Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Marques Pereira Gonçalves, Helder Filipe

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Processos Criativos no Som do Cinema Português Contemporâneo
    Publication . Gonçalves, Helder Filipe Marques Pereira; Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado Crespo
    O som, como é sabido, não é alvo de investigação frequente nos estudos fílmicos, em detrimento de outras áreas como a imagem ou a narrativa. Esta tese tenta aprofundar diferentes facetas da realidade sonora de filmes portugueses, assim como o modo como elas são criadas por diferentes intervenientes. Estas facetas produzem um certo efeito no espectador e contribuem para um sentido estético alargado do filme. Com bastante relevo é aprofundada na tese a importância do som acusmático e de como é importante em alguns filmes. O som engloba diferentes categorias e diversos modos de serem trabalhados e articulados com a imagem em movimento e a narrativa. Desde os diálogos ao som ambiente, passando pelos sons de ação e pela eventual existência de música, várias opções criativas vão sendo tomadas. A existência ou não de sons fora-de-campo, o controlo dos volumes, a inclusão de determinados efeitos ou texturas são alguns dos mecanismos a que os profissionais do som podem recorrer. Vários destes profissionais articulam-se de variadas maneiras por forma a levar o trabalho a bom porto. O contexto nacional é relevante para o modo como os produtores solicitam o trabalho dos profissionais do som. Embora enriquecido nas últimas décadas com o surgimento de profissionais especializados, o nosso país apresenta carências nalgumas áreas criativas, que o pequeno mercado não permite estimular. Uma certa tradição “artesanal” no trabalho de som permanece ligada a algumas das personalidades ainda no ativo. Diferentes gerações trabalham com o digital e com a espacialização sonora segundo variadas estratégias criativas. Entre elas temos o uso de um alargado número de pistas, a atenção à imagem e à escuta e a utilização do surround com vincados propósitos narrativos.