Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Filosofia, Comunicação e SubjetividadePublication . Correia, João Carlos; Gradim, Anabela; Zwick, Elisa; Xarão, FranciscoEm relação dialética com as crescentes transformações tecnológicas, as contínuas mudanças nas formas de interação e comunicação humanas são impulsionadoras de redes sociais e novas mídias de massa, ensejando impactos decisivos e novas experiências, as quais exigem uma devida compreensão científica e crítica. Essa nova realidade mundial desafia a comunidade acadêmica a renovar suas interpretações, requerendo abordagens integradas, permanentemente subsidiadas pelo diálogo interdisciplinar. Contribuem para este ambiente reflexivo áreas de investigação como a Filosofia, a Psicologia, a Comunicação, o Jornalismo, a Linguística, a Educação, a Arte, a Semiótica, ao lado de outras Ciências Humanas e Sociais. Enfoques direcionados a pesquisas no campo tecnológico, da informação e do comportamento muito têm a colaborar para uma visão mais abrangente desses fenômenos, trazendo reflexões e análises próprias, bem como inovadoras perspectivas teóricas e metodológicas. Animado por este propósito é que surgiu a ideia do Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade (Lubral 2016). Ao integrar pesquisadores de três diferentes países, quatro nacionalidades e diversas instituições, o simpósio priorizou a aproximação cultural e o compartilhamento de experiências sobre formas emergentes de interconexão, comunicação e relacionamento humanos, estudadas em diferentes campos de abordagem. A presente coletânea constitui o primeiro de dois volumes que reúnem as conferências e uma série das comunicações apresentadas nas mesas, as quais traduzem o espírito interdisciplinar do evento, que valorizou diferentes temáticas a partir de distintas áreas do conhecimento.
- Imanginários Distópicos, Metáforas e Ficções EditoraPublication . Correia, João Carlos; Gradim, Anabela; Morais, RicardoEste livro reúne as investigações em torno de um eixo unificador comum: as patologias e disfunções da democracia, em contexto mediáticos, em diferentes vertentes do seu envolvimento com os media tais como: a representação dessas patologias e disfunções; o contributo ou, ao invés, o prejuízo dos media para o funcionamento das instituições democráticas; a relação entre media e instituições políticas nos processos de construção da opinião pública, as teorias da conspiração e a vigilância, etc. Inclui temas como sejam: - Comunicação e silêncios, teorias da conspiração: ocultações, fatos alternativos e “fake news” – Avaliar fenómenos de visibilidade / invisibilidade, silenciamento e ocultação nos processos de deliberação e de decisão política. - Os desafios da participação política na era da “pós verdade” – Como decorre a participação e deliberação política em face da proliferação de informação estrategicamente manipulada. - Patologias e disfunções da democracia: escândalo, corrupção – Analisar o impacto de fenómenos geralmente apontados como patológicos, disfuncionais e desviantes no processo democrático, bem como a sua representação mediática. Considerar a discussão sobre o privado no domínio do género, como fenómeno catalizador de pensamento político distópico.
- Fake news: emotion, belief and reason in selective sharing in contexts of proximityPublication . Correia, João Carlos; Jerónimo, Pedro; Gradim, AnabelaThis text addresses the phenomenon of so-called fake news in the new media ecosystem, namely in contexts of increasing influence of populist discourse and action, such as Brazil, the UK, the USA, Italy, among others. It does so by way of some characteristics already implicit in the limited effects theory: a) fake news involves, in a specific way, the participation of its receivers in disseminating and sharing it; b) producers/consumers (prosumers) are involved in contexts of proximity that facilitate selective exposure, perception, and memorization; c) these phenomena are joined by another (selective sharing): the stakeholders share ideas they agree with more intensely. Information bubbles reinforce existing beliefs and predispositions; d) the phenomenon is increased in contexts of proximity, be it geographical proximity provided by regional media or thematic and ideological proximity shared in online groups. Despite this, there is a difference between contexts of proximity in traditional communities and mechanisms of propaganda that have a significant level of organization and ideological polarization. Este texto aborda o fenômeno das chamadas fake news no novo ecossistema midiático, nomeadamente em contextos de aumento da influência do discurso e das ações populistas, como Brasil, Reino Unido, EUA, Itália entre outros, através de algumas características, já implícitas na teoria dos efeitos limitados: a) as fake news implicam, de um modo especial, a participação dos seus receptores na sua divulgação e dispersão; b) os produtores/consumidores (prosumers) estão envolvidos em contextos de proximidade que facilitam a exposição, percepção, memorização seletivas; c) a estes fenômenos acrescenta-se outro (partilha seletiva): os stakeholders compartilham com mais intensidade as ideias com que estão de acordo. As bolhas de informação reforçam crenças e predisposições já existentes; d) o fenômeno agrava-se em contextos de proximidade, seja esta a proximidade geográfica e temática proporcionada nos media regionais, seja a proximidade temática e ideológica partilhadas nos grupos online. Apesar disso, há uma diferença liminar entre os contextos de proximidade em comunidades tradicionais e os mecanismos de propaganda com forte índice de organização e mobilização ideológica. Este texto aborda el fenómeno de las llamadas fake news en el nuevo ecosistema mediático, a saber, en contextos de creciente influencia del discurso y la acción populistas como Brasil, EE.UU., U.K., Italia, entre otros, mediante algunas características implícitas en la teoria de los efectos limitados: a) las fake news implican, de modo especial, la participación de sus receptores en su divulgación y dispersión; b) los productores / consumidores (prosumers) participan en contextos de proximidad que facilitan la exposición, la percepción y la memorización selectiva; c) a estos fenómenos se añade otro (compartición selectiva): los stakeholders, quienes comparten con más intensidad las ideas con que están de acuerdo. Las burbujas de información refuerzan creencias y predisposiciones ya existentes; d) el fenómeno se agrava en contextos de proximidad, es decir, la proximidad geográfica y temática proporcionada en los medios regionales, sea la proximidad temática y ideológica compartida en los grupos online. Apesar de ello, hay una diferencia entre los contextos de proximidad en comunidades tradicionales y los mecanismos de propaganda con fuerte índice de organización y movilización ideológica.