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Quem consome Fake News Uma análise comparativa do efeito da ideologia política Esquerda-Direita na crença, interpretação e divulgação
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Quem consome Fake News? Uma análise comparativa do efeito da ideologia política Esquerda-Direita na crença, interpretação e divulgação
Publication . Baptista, João Pedro Fernandes Alves Roma; Alves, Anabela Maria Gradim
A criação e a disseminação de conteúdos falsos, como ações de instrumentalização
política, sempre fez parte dos jogos de manipulação e das manobras políticas inerentes
à sociedade humana. No entanto, atualmente, com um mundo cada vez mais digital,
sem limitações geográficas que impeçam as pessoas de estar constantemente
interligadas e conectadas, a desinformação pode ser disseminada de forma massiva e a
uma velocidade sem precedentes, ameaçando os fundamentos basilares do jornalismo e
as demais instituições democráticas. Numa época em que existe um profundo desprezo
pela verdade e pela evidência científica, na qual a credibilidade e a confiança nas
principais instituições públicas e políticas, estão em crise, a mentira, sob o disfarce de
notícias legítimas, compete, no mesmo ambiente digital, com os meios de comunicação
pela atenção de uma audiência cada vez mais fragmentada, polarizada e seletiva.
Depois das eleições presidenciais americanas de 2016, a criação de fake news passou a
ser uma arma política frequentemente utilizada por agentes estatais e/ou
independentes, com o objetivo de obterem, essencialmente, ganhos políticos,
desacreditando adversários e manipulando eleitores em períodos de campanha
eleitoral. À semelhança de outros países ocidentais, também em Portugal a
disseminação de fake news políticas através das redes sociais, procura destabilizar a
vida pública e política da sociedade.
Considerando este contexto, este trabalho visa analisar a suscetibilidade dos eleitores
portugueses a fake news contemporâneas, politicamente enviesadas. A nossa
investigação procura, deste modo, compreender a influência das identidades
ideológicas e partidárias na crença e divulgação de fake news e notícias politicamente
comprometedoras, em conformidade com diferentes estilos cognitivos de processar
informação e diferentes práticas de consumir informação online.
Interessa, desta forma, identificar possíveis assimetrias ideológicas (esquerda vs
direita), cognitivas e partidárias no que diz respeito ao consumo e disseminação de fake
news políticas, ao mesmo tempo que se realiza uma auscultação geral da
vulnerabilidade do eleitorado português, quando exposto a este tipo de conteúdos.
Desta forma, propondo a apresentação de um inquérito por questionário, foi
desenvolvida uma metodologia capaz de conciliar diferentes instrumentos e
procedimentos para identificar ideológica e partidariamente os participantes, avaliando a sua habilidade cognitiva e as suas práticas de consumir informação online. A par
destes métodos, os participantes foram convidados a avaliar a credibilidade e a
manifestar a intenção de partilhar um conjunto de títulos de fake news e notícias.
Este estudo pretende ser um contributo relevante para a investigação nesta área,
sobretudo em Portugal. Acreditamos que este trabalho possa ser enriquecedor para a
literatura, nomeadamente no que diz respeito à conceção de uma estrutura validada
para a medição da suscetibilidade à desinformação.
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Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
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Funding Award Number
SFRH/BD/145497/2019