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- A Educação Física no sistema educativo portuguêsPublication . Faustino, António José Domingues; Pereira, António dos SantosO trabalho pretende, com base numa revisão documental e bibliográfica, proceder a uma análise histórica sobre a inserção/evolução da disciplina/matéria de Educação Física no quadro da instituição escolar portuguesa. Com ele, pretendemos o estabelecimento de relações de causa-efeito, quer sejam pedagógicas, antropológicas, sociais ou culturais, no âmbito do papel da Educação Física na formação humana, de onde decorrem os seguintes objetivos específicos: sinalizar aspetos relativos à presença da Educação Física no Ensino Primário entre 1772 e 1974; interpretar diferentes modos de ação decorrentes da presença da Educação Física no Ensino Primário entre 1772 e 1974; relacionar a presença da Educação Física no Ensino Primário entre 1772 e 1974 com a formação do Cidadão, do Militar e do Homem; identificar contributos para a formação em Educação Física do Professor Primário na atualidade. Os procedimentos utilizados na investigação incluem a recolha de dados em fontes primárias, particularmente a legislação pertinente, mas também as Histórias de Portugal, do Ensino e da Educação Física, entre outros. Na organização dos dados, utilizou-se uma combinação cronológico-temática, a precedência, justificando o uso da seriação cronológica. As afirmações por tópicos foram desenvolvidas a partir duma revisão da literatura da área do conhecimento relativa à Educação Física. O desenvolvimento da investigação orientou-se em quatro fases distintas de identificação com as seguintes tarefas: observação da evolução temporal dos programas escolares de Educação Física, particularmente do Ensino Primário; análise dos programas de formação inicial de professores do Ensino Primário; perceção de correntes ou perspetivas de influência; conferência de políticas sociais associadas à Educação Física. Como pontos de análise prévia, destacámos dois aspetos: as alterações organizacionais de serviços ministeriais e a construção da Ciência da Educação Física. Iniciando-se a análise com a oficialização do Ensino Primário (1772) as questões do ensino estiveram ligadas a ministérios com designações bem diversas, verificando-se que até à atualidade, a Educação Física e o Desporto, apesar de uma crescente importância em termos sociais, ainda não mereceram a distinção de um ministério próprio. No séc. XIX, apesar das correntes e sistemas que o percorreram, não se pode considerar que já existisse uma Ciência da Educação Física, só depois dos anos cinquenta do séc. XX, a Educação Física e o Desporto avançam para a comparação dos diversos métodos e teorias existentes, podendo considerar-se que com este esforço comparativo se atingiu a segunda fase da construção de uma ciência. Relativamente à análise realizada em quatro frentes diferenciadas: a evolução terminológica; a sobreposição no contexto escolar e nos planos de estudo; a relação com acontecimentos da História portuguesa; e as relações de desenvolvimento com tendências internacionais de desenvolvimento da Educação Física, podemos reunir as principais conclusões. Ao longo do período analisado (1772-1974), considera-se o atraso da influência das tendências internacionais em Portugal que atribuimos a diferentes causas: à situação periférica de Portugal na Europa; às contingências políticas da situação portuguesa; ao recurso a fontes indiretas para fundamentar as opções metodológicas desenvolvidas, o que acaba por atrasar a sua adequada implementação. Confirma-se ainda que existe uma relação entre os conteúdos dos programas de Educação Física e os acontecimentos mais marcantes da História de Portugal: a revolução liberal crente nas virtudes do homem em geral e em particular na sua vontade, a republicana, afirmando a sua cidadania e a participação no espaço público, ainda elitistas uma e outra, e a generalizadora do acesso a todos dos bens sociais valorizando cada um e promovendo a tolerância e a aceitação da diferença.