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- Simulation and Performance Evaluation of a Distributed Virtual-Machine Placement and Migration Approach for Management of Cloud Computing Resources Using CloudSim PlusPublication . Filho, Manoel Campos da Silva; Freire, Mário Marques; Monteiro, Claudio de CastroCloud computing services are widely available over the Internet. One of the main reasons, which motivates its large-scale adoption, is the easiness for users to hire a wide range of services in the pay-per-use model, where you only pay for consumed services and resources. Such services predominantly rely on server virtualization technologies such as virtual machines (VMs). They enable sharing of computing resources between different customers, in an isolated way, looking to ensure the correct functioning of services, security and data privacy from each customer. Despite cloud computing technologies are consolidated, there are many issues and technological challenges to maintain and manage the computing infrastructure of providers and ensure availability, stability, reliability and quality of service to customers. One of the providers goals is the efficient distribution of VMs between available servers, targeting: load balancing, fault tolerance, reduction of network traffic, efficient use of limited computational resources and, mainly, reduction of energy consumption and costs. Trying to find solutions for efficient allocation of computing resources in the cloud, this thesis presents: (i) the issues with computer simulation tools to carry out research in the field; (ii) the challenges of managing computing resources in the cloud; (iii) the cloud computing simulation framework called CloudSim Plus, for creation of more accurate and reliable simulation experiments; and (iv) the development of a proposal for placement and migration of VMs. CloudSim Plus applies several software engineering principles to increase assurance of correct operation of the tool and created simulations, giving higher confidence in produced results. This tool is used in this thesis for development and assessment of a distributed VM placement and migration proposal. The large scale of cloud computing infrastructures, and the inherent complexity of algorithms for optimizing the allocation of computing resources, requires proposals with distributed architecture, looking to balance the processing load of such algorithms to reduce the search time for sub-optimal solutions. CloudSim Plus aims both to (i) solve reliability and accuracy issues of its precursor Cloud- Sim and (ii) be the state-of-the-art tool for general-purpose cloud computing simulation. The VM placement and migrating proposal is based on the Modern Portfolio Theory (MPT), widely applied in the financial market for creation of efficient investment portfolios, where the investor capital is allocated in different assets (such as stocks) to balance risk and return. Since (i) the risk in cloud infrastructures can be defined as the variation in the use or availability of computing resources for contracting customers and (ii) the return, being the proper allocation and use of such resources by those customers, it can be drawn a parallel between cloud computing services and the financial market. The proposal represents a proof of concept for creating computer simulations with CloudSim Plus, using a distributed, fault-tolerant architecture with reduced computational complexity compared to previous proposals.
- O Potencial das Plantas Medicinais no Tratamento da InsóniaPublication . Jorge, Marina Lamas; Duarte, Ana Paula CoelhoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio e destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. É constituído por dois capítulos: o Capítulo 1 corresponde à componente de Investigação, e o Capítulo 2 diz respeito ao relatório de estágio em Farmácia Comunitária. O Capítulo 1 aborda o potencial das plantas medicinais como uma alternativa terapêutica para o tratamento da insónia. É amplamente reconhecido que uma boa qualidade de sono desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar geral, no entanto, a insónia é um distúrbio do sono comum. A prevalência da insónia é de aproximadamente 30% da população, e 10% tem sintomas que satisfazem os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders Fifth Edition, DSM-5). A qualidade de vida é profundamente afetada pela insónia devido às sequelas associadas, incluindo prejuízos na cognição, humor e funcionalidade. Para além da relação bidirecional que tem com outros distúrbios, como depressão e ansiedade. Com o aumento da preocupação com os efeitos adversos dos medicamentos convencionais, há um interesse crescente em explorar substâncias derivadas de fontes naturais, como plantas medicinais, que possam promover um sono saudável de maneira segura e eficaz. Através da base de dados Pubmed foi possível identificar plantas que podem ser utilizadas como auxiliares no sono. A pesquisa abrange a identificação de plantas medicinais conhecidas e estudadas pelas suas propriedades sedativas e relaxantes, os seus constituintes ativos com efeito anti-insónia, possíveis mecanismos subjacentes, bem como efeitos adversos relatos e cuidados a ter. No geral, as plantas apresentam benefícios na melhoria da quantidade e qualidade do sono e podem ser uma terapia alternativa promissora na insónia. Desta forma, o objetivo na componente de investigação foi identificar, sintetizar e discutir possíveis alternativas fitoterápicas que possam ser utilizadas para o tratamento da insónia. O Capítulo 2 diz respeito ao estágio curricular em Farmácia Comunitária, realizado na Farmácia Barreiro, situada em Chaves, entre 12 de setembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, sob a orientação da Dr.ª Teresa Barreiro. Este capítulo explora o funcionamento da farmácia e os conhecimentos teóricos, assim como as experiências práticas que pude vivenciar ao longo do estágio.
