concerne ao segundo estudo, registou-se um grande investimento dos alunos nas atividades propostas, com crescente valorização de tonalidade afetiva positiva às mesmas e com produção de um conjunto de significados pessoais e sociais diversos, abrangentes e de complexidade crescente. Relativamente ao terceiro estudo, foi possível evidenciar e concluir que o projeto de intervenção funcionou como um elemento catalisador para o fomento da participação ativa e crítica dos alunos no contexto escolar, através de projetos de criação de valor pessoal, social e comunitário. Estes resultados são discutidos à luz das conceptualizações teóricas da educação empreendedora e da promoção do desenvolvimento psicológico em contexto escolar. São ainda apresentadas e discutidas as implicações do estudo para o âmbito da promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar e para a definição de modelos de avaliação do impacto dessas intervenções. Por fim, são analisadas as limitações inerentes a esta investigação, bem como são referenciadas implicações futuras, ao nível da intervenção e da investigação neste domínio.
