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- O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão socialPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaAs universidades representam espaços de cultura e conhecimento, dos quais se espera um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Estas instituições têm tentado dar resposta às solicitações e desafios que lhes são constantemente colocados com o reforço do seu compromisso para com a responsabilidade social. Noutra instância tem-se percebido que a comunicação estratégica, como ferramenta orientada para o cumprimento de metas e objetivos, tem conquistado um lugar importante nas universidades. É precisamente no centro da comunicação estratégica e da responsabilidade social como processos relevantes para as universidades que este estudo pretende focar-se. Pretende-se debater a relevância da comunicação estratégica na execução e divulgação da missão destas instituições, particularmente no que diz respeito ao papel destas como importantes agentes sociais. Deseja-se, portanto, compreender e discutir a relação de interdependência entre as noções de comunicação estratégica e de responsabilidade social, supondo-se que a primeira é decisiva para o sucesso da segunda. As conclusões deste pequeno estudo sugerem que as actividades de comunicação são extremamente relevantes para o cumprimento e divulgação da responsabilidade social das universidades, que é uma parte fundamental da sua missão. Universities represent places of culture and knowledge, of which is expected commitment with society development. These institutions have been trying to give answer to the demands and challenges constantly presented to them and intensified by their commitment with social responsibility. In another instance it has been perceived that strategic communication, as tool oriented for the fulfillment of goals and objectives, has conquered an important place in these institutions. It is precisely in the center of strategic communication and social responsibility has relevant processes to universities that this study aims to focus on. It is intended to debate the relevance of strategic communication in the execution and divulgation of the mission of these institutions, particularly with regard of their role as important social agents. Therefore, it is wished to understand and discuss the relation of interdependence between the notions of strategic communication and social responsibility, supposing that the first is decisive for the success of the second. The conclusions of this brief study suggest that communication activities are extremely relevant for the fulfillment and divulgation of the social responsibility of universities, which is a fundamental part of their mission.
- Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesasPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaO presente trabalho pretende compreender e explicar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social a partir da observação de quatro universidades públicas portuguesas, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurou-se observar dois fenómenos: 1) a missão das universida-des públicas portuguesas na sociedade contemporânea; e 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão, mediante a criação de um modelo capaz de prescrever as melhores práticas de comunicação para o cumprimento da responsabilidade social destas instituições. Os resultados da investigação mostraram que as universidades têm a missão de acompanhar e promover o progresso das sociedades, através do conhecimento e investigação que produzem. Este protagonismo assume particular re-levância na atualidade, num momento em que as expectativas face à sua atuação crescem e os públicos se diversificam. E, quando bem planeada e articulada com a estratégia organizacional, a comunicação pode ajudar as universidades a cumprir a sua missão social, gerando valor para si e para a sociedade. Isso implica, contudo, uma evolução dos modelos de comunicação das universidades que precisam de ser mais participativos.
- A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas UniversidadesPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaA revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers.