Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-2"
Now showing 1 - 10 of 60
Results Per Page
Sort Options
- Suspeita de Edema Macular, Insuficiência de Divergência, Adaptação de Lente de Contacto Hidrófila Tórica em AnisométropePublication . Marçal, Elisa Ferreira; Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesDurante os 8 meses de estágio no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão (CCECV) foram analisados vários casos clínicos. O presente relatório de estágio descreve três casos clínicos que foram sinalizados: um caso clínico de patologia ocular, um caso clínico relativo a alterações na visão binocular e por último um caso clínico referente a uma adaptação de lente de contato. O caso clínico de patologia ocular refere-se a um paciente de 69 anos com diagnóstico de Diabetes Mellitus do tipo II. A suspeita de Edema Macular levou à referenciação do caso para a especialidade de Oftalmologia. O segundo caso clínico exemplifica a ocorrência de alteração na visão binocular. Após a realização de vários testes da função visual, foi detetada uma Insuficiência de Divergência, num paciente de 15 anos. Os exames optométricos também revelaram a presença de uma hipermetropia descompensada. Deste modo, recorreu-se ao plano de terapia visual para a Insuficiência de Divergência e à correção do erro refrativo. O terceiro caso clínico descrito neste relatório relaciona-se com a adaptação de uma Lente de Contato Hidrófila Tórica numa paciente anisométrope. A mesma apresentava uma ambliopia anisometrópica. Após ter efetuado com sucesso o tratamento, a paciente continuou a manifestar dificuldades de adaptação às suas lentes de contato habituais, pelo que foram adaptadas novas lentes de contato. Este último caso clínico despertou um interesse especial para a área da Anisometropia e levou à elaboração de um estudo piloto que também será apresentado neste relatório.
- Um mapa da sensibilidade ensaística: Do literário ao audiovisualPublication . Azevedo, Luis Andre Ferreira; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daEste trabalho tem como objetivo a exposição e clarificação do carácter ensaístico no cinema e vídeo, com ênfase no ensaio audiovisual. A longa história da sensibilidade ensaística inseriu-se no cinema pelas mãos de muitos e ecléticos cineastas, desde Vertov a Chris Marker ou a Michael Moore. Esta evolui simbioticamente com o contexto sociocultural e tecnológico dos seus praticantes, evolução essa que tem acelerado e criado condições para novas e promissoras práticas. Este trabalho tentará contextualizar historicamente as diferentes iterações da sensibilidade ensaística, apresentando sucintamente as suas origens literárias no primeiro capítulo, mas focando-se na sua vertente cinematográfica e videográfica. No segundo capítulo procurarei delimitar a prática ensaística aos seus praticantes, contextualizando-os histórica e teoricamente, numa resenha que começa em D.W. Griffith e termina em Thom Andersen. Na terceira parte o estudo recairá no ensaio audiovisual, no contexto em que surgiu e nas variantes que adota.
- Gênero e representatividadePublication . Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; Pereira, Ana Catarina dos SantosA pesquisa aqui apresentada demonstra as formas como os festivais de cinema queer contribuem para a produção, exibição e debate em torno dos filmes do gênero. Nosso objeto de estudo para responder à pergunta de partida são os festivais Queer Lisboa, que se realiza anualmente em Portugal, e a Mostra New Queer Cinema, no Brasil. Como técnica de investigação utilizada, os festivais escolhidos foram analisados pela vertente do método hermenêutico, técnica que se configura como a metodologia da interpretação. Aplicamos este método para analisar e interpretar os relatórios, catálogos, sites dos eventos e entrevistas semiestruturadas com os produtores. São apresentados também alguns conceitos importantes para melhor compreensão do tema, como o conceito de Cinema Queer, heteronormatividade, sexo, gênero e sexualidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos: 1 - Teoria Queer – Breve Introdução, onde é apresentado um sumário histórico da Teoria Queer; 2 – O Cinema e a Teoria Queer, para introduzir o conceito, analisá-lo e identificar as principais características destes filmes; 3 – Brasil e Portugal na Rota dos Festivais de Cinema Queer, onde é revelada a análise dos dois festivais estudados.
