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Colins de Carvalho, Alfredo Taunay

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  • De Nova Iorque Ao Brasil Profundo: O Queer No Cinema De Karim Aïnouz
    Publication . Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Oliveira, João Manuel de
    Atualmente se percebe que há uma tendência em denominar de Cinema Queer os filmes antes conhecidos como LGBT. Mas Queer e LGBT são a mesma coisa? Ou há uma distinção entre eles? Se há, qual ou quais seriam? Esta tese tem o objetivo de analisar teorias e práticas do Queer no cinema a partir de obras selecionadas do cineasta brasileiro Karim Aïnouz. Foi avaliado se o uso do termo Queer na sua prática cinematográfica está em consonância com os Estudos Queer. A escolha por esse cineasta brasileiro se justifica pelo fato de possuir mais de um filme “validado” por festivais, pela crítica e por profissionais do mercado cinematográfico como Queer, sendo uma referência no que diz respeito ao denominado Cinema Queer no Brasil. Os filmes selecionados para análise foram: Seams (1993); Madame Satã (2002); O Céu de Suelly (2006); O Abismo Prateado (2011); Praia do Futuro (2014) e A Vida Invisível (2019). Todos eles são obras de ficção. À exceção de Seams (único curta), todos os restantes são longas-metragens. Em síntese, trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso cruzado de múltiplas abordagens, nomeadamente a revisão de literatura, destinada a subsidiar a parte teórica, e a etnografia de tela, somada à Teoria de Cineastas, que norteiam a parte empírica do estudo. Como resultados, apontamos que as obras fílmicas analisadas de Karim Aïnouz nesta tese, podem ser enquadradas no denominado Cinema Queer.