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Oliveira, Ema Patrícia de Lima

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  • Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
    Publication . Oliveira, Ema; Merino, María Dolores; Privado, Jesus; Almeida, Leandro S.
    Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.
  • Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
    Publication . Oliveira, Ema Patrícia de Lima ; Merino, María Dolores; Privado, Jesus; Almeida, Leandro S.
    A relevância da investigação centrada no bem-estar tem sido reforçada ao longo das últimas décadas, em especial após a emergência da Psicologia Positiva. Neste âmbito, é necessário investir na construção e validação de instrumentos adequados para avaliar as dimensões inerentes a um funcionamento psicológico saudável. Este estudo pretende adaptar e validar a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP; Merino & Privado, 2015) junto de uma amostra de universitários portugueses. Participaram no estudo 1131 estudantes de duas universidades, com média de idade de 19.6 anos. Além da EFPP, para efeitos de validade de critério foi aplicada a Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados evidenciam boas propriedades psicométricas da EFPP, tanto ao nível da fiabilidade como da validade. Dada a escassez de instrumentos de avaliação do funcionamento positivo que se tenham revelado satisfatórios no nosso país, a utilização desta escala poderá ser recomendada, particularmente com jovens universitários.