- Dispositivo portátil não invasivo para a monitorização contínua da concentração de álcool no sanguePublication . Seco, Inês Raquel Pinheiro; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira; Magrinho, ManuelO álcool é um dos principais constituintes de bebidas alcoólicas e, seguramente, é a droga de abuso mais antiga de entre as conhecidas atualmente. Esta substância é uma das causas mais comuns de acidentes rodoviários e estes por sua vez têm-se tornado, no decorrer dos anos, uma questão de saúde pública. O tema proposto tem por objetivo a criação de um dispositivo portátil não invasivo destinado à deteção em tempo real da concentração de álcool no sangue através do suor. Este dispositivo é constituído essencialmente por dois componentes primordiais: um biossensor amperométrico, que promove, recolhe e analisa uma amostra de suor, e a componente da cadeia de aquisição de dados e processamento, que faz a aquisição e conversão analógica/digital dos dados do biossensor e posterior processamento digital dos resultados. O suor é promovido aplicando a técnica de iontoforese. O objetivo reside em que o utilizador assim que comece a ingerir álcool, ligue o dispositivo de modo que as medições, executadas a cada 5 minutos, lhe permitam saber em tempo real e em qualquer lugar, quais os seus níveis de alcoolémia. O público-alvo deste estudo são os condutores profissionais, pois apesar da profissão incorrer em maior experiência de condução e responsabilidade, são o grupo onde a probabilidade de ocorrência de acidentes por efeito do álcool é mais elevada face ao número de horas ao volante. O dispositivo foi projetado para ser usado como um relógio de pulso, pois também oferece essa funcionalidade para manter a descrição da monitorização da concentração de álcool no sangue. Todo o processo de promoção do suor na pele do utilizador foi apenas estudado teoricamente, não tendo sindo um processo implementado no protótipo final. O utilizador é informado que o valor de alcoolémia está a aumentar com um sinal luminoso e sonoro, podendo visualizar no LCD do dispositivo o valor da concentração de álcool no sangue em g/l, pela pressão de um botão. Pretende-se que este protótipo possa servir como mais uma medida para consciencialização dos condutores para os efeitos nefastos da condução sob o efeito de álcool, assim como um meio de redução dos acidentes de viação daí decorrentes.
- Parâmetros da Câmara Anterior: Estudo Comparativo das Várias Técnicas de MedidaPublication . Alves, Edgar Guilhoto; Ferreira, Francisco Miguel Pereira BrardoNos tempos atuais é muito comum o uso de lentes de contacto, principalmente pela população mais jovem, sendo que por outro lado, numa faixa etária mais idosa é comum a existência de operação às cataratas. É frequente na prática clínica, nomeadamente no processo de adaptação de lentes de contacto, utilizar-se técnicas de biomicroscopia para a estimação da profundidade da câmara anterior e também para a medida do ângulo iridocorneano. Esta é a técnica mais tradicional e mais usada devido à existência de um biomicroscópio em, praticamente, todos os consultórios de optometria. Atualmente, além desta técnica mais tradicional, existem outras abordagens biométricas da câmara anterior que utilizam técnicas computorizadas. Para a estimação da profundidade da câmara anterior, destaca-se a técnica por imagiologia de Scheimpflug (Pentacam) e a técnica de biometria por laser (Biómetro). Para a técnica de imagiologia de Scheimpflug e de biometria por laser obtiveram-se valores médios de, aproximadamente, 3,1±0,3 mm em ambos os olhos. Na técnica de biomicroscopia obtiveram-se valores médios de, aproximadamente, 3,1±0,5 mm em ambos os olhos. Para a medida do ângulo iridocorneano, destaca-se também a técnica por imagiologia de Scheimpflug (Pentacam) e a técnica por laser infravermelho conhecido por tomografia de coerência óptica (OCT). Para a técnica de tomografia de coerência óptica e a para a técnica de imagiologia de Scheimpflug obtiveram-se valores médios de, aproximadamente, 42,2±5,2º em ambos os olhos e localização. Na técnica de biomicroscopia obtiveram-se valores médios, de aproximadamente, 1,4±0,4 mm, que pela escala de graduação de Van Herick, corresponde a um valor superior a 35º. Neste estudo foi também realizada uma autorefração a cada indivíduo para se verificar o grau de ametropia que este apresentava e também foi efetuada a medida da pressão intraocular a cada indivíduo. Estes testes foram realizados para se verificar se existe alguma relação entre a ametropia do indivíduo e a profundidade da câmara anterior e entre a pressão intraocular e o ângulo iridocorneano. Este estudo teve como objetivo determinar a relação que existe entre as diferentes técnicas de estimação da profundidade da câmara anterior e a relação que esta tem com a refração de cada indivíduo. Possibilitou ainda determinar a relação que existe entre as diferentes técnicas de medida do ângulo iridocorneano e a relação que esta tem com a pressão intraocular. Também possibilitou verificar a correlação que existe entre a medida da profundidade da câmara anterior e a medida do ângulo iridocorneano.
- Estudo do Dispositivo de Recuperação de Energia das Ondas ANACONDAPublication . Paredes, Luís Manuel Andrês; Mendes, António CarlosO ANACONDA é um dispositivo de conversão de energia das ondas relativamente recente. O sistema consiste essencialmente num longo tubo de borracha, cheio de água, que flutua alinhado com as ondas incidentes. Na extremidade da frente o tubo possui um nariz e a sua extremidade traseira está ligada a um sistema de extracção de potência. Quando é excitado pelas ondas do mar, este tubo flexível desenvolve internamente impulsos de pressão cuja amplitude aumenta em direcção ao sistema de conversão de energia. Neste dispositivo as ondas de pressão dentro do tubo impelem uma massa de água para uma chaminé. As oscilações da coluna de água dentro da chaminé, por seu lado, dão origem a variações de pressão no ar que está contido numa câmara pneumática superior. Estas variações de pressão podem então ser utilizadas para fazer funcionar uma turbina de ar com alternador. O presente estudo centra-se na análise de desempenho do sistema, quando este interage com ondas regulares de diferentes alturas e comprimentos de onda. Com esta finalidade foram realizados ensaios experimentais em canal de ondas, com um modelo reduzido do dispositivo à escala 1:100. No nosso modelo físico a câmara pneumática comunica com o meio ambiente exterior através de um orifício. Foram testados orifícios calibrados com diferente diâmetro. Procedeu-se à medição das ondas incidentes, reflectidas e transmitidas, assim como das oscilações do nível de água na chaminé, o que permitiu fazer uma estimativa da energia recuperada pelo dispositivo nas diferentes condições de funcionamento consideradas. São apresentados valores da potência extraída pelo sistema e do rendimento de absorção. Estes valores são finalmente utilizados para previsão do desempenho do dispositivo em condições de mar reais.
- ArtemisaPublication . Medeiros, Bruno Ribeiro de; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daEste projecto parte da necessidade de projectar na tela certos assuntos que me inquietam. De reflectir certos conflitos de liberdade e comunicação. Neste caso, conflitos de liberdade pelo isolamento, pelo conhecimento e pela ideologia. Como estudante, considero este projecto uma oportunidade, um pouco egoísta da minha parte, para espreitar essas inquietações através da produção e realização de um filme que me serve como ferramenta de contemplação, e, para encontrar uma metodologia de trabalho de produção com a qual me identifico. Sirvo-me de uma ficção onde lanço um protagonista que se submete a experienciar uma viagem onírica. Liberta o seu subconsciente passivo como avatar nesse espaço para contactar, contemplar, uma representação dos tais assuntos. Uso uma personagem a quem o protagonista se alia para poder aceder a esse estado onírico. Três personagens, um eremita, um repórter académico e um anarquista, que representam as liberdades em conflito. E uma sexta personagem presente, 'Manequim', que considero uma desmultiplicação da consciência do protagonista e némesis na narrativa. Nos capítulos seguintes relato os três estágios desta produção e conclusões.
- O Céu não chega aos peixesPublication . Gonçalves, Inês Lebreaud Leitão; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoQuando iniciei a minha licenciatura em cinema na UBI, em 2008, sonhava ser realizadora. Três anos depois percebera que a realização é muito mais do que se aprende na escola e decidi que não tomaria um filme em mãos até me sentir interiormente preparada. Trabalhei em cinema e audiovisual durante os anos seguintes. Estudei cenografia. Participei num número de rodagens que a minha memória não consegue com certeza contar. E observei. Realizar aprende-se assim, penso eu. A ver o certo e o errado dos outros mas, principalmente, a conhecer bem o que é estar do outro lado. Fazer o projeto de alguém e a batalhar diariamente pelas melhores soluções. E compreender bem todos os departamentos. As exigências, os tempos e as possibilidades. A importância do respeito e do reconhecimento. Aprendi a dirigir uma equipa ao fazer parte de tantas. Em 2014 decidi fazer um filme. Matriculei-me em mestrado na Universidade da Beira Interior com esse intuito. Escolhi a UBI por saber o apoio que teria no processo. Passei o primeiro ano de estudos a explorar e a expandir a minha cultura. Fi-lo com uma maturidade e um interesse diferentes dos que tinha em licenciatura. Não foi planeado. Estava rodeada de pessoas interessadas e cheias de conhecimento. Vi provavelmente tantos filmes nesse período como desde o início da minha formação. Em setembro de 2015 sentia-me por fim intelectual e criativamente à altura do desafio. Este projeto é um espelho dessa aprendizagem. A concretização de O Céu não chega aos peixes necessitou de um investimento de 3090€ e de doze meses de trabalho dedicado, da minha parte e daqueles que me rodearam e tomaram este projeto como seu. A esses doze meses, acrescentar-se-ão o que provavelmente serão mais dois meses de design de som e afinamentos na cor e efeitos especiais. Nas próximas páginas discorro sobre os esforços envolvidos em todo o processo até à finalização da obra que apresento como projeto final do Mestrado em Cinema na Universidade da Beira Interior.
- Avaliação da Exposição dos Trabalhadores ao RuídoPublication . Tomé, Andreia Patrícia Fernandes; Matias, João Carlos de OliveiraA perda de audição temporária ou permanente causada pela exposição ao ruído no local de trabalho é uma das doenças profissionais mais comuns. Em Portugal, a surdez profissional situa-se em segundo lugar entre as doenças profissionais, originando ainda, frequentemente, outras perturbações fisiológicas e psicológicas. O reconhecimento destes problemas levou à elaboração de legislação com vista à proteção dos trabalhadores, é assim objetivo deste trabalho abordar a temática do ruído laboral com base na legislação em vigor, decreto-lei n.º182/2006, de 6 de setembro, em Portugal. O presente estudo pretende avaliar de que forma a legislação aplicável em termos de ruído laboral, se encontra a ser cumprida nas nossas empresas. Tendo em conta um estudo realizado com base de dados recolhidos em 2 empresas de indústrias distintas.
- Eficiência do Modelo Organizacional dos Clubes de Desporto Universitário: Uma Abordagem DEAPublication . Vieira, Cédric Teixeira; Ferreira, João José de Matos; Miragaia, Dina Alexandra MarquesO presente estudo tem como objetivo analisar a eficiência a níveis nacional e internacional do modelo organizacional dos clubes desportivos pertencentes à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), bem como a influência que a estrutura organizacional pode ter no seu desempenho. Foram envolvidos 92 clubes que pontuaram para o troféu universitário de clubes (TUC), em pelo menos uma época desportiva entre o período 2010/2011 e 2014/2015. A análise foi efetuada recorrendo à metodologia two-stage Data Envelopment Analysis (DEA) de forma a analisar a eficiência dos clubes. Foram identificados 9 clubes eficientes na sua produção de atividade à escala nacional e apenas 1 é igualmente eficiente à escala internacional. Através de uma entrevista semiestruturada ao gestor do clube identificado como sendo duplamente eficiente, foi possível analisar de que forma a estratégia, relação com stakeholders e ainda as questões de financiamento, podem influenciar a eficiência da organização. Os resultados deste estudo apontam para a importância de se analisar a eficiência das organizações sem fins lucrativos, e identificar que tipo de modelo organizacional está na base desse desempenho. A tomada de decisão estratégica pode resultar de um maior conhecimento sobre a quantidade e tipo de input e output a empregar no processo produtivo de forma a tornar sustentável a atividade organizacional.