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- Comunicação estratégicaPublication . Gonçalves, Gisela; Elias, HerlanderAs novas tecnologias de comunicação digital, em especial, desde a emergência da Web 2.0, tornaram-se um canal de comunicação extremamente importante na construção de relações entre as organizações e os públicos, tanto ao nível das relações públicas como do branding. Neste artigo, dividido em duas partes principais, procura-se em primeiro lugar refletir sobre a importância de as organizações deixarem de utilizar os novos media como mais um mero canal de promoção unidirecional, mas antes como um veículo incontornável de promoção de diálogo e envolvimento. Comunicação dialógica, interatividade, engagement e “paracrise” são alguns dos conceitos-chave que subjazem a esta reflexão e que permitem enfatizar a importância crescente de saber gerir as relações on-line entre as organizações e os públicos. Na segunda parte do artigo, procedemos a um outro tipo de análise, relacionada com Branding e marcas, onde a plataforma de estudo são os programas, as “Aplicações” (conhecidas como “Apps”), em voga nos smartphones Apple iPhone 5 e computadores tablete Apple iPad 4. O ponto de interesse nestas aplicações reside no facto de serem lúdicas e o conteúdo ser relacionado com marcas conhecidas.