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A retórica dos afetos: o caso do XX Presidente da Republica Portugues Marcelo Rebelo de Sousa A retórica política em Portugal no início do século XXI: o caso das eleições presidenciais.
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A Retórica dos Afetos: O caso do XX Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Publication . Amorim, Francisca Gonçalves; Serra, Joaquim Mateus Paulo; Borralho, Maria Luísa Malato da Rosa
O paradigma atual da retórica política vive a era dos afetos. Em Portugal, a vulgarização
do conceito “retórica dos afetos” é sintomática desta realidade. A intensificação
emocional da linguagem política não tem significado, no entanto, um aumento da
investigação científica no seio académico português nem uma melhor compreensão do
funcionamento e da eficácia retórica da emoção.
No contexto português, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como XX Presidente da
República, significativamente conhecido como o “Presidente dos Afetos”, está
intimamente relacionada com a mudança comunicativa verificada. Assumindo a
candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República como
paradigmática do recurso a uma retórica de afetos, tomámos as eleições presidenciais
de 2016 em Portugal como caso de estudo e analisámos os artigos publicados na
imprensa durante esse período. Pretendemos perceber como se constrói, o que
caracteriza, quando surge, como funciona e porque é eficaz a retórica dos afetos de
Marcelo Rebelo de Sousa.
O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em três capítulos – 1. Teoria e
Prática de um Saber Retórico, 2. Desconstrução de uma Retórica dos Afetos, 3. Teoria
e uma Prática de uma Retórica dos Afetos –, correspondendo cada um a uma
metodologia de análise – biográfica, quantitativa e discursiva. Ao longo destes
capítulos, procurámos refletir sobre as características emocionais, argumentativas e
estratégicas de uma retórica de afetos, assim alertando para a sua obscura
complexidade e não-inocência.
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
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Funding Award Number
PD/BD/128178/2016