Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- As métricas de audiência nas redaçõesPublication . Gonçalves, Adriana Alexandra Antunes; Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira MarquesA presente dissertação estuda o jornalismo online, em particular a influência que a potencialização da capacidade de medir dados sobre a audiência tem tido nas redações jornalísticas. Através de diversos instrumentos de software qualquer notícia pode ser, hoje, alvo de escrutínio em tempo real. Tais ferramentas permitem aos meios de comunicação monitorizar a audiência, fornecendo um conjunto de informações, entre elas: a origem de tráfego, o tempo de permanência por página e as páginas mais visitadas. As métricas de audiência têm vindo a despertar especial atenção aos investigadores da área, uma vez que são utilizadas em grande escala nas maiores redações a nível internacional e nacional, servindo diversos interesses das organizações jornalísticas. A reflexão sobre o tema inclui uma revisão bibliográfica sobre o processo de decisão editorial, o processo de gatekeeping e as rotinas jornalísticas antes e depois da Internet. O estudo empírico baseia-se em entrevistas a responsáveis pelas redações de três jornais nacionais: o Jornal de Notícias, o Observador e o Público. Assiste-se a uma nova cultura jornalística, na qual as métricas de audiência são a base de um modelo de negócio diferente. À exigência pelo imediatismo, acrescenta-se agora a exigência para que a notícia tenha sucesso online. Esse sucesso é medido pelo número de visualizações e de novos assinantes para o jornal.