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- A influência dos valores pessoais na profissionalização e sucessão das empresas familiares portuguesas: Uma abordagem metodológica mistaPublication . Camfield, Claudio Eduardo Ramos; Franco, Mário José BaptistaA presente tese de doutoramento em Gestão apresenta um trabalho realizado em formato de articulação de três artigos empíricos, dispostos cada um deles num capítulo. Estes artigos contribuíram para o alcance do objetivo geral do estudo, que foi desenvolver um novo modelo de investigação que demonstre a existência da influência dos valores pessoais na gestão das empresas familiares, nomeadamente nos fatores que envolvem a profissionalização e a sucessão destas empresas. Para se alcançar este objetivo geral, procurou-se em cada artigo desenvolver um dos objetivos específicos. Neste sentido, o primeiro artigo teve por objetivo demonstrar, através de um estudo empírico, como os valores pessoais podem influenciar na profissionalização das empresas familiares. Como instrumento de recolha de dados, foi enviado um questionário online a empresas familiares portuguesas, obtendo-se uma amostra final de 249 participantes. Para verificar as relações, utilizou-se o a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), especificamente o SEM-PLS, procurando inicialmente a validação dos constructos (valores pessoais e profissionalização) por meio do ajustamento do modelo geral. Foi ainda validado o modelo estrutural, verificando as relações entre as variáveis dos constructos estudados. Como resultados, obteve-se a aceitação do modelo e a validação parcial e total da maioria das hipóteses investigadas, mostrando que os valores pessoais se relacionam e influenciam os fatores de profissionalização das empresas familiares. O valor de abertura a mudança influencia os fatores sistemas de controlo financeiro, sistemas de controlo de recursos humanos, descentralização de autoridade e desenvolvimento organizacional. O valor autotranscendência influencia os fatores atuação dos níveis do topo e aspetos sociais e culturais. Por fim, o valor conservação influencia o fator envolvimento de pessoas da família na gestão. O segundo artigo procurou apontar, através de um estudo empírico, como os valores pessoais podem influenciar o processo de sucessão das empresas familiares. Os dados foram recolhidos através de um questionário junto de uma amostra composta por 226 empresas familiares portuguesas. Com base na modelagem de equações estruturais (MEE) realizada no software Smart-PLS, conseguiu-se demonstrar a existência de uma relação e de influência dos valores pessoais no processo de sucessão da empresa familiar. O valor conservação influencia os fatores pessoais do antecessor e o fator de contexto. O valor autotranscendência influencia os fatores pessoais do sucessor, os de relacionamento e os de processo. O valor autopromoção possuí influência o fator financeiro. O terceiro e último artigo teve por objetivo encontrar evidências teóricas e empíricas que contribuíssem para a construção das dimensões de valores pessoais, profissionalização e sucessão, demonstrando ainda as possíveis relações entre estas dimensões e propondo-se no final um modelo conceptual de investigação que englobe estas dimensões no contexto das empresas familiares. Para alcançar este objetivo, utilizou-se o método de estudo de caso em quatro empresas familiares portuguesas, contando ao fim com onze participantes deste estudo. Como técnicas de recolha de dados, utilizou-se as entrevistas, observação não participante e análise documental. Para garantir uma sistematização e confiabilidade aos dados, usou-se o método de análise de conteúdo com a ajuda do software NVIVO (QSR International, versão 11 Pro). Com base nos resultados obteve-se os constructos para a dimensão de profissionalização composto por oito fatores, para a dimensão de sucessão composto com quatro fatores e, para a dimensão de valores três fatores. Conseguiu-se também demostrar as relações entre os valores pessoais, a profissionalização e a sucessão nas empresas familiares. Neste trabalho de tese, levando em consideração o desenvolvimento dos estudos apresentados, foi possível sustentar a existência de influência dos valores pessoais na profissionalização e na sucessão da gestão das empresas familiares no contexto português. Esta argumentação é baseada e sustentada tanto na teoria quando nas análises empíricas medidas e avaliadas pelas metodologias mistas utilizadas nesta investigação, as quais permitiram obter evidências de relação entre estes três constructos citados. No final foi possível ainda, apresentar um novo modelo conceptual de investigação para os estudos em empresas familiares. Para além deste contributo teórico, são ainda apresentadas outras implicações para a prática.
- Uma análise da relação entre valores pessoais e satisfação com o trabalhoPublication . Camfield, Claudio; Borell, Diana Abreu Von; Rodrigues, Ricardo GouveiaThe objective of this study is to analyze the relationship between personal values and job satis- faction. For this, a multiple linear regression was made, whose independent variables were personal val- ues and the dependent variable, job satisfaction. The data for this test were collected from the European Social Survey database (ESS, 2012) with a valid sample of 820 people (portugueses) who participated in a social survey which is applied annually in 20 European countries. From 4 assumptions made in the study, 3 were rejected, revealing that personal values and conservation of self-transcendence Don’t have positive relation with job satisfaction, as well as the self-promotion of value does not have a negative and signifi- cant relation as suggested. The value of openness to change, however, showed a negative and significant relationship at 5%. The results suggested that personal values did not possess relevant explanatory power on job satisfaction, in this sample. Therefore, we suggest the inclusion of other variables in the model to provide better contribution to the literature about this theme, as well as for managers where they consider relevant employee satisfaction with their work.