Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-21"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Airport Benchmarking The Key Performance Area of SafetyPublication . Marchão, Paulo Sérgio Vidal; Silva, Jorge Miguel dos ReisThe utility of an airport benchmarking process is widely recognised in a world where competition between airports is becoming a reality. Therefore, there is a need for a broad consensus to establish and construct reliable databases for measuring airport performance and consequently the development and the implementation of even more accurate performance management systems. A wide number of studies that focus on airport benchmarking - but mainly based on economic and productivity performance indicators are done and can be found in the literature. However, there is a lack of studies that focus on the airport performance in a holistic form, set in different areas for a truly global analysis. A Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA) approach applied to Safety key performance area from PESA–AGB (Performance Efficiency Support Analysis – Airport Global Benchmarking) model. This model is based on MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) methodology is used to evaluate its impact on the overall performance of three airports; and under two distinct processes, peer and self-benchmarking - along eleven years. The Safety area performance analysis is done describing four case studies, where a selfbenchmarking analysis was conducted for three airports, A, B and C, with distinctive characteristics, each one representing the main Portuguese air infrastructures: Airport A is considered the largest one in terms of number of passenger and movements, related to Lisbon airport; Airport B mainly a Low-Cost Carrier (LCC) and Cargo one, resembling Oporto airport; and finally Airport C, an LCC oriented one with seasonality peaks along the year resembles the Faro airport. The last case study englobes the three airports in a peer-benchmarking analysis. As an important result, it was found that the Safety Performance Area has the greatest weight and therefore is the most important area in relation to airport performance, according to research done considering the opinions of experts. Through the performance analysis, it was found that airports A, B and C have medium to excellent performance in the security area, with a positive evolution in general since 2007 and with worse performances in 2004. The results evidence the importance of this type of evaluation to understand how airports deal with Safety issues and how this key performance area may impact in any benchmarking process, and on the overall evaluation of such complex transport infrastructure too.
- Relatório de Estágio – LabCom.IFPPublication . Silva, Danilo Alexandre de Sousa; Moura, Catarina Isabel Grácio deDescreve-se, no presente relatório, o processo de investigação e contextualização, mas também, o percurso realizado ao longo dos cinco meses de estágio no Labcom.IFP, unidade de Investigação Científica da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. O relatório está dividido em quatro capítulos distintos, mas que se complementam para uma melhor compreensão do processo de trabalho. No primeiro, realiza-se um levanta-mento de conceitos cuja compreensão ajuda na fundamentação, explicação e contextualização do trabalho realizado. No segundo é feito o enquadramento do estágio, justificando a escolha do local onde foi realizado e apresentar o cronograma que o estruturou. No terceiro, de carácter mais descritivo, procura expor-se todo o processo de criação associado à realização dos materiais que apoiaram o evento “Teoria dos Cineastas”, projecto destacado no âmbito de todos os trabalhos realizados ao longo do estágio devido não só ao seu grau de complexidade, como à autonomia proporcionada ao estagiário na sua resolu-ção. Ainda assim, considerou-se importante mostrar os demais projectos nos quais o estagiário colaborou, sendo esse o objetivo e conteúdo do quarto e último capítulo.
- Rúcus e Senhor AlfredoPublication . Rocha, Rúben Emanuel Soares; Nogueira, Luis Carlos da CostaO processo criativo e artístico de uma animação engloba várias fases, sendo que a pré-produção é uma das que mais condiciona o sucesso da obra, uma vez que é nela que todos os elementos que a compõem são concebidos e pensados previamente em detalhe. Este projeto descreve e explica o processo criativo e artístico de uma animação 2D intitulada Rúcus e Senhor Alfredo, nomeadamente a sua pré-produção. Pretende-se que este projeto seja o início daquilo que será uma web série, pelo que o trabalho desenvolvido refere-se ao primeiro episódio. Começa-se por apresentar a ideia inicial que originou a animação e por explicar como foi feito o desenvolvimento da mesma. De seguida, são apresentados o guião literário que resultou do desenvolvimento da ideia, bem como o visual design, onde estão inseridos o character design e o background design. Estes passos culminam depois no storyboard, ao qual foi dado grande importância neste processo de pré-produção, uma vez que é um dos elementos mais exaustivamente trabalhados. Apresenta-se ainda um rough animatic, que embora sendo apresentado como um work in progress, consegue dar ao animador uma ideia do ritmo em que a história se deve desenrolar. Assim, neste projeto conseguiu-se realizar a primeira e mais crítica fase dum processo criativo e artístico, a pré-produção. Pretende-se que o resultado deste trabalho seja completo o suficiente para que qualquer animador (mesmo que não esteja, à partida, ciente da história) possa proceder com segurança e clareza à animação da potencial web série Rúcus e Senhor Alfredo.