- A correlação entre a evolução do transporte aéreo e o desenvolvimento económico regional: O caso do arquipélago dos AçoresPublication . Miranda, João Gil Rosa Vide Diniz; Silva, Jorge Miguel dos Reis; Brito, Eliane Gomes deOs transportes constituem, indubitavelmente, um dos mais importantes contributos para o desenvolvimento regional, económico e social, sendo um componente essencial para qualquer economia moderna. Deste modo, uma das principais motivações para a elaboração de uma dissertação versada no transporte aéreo prende-se com procurar compreender, em concreto, quais os indicadores de desenvolvimento económico regional que mais diretamente estão ligados com a existência de serviço aéreo na respetiva região. Este trabalho começa por se focar na análise de redes de tráfego aéreo e nas métricas mais comuns para a sua examinação. Para que se compreenda a evolução do transporte aéreo na região dos Açores, é calculada a Eigenvector Centrality dos aeroportos do arquipélago, de 2012 a 2022, com recurso ao Gephi, relativamente às redes de tráfego aéreo de passageiros, a nível nacional e internacional. Relativamente à rede nacional, conclui-se que o aeroporto João Paulo II, na ilha de São Miguel, é aquele que assume a centralidade máxima num maior número de anos no período estudado. A centralidade dos restantes aeroportos açorianos mostra-se inconstante, ainda que com valores intermédios. Já no que diz respeito à rede internacional, é o aeroporto de Santa Maria aquele com centralidade mais elevada de entre os aeroportos dos Açores. No entanto, desta vez todos eles ocupam posições mais reduzidas na hierarquia de centralidade. O segundo grande objetivo da dissertação diz respeito à procura de correlações entre o transporte aéreo e o desenvolvimento regional. Dessa forma, são primeiramente selecionados indicadores socioeconómicos da região, para depois serem aplicadas regressões do tipo Ordinary Least Squares, com um estudo debruçado sobre os parâmetros ?? 2 , erro padrão e p-value. Encontram-se correlações principais e mais fortes nas regressões entre: transporte aéreo de passageiros e número de dormidas em unidades hoteleiras, o que evidencia o forte contributo do setor da aviação para o turismo regional; transporte aéreo de carga e os indicadores PIB per capita, rendimento médio mensal líquido da população empregada por conta de outrem e VAB das empresas açorianas; PIB per capita e os parâmetros VAB das empresas, taxa de empregabilidade e rendimento médio mensal líquido. A formulação de uma só equação revela a perda de significância estatística das estimativas, o que pode resultar de problemas como a presença de variáveis endógenas, a multicolinearidade, ou o sobredimensionamento do modelo de regressão.
- New Business Models in Aviation Subscription-Based Aviation applied to the 2030 World CupPublication . Ferro, Miguel Batista Rato Félix; Silva, Jorge Miguel dos ReisThe emergence of subscription services in all sectors of the economy, whether between the end user and the company or between companies, has extended to the airline industry in recent years. It is therefore important to study their expansion into airline's yield and revenue management systems. The terminology of the Flight Pass recurs in airline marketing terms, although there are few references to it in academic production. This study therefore aims to provide a framework for business models in aviation. It describes the business model concept and the analysis tool: the Business Model Canvas. It also describes the current state of commercial airline business models, subscription business models, and yield and revenue management systems (also focusing on loyalty and mobility-as-a-service programmes). To examine the business and Flight Passes of Alaska Airlines, Frontier Airlines, Air Canada, TAP Air Portugal, and Ryanair, the Flight Pass Canvas tool was developed. The results are presented in the Canvas framework, distinguishing between low-cost and fullservice models; and how these influence the Flight Pass aspect, suggesting that low-cost airlines use it as a tool to increase load factors, rather than legacy airlines using it to segment customers. The conclusions of Flight Pass are then subject of consultation with subject matter experts through a survey. Finally, the findings of the empirical study are used to design a Flight Pass for the 2030 World Cup. The findings suggest that unbundling the business is necessary to ensure its economic viability.
