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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The emergence of subscription services in all sectors of the economy, whether between
the end user and the company or between companies, has extended to the airline
industry in recent years. It is therefore important to study their expansion into airline's
yield and revenue management systems. The terminology of the Flight Pass recurs in
airline marketing terms, although there are few references to it in academic production.
This study therefore aims to provide a framework for business models in aviation. It
describes the business model concept and the analysis tool: the Business Model Canvas.
It also describes the current state of commercial airline business models, subscription
business models, and yield and revenue management systems (also focusing on loyalty
and mobility-as-a-service programmes).
To examine the business and Flight Passes of Alaska Airlines, Frontier Airlines, Air
Canada, TAP Air Portugal, and Ryanair, the Flight Pass Canvas tool was developed. The
results are presented in the Canvas framework, distinguishing between low-cost and fullservice models; and how these influence the Flight Pass aspect, suggesting that low-cost
airlines use it as a tool to increase load factors, rather than legacy airlines using it to
segment customers. The conclusions of Flight Pass are then subject of consultation with
subject matter experts through a survey.
Finally, the findings of the empirical study are used to design a Flight Pass for the 2030
World Cup. The findings suggest that unbundling the business is necessary to ensure its
economic viability.
A emergência dos serviços de subscrição em todas as áreas da economia, seja no contacto entre consumidor final e empresa ou entre empresas, alargou-se, nos últimos anos, ao negócio do transporte aéreo. Por conseguinte, é importante estudar a sua expansão aos sistemas de gestão de receitas e inventário das companhias aéreas. A terminologia do Passe Aéreo (Flight Pass) surge recorrentemente nos termos de marketing das companhias aéreas, apesar das poucas referências presentes na produção académica. Por isso, o presente estudo pretende enquadrar os modelos de negócio na aviação. Descrevem-se, assim, os conceitos de Modelo de Negócio; a ferramenta de análise: o Business Model Canvas; o estado atual dos modelos de negócio do transporte aéreo comercial, de subscrição e os sistemas de gestão de receitas e inventário (com enfoque, também, nos programas de fidelização e de mobilidade como um serviço). Através da ferramenta do Business Model Canvas desenvolve-se a ferramenta do Flight Pass Canvas; tal serve para analisar os negócios e os Passes Aéreos das seguintes companhias: Alaska Airlines, Frontier Airlines, Air Canada, TAP Air Portugal e Ryanair. Os resultados são mostrados no quadro do Canvas, conseguindo distinguir os modelos de baixo custo e tradicionais; como estes influenciam a vertente do Passe Aéreo, apontando para as companhias de baixo custo o utilizarem como ferramenta para aumentar a ocupação, ao invés das companhias tradicionais que o usam numa forma de segmentação dos clientes. Por último, o conhecimento obtido no estudo empírico, é usado para desenhar um Passe Aéreo para o evento desportivo do Mundial de Futebol de 2030. As conclusões do Passe Aéreo são, depois, discutidas através de um inquérito realizado a especialistas. As evidências apontam para a necessidade de desagregação do negócio de forma torná-lo economicamente viável.
A emergência dos serviços de subscrição em todas as áreas da economia, seja no contacto entre consumidor final e empresa ou entre empresas, alargou-se, nos últimos anos, ao negócio do transporte aéreo. Por conseguinte, é importante estudar a sua expansão aos sistemas de gestão de receitas e inventário das companhias aéreas. A terminologia do Passe Aéreo (Flight Pass) surge recorrentemente nos termos de marketing das companhias aéreas, apesar das poucas referências presentes na produção académica. Por isso, o presente estudo pretende enquadrar os modelos de negócio na aviação. Descrevem-se, assim, os conceitos de Modelo de Negócio; a ferramenta de análise: o Business Model Canvas; o estado atual dos modelos de negócio do transporte aéreo comercial, de subscrição e os sistemas de gestão de receitas e inventário (com enfoque, também, nos programas de fidelização e de mobilidade como um serviço). Através da ferramenta do Business Model Canvas desenvolve-se a ferramenta do Flight Pass Canvas; tal serve para analisar os negócios e os Passes Aéreos das seguintes companhias: Alaska Airlines, Frontier Airlines, Air Canada, TAP Air Portugal e Ryanair. Os resultados são mostrados no quadro do Canvas, conseguindo distinguir os modelos de baixo custo e tradicionais; como estes influenciam a vertente do Passe Aéreo, apontando para as companhias de baixo custo o utilizarem como ferramenta para aumentar a ocupação, ao invés das companhias tradicionais que o usam numa forma de segmentação dos clientes. Por último, o conhecimento obtido no estudo empírico, é usado para desenhar um Passe Aéreo para o evento desportivo do Mundial de Futebol de 2030. As conclusões do Passe Aéreo são, depois, discutidas através de um inquérito realizado a especialistas. As evidências apontam para a necessidade de desagregação do negócio de forma torná-lo economicamente viável.
Description
Keywords
Modelos de Negócio na Aviação Mundial Futebol 2030 Passe Aéreo Sistemas de Gestão
de Receitas e Inventário