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  • Validação de um método indireto de auscultação de degradações para avaliação da qualidade de pavimentos aeroportuários
    Publication . Feitosa, Ianca Teixeira; Santos, Bertha Maria Batista dos; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de
    O presente estudo tem como objetivo contribuir para melhorar o desempenho da componente “Avaliação do estado dos pavimentos” de um Sistema de Gestão de Pavimentos Aeroportuários (SGPA), através da validação de um sistema de levantamento indireto com recurso a veículo equipado, de baixo custo, que permite que os dados de degradação da superfície do pavimento sejam recolhidos rapidamente. Esta é uma componente particularmente importante do SGPA, uma vez que a partir dos dados recolhidos é possível avaliar o estado dos pavimentos e definir estratégias de intervenção. Para o efeito, o estudo apresenta dois métodos para recolha de dados de degradações superficiais de pavimentos flexíveis aeroportuários, aplicados na pista principal do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (AIAC), localizado na Ilha do Sal, Cabo Verde. Os métodos utilizados foram a inspeção visual tradicional realizada a pé e o método indireto de inspeção com recurso a veículo equipado com captura e gravação de imagem, feixes lasers e dispositivos de localização (GNSS) que se pretende validar. Para atingir o objetivo do trabalho, é introduzida a metodologia de gestão prática e sustentada de pavimentos aeroportuários, descrevendo as principais componentes de um SGPA; o processo para a obtenção do Pavement Codition Index (PCI), de acordo com a norma ASTM D 5340-12 (2012); a evolução e a importância da escolha adequada dos métodos de auscultação de pavimentos; e o procedimento de análise estatística de comparação entre duas amostras. Os princípios e metodologias descritos foram aplicados no desenvolvimentos do caso de estudo. A validação do método indireto de recolha de dados é analisada por comparação estatística dos dados coleta dos sobre as degradações superficiais do pavimento, precisamente a densidade da degradação por nível de gravidade, e os valores do índice PCI obtidos com os dois métodos. O estudo evidenciou dois aspetos que precisam ser aprimorados no sistema proposto, a qualidade das imagens capturadas para identificar degradações com nível de gravidade baixo e o treinamento do inspetor para alocação adequada dos níveis de gravidade durante a análise de imagens. Diferenças estatisticamente não significativas entre os conjuntos de resultados, validaram o método indireto proposto, resultando em vantagens significativas em relação à quantidade de área de pavimento inspecionada (maior), tempo de inspeção (menor), custo da recolha de dados, processamento e visualização de resultados (em um SIG), possibilidade de reavaliação dos dados (possível no método indireto) e controle de qualidade na identificação e medição das degradações. Tendo em conta os resultados obtidos, é ainda apresentado um estudo exploratório das melhorias introduzidas na estrutura e equipamento utilizado no método indireto de levantamento, onde é feita uma comparação da qualidade de imagem captada no levantamento das degradações observadas e dados coletados sobre as degradações, com vista à validação completa do método de auscultação de degradações da superfície de pavimentos proposto.