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Colins de Carvalho, Alfredo Taunay

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  • Gênero e representatividade
    Publication . Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; Pereira, Ana Catarina dos Santos
    A pesquisa aqui apresentada demonstra as formas como os festivais de cinema queer contribuem para a produção, exibição e debate em torno dos filmes do gênero. Nosso objeto de estudo para responder à pergunta de partida são os festivais Queer Lisboa, que se realiza anualmente em Portugal, e a Mostra New Queer Cinema, no Brasil. Como técnica de investigação utilizada, os festivais escolhidos foram analisados pela vertente do método hermenêutico, técnica que se configura como a metodologia da interpretação. Aplicamos este método para analisar e interpretar os relatórios, catálogos, sites dos eventos e entrevistas semiestruturadas com os produtores. São apresentados também alguns conceitos importantes para melhor compreensão do tema, como o conceito de Cinema Queer, heteronormatividade, sexo, gênero e sexualidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos: 1 - Teoria Queer – Breve Introdução, onde é apresentado um sumário histórico da Teoria Queer; 2 – O Cinema e a Teoria Queer, para introduzir o conceito, analisá-lo e identificar as principais características destes filmes; 3 – Brasil e Portugal na Rota dos Festivais de Cinema Queer, onde é revelada a análise dos dois festivais estudados.
  • Melancolia Queer: O masculino e o feminino como construções cinematográficas temporais.
    Publication . Pereira, Ana Catarina; Colins, Alfredo Taunay
    Literatura e Cinema têm tido, ao longo da História, um papel precursor em diversos movimentos sociais. Por sua vez, diferentes propostas feministas seriam lançadas por escritoras, filósofas, jornalistas e, já nos séculos 20 e 21, por cineastas politicamente engajadas. Nos últimos anos, o surgimento de uma estética queer, que perpassa diferentes formas de expressão artística, viria questionar os conceitos de heteronormatividade e gênero. Nesse sentido, pretendemos analisar dois livros adaptados à sétima arte que sintetizam a mesma problemática: Orlando, de Virginia Woolf (1928) e Sally Potter (1992); e As horas, de Michael Cunningham (1998) e Stephen Daldry (2002).
  • De Nova Iorque Ao Brasil Profundo: O Queer No Cinema De Karim Aïnouz
    Publication . Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Oliveira, João Manuel de
    Atualmente se percebe que há uma tendência em denominar de Cinema Queer os filmes antes conhecidos como LGBT. Mas Queer e LGBT são a mesma coisa? Ou há uma distinção entre eles? Se há, qual ou quais seriam? Esta tese tem o objetivo de analisar teorias e práticas do Queer no cinema a partir de obras selecionadas do cineasta brasileiro Karim Aïnouz. Foi avaliado se o uso do termo Queer na sua prática cinematográfica está em consonância com os Estudos Queer. A escolha por esse cineasta brasileiro se justifica pelo fato de possuir mais de um filme “validado” por festivais, pela crítica e por profissionais do mercado cinematográfico como Queer, sendo uma referência no que diz respeito ao denominado Cinema Queer no Brasil. Os filmes selecionados para análise foram: Seams (1993); Madame Satã (2002); O Céu de Suelly (2006); O Abismo Prateado (2011); Praia do Futuro (2014) e A Vida Invisível (2019). Todos eles são obras de ficção. À exceção de Seams (único curta), todos os restantes são longas-metragens. Em síntese, trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso cruzado de múltiplas abordagens, nomeadamente a revisão de literatura, destinada a subsidiar a parte teórica, e a etnografia de tela, somada à Teoria de Cineastas, que norteiam a parte empírica do estudo. Como resultados, apontamos que as obras fílmicas analisadas de Karim Aïnouz nesta tese, podem ser enquadradas no denominado Cinema Queer.