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- aBEIRAr – Uma Biblioteca do Ensino Superior num projeto de Ciência CidadãPublication . Pessoa, Paulo; Pinto, SandraO Projeto de Ciência Cidadã – aBEIRAr – nasce de uma convergência de objetivos comuns entre diferentes parceiros que estão inseridos num território de montanha e no interior de Portugal. A valorização deste território constituiu o mote para que se desse início à criação e desenvolvimento do projeto, tendo sempre em conta o fundamental e imprescindível envolvimento do cidadão, entre o saber ancestral e o conhecimento científico. Haverá melhor forma de valorizar o território, do que cruzar os saberes e envolver os que nele vivem, ao mesmo tempo que se impulsiona a inovação tendo em conta a idiossincrasia territorial? É este o mote que sustenta o projeto aBEIRAr: participação do cidadão, reconhecimento do saber ancestral e científico para uma inovação efetiva e sustentável destes territórios tantas vezes esquecidos e pouco valorizados.
- Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no ensino superior: despiste com estudantes da Universidade da Beira InteriorPublication . Pessoa, Paulo Fernando Espinho; Oliveira, Ema Patrícia de LimaO presente estudo tem como principais objectivos analisar a sintomatologia psicopatológica em estudantes da Universidade da Beira Interior e contribuir para um melhor conhecimento acerca das necessidades de intervenção psicológica neste contexto. Para o efeito, foi utilizado o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Brief Symptom Inventory-BSI) com uma amostra de 378 sujeitos (163 homens e 215 mulheres) que frequentavam o 1º ciclo e mestrado integrado das diversas faculdades. A grande maioria dos estudantes frequentavam o 2º ou 3º anos do curso e a idade dos participantes variou entre os 18 e os 48 anos (M=21.4; DP=3,45). Realizou-se uma análise descritiva no sentido de verificar as diferenças entre os alunos sinalizados com sintomatologia psicopatológica (ISP 1.7) e o restante grupo de alunos (e.g. género, ano escolar, rendimento académico, curso/faculdade, mobilidade, prática desportiva, apoio psicológico, doença familiar, ingestão de medicação não prescrita e importância atribuída às necessidades de intervenção). Em termos gerais, os resultados apontam para valores de sintomatologia psicopatológica que se aproximam da população normativa, embora se tenha verificado um número significativo de estudantes (117 alunos) com presença destes sintomas. Os resultados sugerem ainda um maior risco no sexo feminino, nos estudantes do 1º ano e nos estudantes que se percepcionam com um pior rendimento académico face à turma. Embora não tenham sido encontradas diferenças significativas quanto à Faculdade, alguns cursos revelaram melhores resultados no BSI (e.g. Curso de Ciências do Desporto) o que sugere menores índices de psicopatologia nestes alunos. Finalizamos este trabalho reflectindo sobre as suas principais implicações para a prática psicologica no contexto do Ensino Superior, apresentando ainda algumas limitações e sugestões para futuras investigações nesta temática.