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- aBEIRAr – Uma Biblioteca do Ensino Superior num projeto de Ciência CidadãPublication . Pessoa, Paulo; Pinto, SandraO Projeto de Ciência Cidadã – aBEIRAr – nasce de uma convergência de objetivos comuns entre diferentes parceiros que estão inseridos num território de montanha e no interior de Portugal. A valorização deste território constituiu o mote para que se desse início à criação e desenvolvimento do projeto, tendo sempre em conta o fundamental e imprescindível envolvimento do cidadão, entre o saber ancestral e o conhecimento científico. Haverá melhor forma de valorizar o território, do que cruzar os saberes e envolver os que nele vivem, ao mesmo tempo que se impulsiona a inovação tendo em conta a idiossincrasia territorial? É este o mote que sustenta o projeto aBEIRAr: participação do cidadão, reconhecimento do saber ancestral e científico para uma inovação efetiva e sustentável destes territórios tantas vezes esquecidos e pouco valorizados.
- uBibliorumPublication . Pinto, Sandra; Ribeiro, Ilda Anunciação do Patrocínio Campos; Gabriel, Graça; Pessoa, PauloO repositório da Universidade da Beira Interior – uBibliorum – foi implementado em 2009 e no seu percurso destaca-se a crescente adesão da comunidade académica (na dupla capacidade de produtores e utilizadores de conteúdos) e os constantes esforços na sua divulgação e marketing, na interoperabilidade entre sistemas, no melhoramento da arquitetura da informação, na cooperação nacional/internacional e na qualidade contínua. Este poster foi apresentado no 13º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
- Biblioteca da UBI com a Ciência Cidadã: Projeto aBEIRArPublication . Pessoa, Paulo; Pinto, SandraO Projeto de Ciência Cidadã – aBEIRAr – nasce de uma convergência de objetivos comuns entre diferentes parceiros. A valorização do território abrangido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela constituiu o mote para a criação e desenvolvimento deste projeto, baseado no imprescindível envolvimento do cidadão.
- Mês da União Europeia na UBIPublication . Gabriel, Graça; Silveiro, Luísa Gil Mendes Vaz; Pessoa, Paulo; Pinto, SandraA União Europeia (UE) tem atualmente um importante e significativo impacto em diversos aspetos da vida dos cidadãos, a nível local, regional e nacional. No atual contexto europeu marcado por acontecimentos como o Brexit, a tentativa de integração de novos países ou o próprio questionamento civil da pertinência atual da UE, torna-se crucial a existência de espaços privilegiados de discussão e difusão de informação. A nível europeu, este ano de 2019 assumiu uma importância acrescida: não só se celebraram 20 anos de uma moeda comum, como também foi ano de eleições para o Parlamento Europeu. Não esqueçamos ainda que a 9 de maio se comemora o Dia da Europa. Para a Biblioteca da Universidade da Beira Interior tornou-se evidente a necessidade de elaborar um leque de atividades de forma a promover o debate com a comunidade académica e o público em geral sobre o futuro da UE. Usou-se ainda esta oportunidade para fortalecer os contactos com as diferentes Faculdades, Centros, Serviços, docentes, investigadores e Núcleos de alunos da UBI de forma a constituir uma equipa multidisciplinar que pudesse dar resposta a diferentes necessidades da comunidade académica e da comunidade em geral em assuntos relacionados com a UE. Foram ainda estabelecidos contactos com diferentes organismos e entidades oficiais nacionais e europeias de forma a analisar e alargar formas de cooperação interinstitucional. O presente relatório visa dar conta, de forma resumida, das iniciativas levadas a cabo pela Biblioteca da UBI.
- Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no ensino superior: despiste com estudantes da Universidade da Beira InteriorPublication . Pessoa, Paulo Fernando Espinho; Oliveira, Ema Patrícia de LimaO presente estudo tem como principais objectivos analisar a sintomatologia psicopatológica em estudantes da Universidade da Beira Interior e contribuir para um melhor conhecimento acerca das necessidades de intervenção psicológica neste contexto. Para o efeito, foi utilizado o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Brief Symptom Inventory-BSI) com uma amostra de 378 sujeitos (163 homens e 215 mulheres) que frequentavam o 1º ciclo e mestrado integrado das diversas faculdades. A grande maioria dos estudantes frequentavam o 2º ou 3º anos do curso e a idade dos participantes variou entre os 18 e os 48 anos (M=21.4; DP=3,45). Realizou-se uma análise descritiva no sentido de verificar as diferenças entre os alunos sinalizados com sintomatologia psicopatológica (ISP 1.7) e o restante grupo de alunos (e.g. género, ano escolar, rendimento académico, curso/faculdade, mobilidade, prática desportiva, apoio psicológico, doença familiar, ingestão de medicação não prescrita e importância atribuída às necessidades de intervenção). Em termos gerais, os resultados apontam para valores de sintomatologia psicopatológica que se aproximam da população normativa, embora se tenha verificado um número significativo de estudantes (117 alunos) com presença destes sintomas. Os resultados sugerem ainda um maior risco no sexo feminino, nos estudantes do 1º ano e nos estudantes que se percepcionam com um pior rendimento académico face à turma. Embora não tenham sido encontradas diferenças significativas quanto à Faculdade, alguns cursos revelaram melhores resultados no BSI (e.g. Curso de Ciências do Desporto) o que sugere menores índices de psicopatologia nestes alunos. Finalizamos este trabalho reflectindo sobre as suas principais implicações para a prática psicologica no contexto do Ensino Superior, apresentando ainda algumas limitações e sugestões para futuras investigações nesta temática.