Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Como nos movemos nos dois lados da fronteira – Reflexão sobre variação lexical entre o português e o galego
    Publication . Vázquez Diéguez, Ignacio; Carrilho, Ana Rita
    A reflexão sobre o conceito de movimento remonta à filosofia grega pré-socrática, associada a outros conceitos como os de tempo, de mudança e metamorfose. É histórica a contenda entre Parménides (imobilidade) e Heráclito de Éfeso, para quem na natureza, na vida e na sociedade tudo é dinâmico. Mais tarde, Aristóteles sintetizou estas duas posições e o conceito de movimento, frequentemente associado a mudança e devir, torna-se num dos principais desafios colocados ao pensamento aristotélico. O filósofo traça uma teoria do movimento, dividindo-o em deslocamento no espaço (traslação), substância (geração), mudança quantitativa (aumento e diminuição) e mudança qualitativa (alteração). Neste sentido, estão lançadas as bases para a máxima tomista: Tudo o que se move é movido por alguma coisa. Do ponto de vista lexical, uma recolha (e respetiva análise) dos verbos que carregam o sema de movimento permitirá traçar um percurso da forma como o sujeito se relaciona desde sempre com tudo o que o rodeia, sendo ainda mais pertinente verificar a existência de pontos de contacto e de afastamento entre línguas como o galego e o português que partilham não só uma fronteira, como também uma história.
  • Ao Encontro das Línguas Ibéricas II
    Publication . Carrilho, Ana Rita; Cao Míguez, Ana Belén; Vázquez Diéguez, Ignacio; Osório, Paulo; Flores, Tamara
    Este livro reúne um conjunto de textos no âmbito da Linguística e da Didática das Línguas, centrando-se, fundamentalmente, em três vetores temáticos: um primeiro relativo à génese das línguas ibéricas, resultando basicamente na aplicação de enfoques teórico-metodológicos provenientes da Linguística Histórica; um outro está ligado ao ensino das línguas ibéricas num contexto de línguas não maternas (L2 e LE), registando-se contributos que enveredam pelos princípios da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e outros mais comprometidos com o escopo da Didática e, por fim, um eixo que emerge do anterior, mas voltado para a aplicação do ensino das línguas numa dinâmica digital.
  • Ao Encontro das Línguas Ibéricas
    Publication . Carrilho, Ana Rita; Fidalgo Enríquez, Francisco José; Vázquez Diéguez, Ignacio; Osório, Paulo; Flores, Tamara
    Esta coletânea reúne um conjunto de textos repartidos em três eixos temáticos: génese e desenvolvimento das línguas ibéricas, ensino das línguas ibéricas como línguas estrangeiras ou línguas segundas (LE/L2) e ensino das línguas ibéricas na era digital. [...]