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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The utility of an airport benchmarking process is widely recognised in a world where
competition between airports is becoming a reality. Therefore, there is a need for a broad
consensus to establish and construct reliable databases for measuring airport performance and
consequently the development and the implementation of even more accurate performance
management systems. A wide number of studies that focus on airport benchmarking - but mainly
based on economic and productivity performance indicators are done and can be found in the
literature. However, there is a lack of studies that focus on the airport performance in a holistic
form, set in different areas for a truly global analysis.
A Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA) approach applied to Safety key performance area from
PESA–AGB (Performance Efficiency Support Analysis – Airport Global Benchmarking) model. This
model is based on MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation
Technique) methodology is used to evaluate its impact on the overall performance of three
airports; and under two distinct processes, peer and self-benchmarking - along eleven years.
The Safety area performance analysis is done describing four case studies, where a selfbenchmarking
analysis was conducted for three airports, A, B and C, with distinctive
characteristics, each one representing the main Portuguese air infrastructures: Airport A is
considered the largest one in terms of number of passenger and movements, related to Lisbon
airport; Airport B mainly a Low-Cost Carrier (LCC) and Cargo one, resembling Oporto airport;
and finally Airport C, an LCC oriented one with seasonality peaks along the year resembles the
Faro airport. The last case study englobes the three airports in a peer-benchmarking analysis.
As an important result, it was found that the Safety Performance Area has the greatest weight
and therefore is the most important area in relation to airport performance, according to
research done considering the opinions of experts.
Through the performance analysis, it was found that airports A, B and C have medium to
excellent performance in the security area, with a positive evolution in general since 2007 and
with worse performances in 2004.
The results evidence the importance of this type of evaluation to understand how airports deal
with Safety issues and how this key performance area may impact in any benchmarking process,
and on the overall evaluation of such complex transport infrastructure too.
A utilidade do processo de benchmarking de aeroportos é amplamente reconhecida num mundo onde a competição entre aeroportos se esta a tornar uma realidade cada vez mais presente. Logo há uma necessidade por um consenso mais amplo para estabelecer e construir bases de dados confiáveis para medir a performance de aeroportos e consequentemente o desenvolvimento e implementação de melhores e mais precisos sistemas de gestão da mesma. Existem vários estudos focados na avaliação comparativa, mas sobretudo baseados em fatores económicos e de produtividade. No entanto há uma escassez de estudos focados na performance do aeroporto como um conjunto de áreas que devem ser abordadas numa verdadeira análise global. Por meio de análise multicritério de apoio à decisão (multiple-criteria decision analysis- MCDA), aplicada à área de segurança operacional e no modelo desenvolvido designado por PESA-AGB (Performance Efficiency Support Analysis- Airport Global Benchmarking) por sua vez baseado na metodologia MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) pretende-se avaliar a performance de 3 aeroportos fictícios (O aeroporto A com características semelhantes ao Aeroporto de Lisboa com grande número de movimentos e também considerado o principal aeroporto português, o Aeroporto B, semelhante ao aeroporto do Porto com características próprias de um aeroporto de companhias aéreas de baixo custo e transporte de carga e por último o aeroporto C com semelhanças ao aeroporto de Faro, marcado pela sazonalidade da sua procura) e em dois processos distintos, numa análise comparativa por grupos de aeroportos pertencentes ao mesmo grupo, e numa análise comparativa de cada aeroporto ao longo de um período de 11 anos. A performance da área de segurança é feita comparando classificações obtidas entre os aeroportos (peer-benchmarking) e através dos resultados obtidos por cada aeroporto nos últimos anos (self-benchmarking), demonstrando-se assim a utilidade e flexibilidade da ferramenta para os agentes com interesses ligados à infraestrutura aeroportuária. Como um importante resultado constatou-se que a Área de Desempenho de Segurança tem o maior peso e, portanto, é a área mais importante em relação ao desempenho do aeroporto, de acordo com a pesquisa feita levando em conta as opiniões dos especialistas. Os acidentes em pista como indicador de performance de segurança ocupam o lugar de maior importância e maior peso dentro dos indicadores de performance de segurança. Através da análise da performance constatou-se que os aeroportos A, B e C têm desempenho médio a excelente na área de segurança com uma evolução positiva de uma maneira geral a partir de 2007 e com piores performances no ano de 2004. Como outputs do modelo utilizado encontraram se medidas que permitem a análise de performance na área de Segurança. Com este tipo de avaliação deverá ser possível um melhor entendimento de como os aeroportos, infraestruturas de grande complexidade, lidam com as questões de segurança num processo de análise comparativa.
A utilidade do processo de benchmarking de aeroportos é amplamente reconhecida num mundo onde a competição entre aeroportos se esta a tornar uma realidade cada vez mais presente. Logo há uma necessidade por um consenso mais amplo para estabelecer e construir bases de dados confiáveis para medir a performance de aeroportos e consequentemente o desenvolvimento e implementação de melhores e mais precisos sistemas de gestão da mesma. Existem vários estudos focados na avaliação comparativa, mas sobretudo baseados em fatores económicos e de produtividade. No entanto há uma escassez de estudos focados na performance do aeroporto como um conjunto de áreas que devem ser abordadas numa verdadeira análise global. Por meio de análise multicritério de apoio à decisão (multiple-criteria decision analysis- MCDA), aplicada à área de segurança operacional e no modelo desenvolvido designado por PESA-AGB (Performance Efficiency Support Analysis- Airport Global Benchmarking) por sua vez baseado na metodologia MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) pretende-se avaliar a performance de 3 aeroportos fictícios (O aeroporto A com características semelhantes ao Aeroporto de Lisboa com grande número de movimentos e também considerado o principal aeroporto português, o Aeroporto B, semelhante ao aeroporto do Porto com características próprias de um aeroporto de companhias aéreas de baixo custo e transporte de carga e por último o aeroporto C com semelhanças ao aeroporto de Faro, marcado pela sazonalidade da sua procura) e em dois processos distintos, numa análise comparativa por grupos de aeroportos pertencentes ao mesmo grupo, e numa análise comparativa de cada aeroporto ao longo de um período de 11 anos. A performance da área de segurança é feita comparando classificações obtidas entre os aeroportos (peer-benchmarking) e através dos resultados obtidos por cada aeroporto nos últimos anos (self-benchmarking), demonstrando-se assim a utilidade e flexibilidade da ferramenta para os agentes com interesses ligados à infraestrutura aeroportuária. Como um importante resultado constatou-se que a Área de Desempenho de Segurança tem o maior peso e, portanto, é a área mais importante em relação ao desempenho do aeroporto, de acordo com a pesquisa feita levando em conta as opiniões dos especialistas. Os acidentes em pista como indicador de performance de segurança ocupam o lugar de maior importância e maior peso dentro dos indicadores de performance de segurança. Através da análise da performance constatou-se que os aeroportos A, B e C têm desempenho médio a excelente na área de segurança com uma evolução positiva de uma maneira geral a partir de 2007 e com piores performances no ano de 2004. Como outputs do modelo utilizado encontraram se medidas que permitem a análise de performance na área de Segurança. Com este tipo de avaliação deverá ser possível um melhor entendimento de como os aeroportos, infraestruturas de grande complexidade, lidam com as questões de segurança num processo de análise comparativa.
Description
Keywords
Análise Multicritério de Apoio à Decisão Desempenho Aeroportuário Macbeth Segurança