- Relatório de Estágio Spain TrotterPublication . Guerra, Marina dos Santos; Moura, Catarina Isabel Grácio deNo presente relatório são descritas as tarefas executadas no âmbito do estágio realizado na empresa Spain Trotter, em Espanha. Este estágio decorreu durante um período de três meses (entre 16 de janeiro e 28 de abril de 2017). A Spain Trotter atua na área do turismo de viagens e encontra-se sediada na cidade de Sevilha, Espanha. O principal objetivo do estágio consistiu no desenvolvimento do website da empresa, através da sua divulgação no mercado global que é a internet, por forma a aumentar a visibilidade da mesma. A utilização deste meio de divulgação permite também às empresas adicionar valor aos seus produtos, de forma a aumentar o volume de vendas e lucro. A estrutura de navegação intuitiva alcançada através da aplicação de um design simples, permite a visualização de conteúdos completos acerca dos serviços disponibilizados, guiando o utilizador durante todo o processo de compra. Como referido na pesquisa bibliográfica, existem vários critérios que influenciam o design de um website. Um dos critérios que são considerados prioritários é a facilidade de leitura. Um texto conciso, um layout de fácil leitura e uma linguagem objetiva são elementos fundamentais para uma melhor compreensão do website, o que, naturalmente, se repercutirá no incremento das vendas e dos lucros da empresa. Em suma, a construção do website possibilita efetivamente uma melhor comunicação da empresa com o utilizador e a maximização/potenciação dos seus lucros.
- Obstacle detection and collision avoidance method based on optical systemsPublication . Silva, Ana Beatriz Botelho da; Bousson, KouamanaThe development of a new collision avoidance method, which can detect and calculate the necessary changes to prevent imminent accident, is the focal interest of this work. In aviation, the risk of collision is a delicate and important subject, which merits the right approach. With the continuing growth of air traffic and the introduction of RPASs (Remotely Piloted Aircraft System), it is necessary to find better solutions and develop new systems to keep the control of the airspace. In this work, the main objective is to obtain a complete and functional computational algorithm, which could be included in an obstacle detection and avoidance system. Its unique feature of optical detection makes it mostly appropriated for RPASs. The application of Optical Techniques is mostly used in aircrafts to detect objects under them [1] or even to prevent a collision with terrain [2]. Some technologies also use optic flow sensors to detect and prevent collisions [3, 4]. In this case, the optical system will be used to detect obstacles in front of the aircraft. The detection of an obstacle will be performed by the two infrared cameras strategically positioned in the aircraft. The objectives to accomplish with this method are: capable of dealing with collision detection characteristics; in case of detecting a possible threat of collision, describing the safe zone as the area outside a conflict cone; assessing if the threat of collision previously detected is real; in case the danger is real, changing the aircraft’s trajectory by altering one or more flight characteristics. To achieve the most efficient method possible some theoretical methods were explored, like the Convex Hull Method, which is a simple geometrical method, and a variation method based on differential equations. With the aim of testing the algorithm in different situations, a total of six possible cases were generated. All the results showed coherence and efficiency, which confirms the success of this computational algorithm as a detection and collision avoidance method.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Oliveira, João Miguel Veríssimo de; Travassos, Bruno Filipe RamaEste trabalho teve como objetivos a realização de uma reflexão auto-biográfica da atividade de professor de educação física, e a concretização de um projeto de investigação no âmbito da aprendizagem do futsal, no sentido de sustentar a prática profissional ao nível do ensino da Educação Física no 3º ciclo e no Ensino Secundário. Para tal, foi realizada numa reflexão pessoal de mais uma experiência pedagógica, condizente ao estágio, ao nível do ensino da EF numa turma de 10º ano da Escola Secundária José Falcão, Coimbra. Desta experiência pedagógica apresentamos o planeamento do ano letivo, as atividades desenvolvidas ao longo deste ano letivo (2016/2017), tanto ao nível da lecionação, como da relação com a comunidade escolar, bem como dos aspetos relacionados como os objetivos do professor e da escola/grupo de Educação Física, bem como o planeamento das atividades desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre o contributo desta prática profissional para a formação contínua de um professor de Educação Física e consequente capacitação para intervenção ao nível do 3º ciclo e Ensino Secundário. Por fim, o projeto de investigação desenvolvido teve como objetivo a comparação dos esquemas táticos (equipa sénior vs equipa de formação), mais propriamente cantos, e as suas implicações para o ensino e análise do jogo de futsal. A amostra foi constituída por todos os cantos marcados na época desportiva 2016/2017 da equipa sénior campeã nacional de futsal e de uma equipa de Sub 13 que disputou o campeonato distrital da Associação de Futebol de Coimbra. Os resultados revelam diferenças ao nível do número de situações de canto que ocorreram, tempo de jogo, local de finalização, sucesso de finalização, tipo de defesa encontrada. Com este estudo podemos transportar algum conhecimento para a prática, para o treino e para o jogo. Os resultados obtidos demonstram-nos a importância de introduzir os esquemas táticos nas unidades de treino dos escalões de formação com vista a preparar os jovens atletas para situações que lhes vão surgir em maior número no futuro. O Desporto Escolar, poderá ser o ponto chave para potenciar o inicio da formação dos jovens jogadores, contribuindo com um trabalho adequado e continuado das ações e comportamento que mais importância poderão ter na formação dos jovens jogadores. Sabendo que as situações de canto não são uma prioridade em termos de formação, consideramos que poderão ser um momento chave para a aprendizagem e melhoria de aspetos relacionados com passe, finalização, marcação / desmarcação.