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- Enegrecendo as universidades brasileiras: o processo de inclusão de estudantes negros através da política de cotas raciaisPublication . Nóbrega, Deriscleia Rodrigues Ramos; Oliveira, Catarina Sales Barbas deO estudo em tela analisa a política de cotas para negros no Brasil e as suas influên-cias no processo de construção identitária de estudantes contemplados por esta, tendo como lócus a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN-Bra-sil). Este pretende ser um estudo de caso ilustrativo das experiências desenvolvidas pelas universidades brasileiras que adotaram este sistema de reserva de vagas raci-ais. Interrogamo-nos se tal Ação Afirmativa pode ter uma consequência indireta so-bre o povo negro, alterando positivamente a configuração da sua identidade. Os objetivos específicos da pesquisa são: Analisar as políticas de cotas na perspetiva institucional; aferir as perceções dos estudantes cotistas sobre as políticas de cotas e identificar e descrever os processos de construção das identidades individual e co-letiva dos estudantes negros cotistas. Para avançar em busca por tal amplitude na análise, apresentamos o debate atual acerca de categorias analíticas como identi-dade, reflexividade, etnicidade e racismo, trazendo elementos constitutivos e mobi-lizadores da implementação das ações afirmativas para negros no ensino superior, presentes nas relações sociais brasileiras. A perspectiva teórica que orienta este es-tudo está ancorada na análise das interações simbólicas, contribuindo para iluminar a compreensão da influência do racismo nas micro e macro relações e no processo de construção das identidades. Buscando alcançar os objetivos da pesquisa, utiliza-se uma metodologia de investigação qualitativa, com recurso às técnicas de análise estatística, aplicação de inquéritos e realização de Grupos Focais com os estudantes cotistas da UFRN. Contempla, ainda, uma revisão bibliográfica da literatura perti-nente à temática. A partir dos resultados obtidos, a investigação infere a perspectiva institucional de busca por equidade e justiça, considerando a implementação de ins-tâncias de averiguação dos critérios para acesso às cotas raciais, apesar dos entraves de ordem material e social que dificultam a sua efetivação. Ainda, a investigação apreende as percepções dos estudantes cotistas acerca desta política, identificando que estes, ao ingressarem no ensino superior a partir desta reserva de vagas, são atravessados por uma consciência racial mais crítica, fortalecendo as suas identida-des individuais e coletivas. Apesar disso, identifica-se a ocorrência de um processo de estigmatização destes sujeitos pela condição de cotistas, atribuindo-lhes conota-ções pejorativas. A pesquisa aponta que este processo poderá acarretar consequên-cias negativas à permanência acadêmica e prospecta análises sociológicas futuras.