Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • O impacto da comunicação online na construção de um posicionamento socialmente responsável: as universidades públicas portuguesas
    Publication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela
    As inovações tecnológicas têm sido responsáveis pela revolução da Comunicação Organizacional, já que trazem múltiplas possibilidades de contacto com os públicos em formatos de ampla difusão e grande rapidez. É, precisamente, no contexto da utilização de uma tecnologia específica que esta investigação pretende focar-se, os websites, ao analisar a relevância da comunicação online na afirmação de um posicionamento estratégico em relação à responsabilidade social por parte das universidades públicas portuguesas. Para investigar este fenómeno, utilizou-se uma metodologia de carácter qualitativo, privilegiando-se a análise da arquitetura e conteúdo dos websites destas instituições. Os resultados deste estudo apontam para a existência de um posicionamento socialmente responsável nas universidades públicas estudadas, ainda que não necessariamente estratégico.
  • Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesas
    Publication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela
    O presente trabalho pretende compreender e explicar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social a partir da observação de quatro universidades públicas portuguesas, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurou-se observar dois fenómenos: 1) a missão das universida-des públicas portuguesas na sociedade contemporânea; e 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão, mediante a criação de um modelo capaz de prescrever as melhores práticas de comunicação para o cumprimento da responsabilidade social destas instituições. Os resultados da investigação mostraram que as universidades têm a missão de acompanhar e promover o progresso das sociedades, através do conhecimento e investigação que produzem. Este protagonismo assume particular re-levância na atualidade, num momento em que as expectativas face à sua atuação crescem e os públicos se diversificam. E, quando bem planeada e articulada com a estratégia organizacional, a comunicação pode ajudar as universidades a cumprir a sua missão social, gerando valor para si e para a sociedade. Isso implica, contudo, uma evolução dos modelos de comunicação das universidades que precisam de ser mais participativos.
  • Comunicação Estratégica e Responsabilidade Social: estudo do pensamento estratégico nas universidades públicas portuguesas
    Publication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela
    O presente estudo procura compreender qual o estado da Comunicação Estratégica nas universidades públicas em Portugal e qual a sua relevância para o cumprimento da missão social destas instituições. Assim, a pergunta de partida que orienta este trabalho é: é a Comunicação Estratégica relevante para o alcance da Missão das universidades públicas portuguesas, em particular da sua extensão à sociedade? Os resultados obtidos apontam para uma resposta afirmativa e para uma relação de interdependência entre Comunicação Estratégica e Responsabilidade Social.