Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5954_11910.pdf2.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho teve como objetivos a realização de uma reflexão auto-biográfica da atividade de professor de educação física, e a concretização de um projeto de investigação no âmbito da aprendizagem do futsal, no sentido de sustentar a prática profissional ao nível do ensino da Educação Física no 3º ciclo e no Ensino Secundário. Para tal, foi realizada numa reflexão pessoal de mais uma experiência pedagógica, condizente ao estágio, ao nível do ensino da EF numa turma de 10º ano da Escola Secundária José Falcão, Coimbra. Desta experiência pedagógica apresentamos o planeamento do ano letivo, as atividades desenvolvidas ao longo deste ano letivo (2016/2017), tanto ao nível da lecionação, como da relação com a comunidade escolar, bem como dos aspetos relacionados como os objetivos do professor e da escola/grupo de Educação Física, bem como o planeamento das atividades desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre o contributo desta prática profissional para a formação contínua de um professor de Educação Física e consequente capacitação para intervenção ao nível do 3º ciclo e Ensino Secundário. Por fim, o projeto de investigação desenvolvido teve como objetivo a comparação dos esquemas táticos (equipa sénior vs equipa de formação), mais propriamente cantos, e as suas implicações para o ensino e análise do jogo de futsal. A amostra foi constituída por todos os cantos marcados na época desportiva 2016/2017 da equipa sénior campeã nacional de futsal e de uma equipa de Sub 13 que disputou o campeonato distrital da Associação de Futebol de Coimbra. Os resultados revelam diferenças ao nível do número de situações de canto que ocorreram, tempo de jogo, local de finalização, sucesso de finalização, tipo de defesa encontrada. Com este estudo podemos transportar algum conhecimento para a prática, para o treino e para o jogo. Os resultados obtidos demonstram-nos a importância de introduzir os esquemas táticos nas unidades de treino dos escalões de formação com vista a preparar os jovens atletas para situações que lhes vão surgir em maior número no futuro. O Desporto Escolar, poderá ser o ponto chave para potenciar o inicio da formação dos jovens jogadores, contribuindo com um trabalho adequado e continuado das ações e comportamento que mais importância poderão ter na formação dos jovens jogadores. Sabendo que as situações de canto não são uma prioridade em termos de formação, consideramos que poderão ser um momento chave para a aprendizagem e melhoria de aspetos relacionados com passe, finalização, marcação / desmarcação.
The purpose of this study was to present an autobiographical reflection of the role as a Physical Education teacher, and the development of a research project on Futsal. This will serve as a support for Physical Education teaching at the level of the 7th grade onwards to secondary school. Accordingly, a personal reflection of a teaching experience was made, in regards to an internship in Physical Education with a 10th grade class of the secondary school José Falcão, in the city of Coimbra. From this experience we present the school year planning and the activities performed during the current school year (2016-2017), both at the level of teaching, and of the relationship with the school community, as well as the objectives of the teacher and of the school and/or Physical Education group. Another reflection was also made concerning the contribution of the internship to the continuous development of a Physical Education teacher, and to positive outcomes for teaching 7th to 12th grade. Finally, the research project’s objectives were to compare strategic plans (senior team vs. U13 team), especially in regards to corner kicks, and their implication to the teaching and analysis of Futsal. The sample was taken from all the corner kicks flagged during the 2016-2017 sport season, for the senior national champion team, as well as for a U13 team from Coimbra Association of Football. The results reveal a difference between the number of corner kick situations, match time, place of kicks to the goal, successful kicks, and type of defense. Through this study we have obtained improvements both for training and for the game. The results obtained show the importance of introducing strategic plans for training sessions in order to prepare junior athletes for situations that will become more and more common in their career. Having sports at school may be key to the initial formation of young players, providing them with the skills and behaviour most needed for their future. Even though corner kicks may not be a priority in their formation, we believe they are a key factor to train passing, kicks to the goal, as well marking and clearings.

Description

Keywords

Análise do Jogo Cantos Desporto Escolar Esquemas Táticos Estudo Comparativo Evolução do Jogo Futsal

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue