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- O Impacto dos Movimentos Feministas no desenvolvimento do Branding das marcas de modaPublication . Barbosa, Camila Lamartine Mariz; Ribeiro, Liliana Simões; Fernandes, Clara EloïseA moda e o feminino sempre se completaram. A indústria da moda acompanhou o desenvolvimento da mulher desde que ela ingressou no mercado de trabalho. O fim da crinolina, a primeira calça de Chanel, o smoking de Saint Laurent, a minissaia de Quant até mais recentemente, a t-shirt com a frase da ativista Chimamanda Adichie, “We Should All Be Feminists”, na Dior, fizeram do vestuário um aliado da evolução feminina ao longo dos séculos. Baseado por esta relação, o presente trabalho tem como objetivo discutir a influência dos movimentos feministas no desenvolvimento da estratégia de branding de uma marca de moda, apresentando o feminismo enquanto movimento político social e o brand equity como firmador da relação pós compra. O referencial teórico aborda o branding e algumas das suas ramificações; explora a moda conceitual e cronologicamente; expõe o feminismo ideologicamente, apresentando os movimentos de cunho feministas, com ênfase aos mais atuais “Me Too” e “Time´s Up”, associando estes fenómenos com a moda. O estudo foi constituido através de uma metodologia mista, onde foram utilizados questionários com questões fechadas e abertas, na intenção de obter dados quantitativos, mas também qualitativos, analisando dessa forma, a compreensão do consumidor e da marca de moda, ambos enquanto agentes sociais. O trabalho torna-se relevante na medida em que versa sobre um movimento ideológico político e cultural que ressurgiu com maior abrangência. E por outro lado, guia-se à luz do branding na compreensão do relacionamento de fidelização que a marca constrói com seus clientes.