- Concussão no Desporto: A importância do (Re)conhecimentoPublication . Carvalho, Marisa Campos; Pinheiro, Paulo Ricardo Charro; Barata, José Luis Ribeiro TemudoA concussão é uma lesão traumática que resulta em alterações da função neurológica ou da consciência, sem que haja dano imagiológico evidente nas estruturas cerebrais. É uma condição frequente sobretudo no desporto e com especial destaque nos desportos de alto impacto. O principal objetivo da presente dissertação é sintetizar o panorama atual das concussões desportivas de forma abrangente, com o intuito de reunir a informação essencial acerca da prevalência, diagnóstico, tratamento e prevenção. Para fazer a pesquisa bibliográfica foi utlizada a base de dados PubMed e selecionados artigos consoante o ano de publicação e a pertinência do título e resumo. Atualmente, a concussão relacionada com o desporto tem sido alvo de diversa investigação, contando com uma vasta panóplia de publicações recentes que têm vindo a redirecionar o paradigma da concussão. Por exemplo, exames de neuroimagem avançada têm permitido a deteção de alterações cerebrais subtis, o que fomentou a procura de novos biomarcadores diagnósticos. Por outro lado, a recuperação é outro aspeto fundamental em destaque. A recuperação incompleta ou a exposição cumulativa a impactos concussivos aumenta significativamente o risco de desenvolver doenças neurológicas/neurodegenerativas, problemas de saúde mental e disfunção cognitiva, podendo resultar em condições graves como encefalopatia traumática crónica. Dada a gravidade dessas consequências, a prevenção é essencial e muitas organizações desportivas já adotaram alterações de regras e políticas e implementaram novas tecnologias para monitorizar impactos cranianos, visando proteger a saúde dos atletas. Apesar da evidência crescente é necessário continuar a pesquisa e fomentar o estudo desta condição complexa para compreender melhor os seus mecanismos, efeitos e melhores práticas para o tratamento.
- Tratamento eletroquímico de um efluente real de uma indústria têxtil: Estudo e otimização à escala laboratorialPublication . Rodrigues, André Eugénio; Ciriaco, Maria de Lurdes Franco; Lopes, Ana Maria CarreiraA contaminação de águas por compostos químicos orgânicos, provocada pelo homem, tem-se tornado uma questão cada vez mais crítica, uma vez que a água é um recurso essencial para a existência de vida humana. Um dos principais responsáveis pela poluição de águas são os efluentes industriais, uma vez que é necessária uma elevada quantidade de água para os processos industriais e após a sua utilização, é despejada em rios, lagos, bacias, mar, entre outros locais. Estes efluentes vêm contaminados e podem colocar em risco a saúde humana, pois possuem uma variedade de poluentes de águas residuais, por exemplo, metais e fluoretos, minerais de argila, corantes, metais pesados entre outros. O objetivo deste trabalho consistiu em estudar a eficácia da utilização de um processo eletroquímico, neste caso a eletrocoagulação, utilizando elétrodos de ferro como ânodo e aço como cátodo, no tratamento de um efluente industrial real e otimizar as melhores condições para uma futura utilização deste processo numa indústria. Estudou-se ainda a combinação da eletrocoagulação com a oxidação anódica, utilizando como ânodo um elétrodo de diamante dopado com boro. Primeiramente, começou-se por caracterizar o efluente em diversos parâmetros: carência química de oxigénio, carbono total, pH, teor em ferro, condutividade, turbidez, entre outros. Após essa caracterização, estudou-se as melhores condições para a melhor eficiência do processo de eletrocoagulação. As melhores condições para tratar um volume de 250 mL foram as seguintes: 2 V, 2 h, agitação a 100 rpm, efluente centrifugado no final do ensaio de eletrocoagulação com estas condições, foi possível atingir uma remoção de 68 % de carência química de oxigénio . Infelizmente a eletrocoagulação não foi suficiente para tornar a concentração da carência química de oxigénio inferior ao limite legal de descarga, então colocou-se a opção de combinar o processo de eletrocoagulação com o processo de eletrooxidação, com duração de 2 h + 6 h, para uma intensidade de corrente aplicada de 0,1 A, agitação a 300 rpm, efluente centrifugado no final do ensaio combinado (eletrocoagulação seguido de eletrooxidação) foi possível obter uma remoção de CQO de 92 %, atingindo-se um valor inferior ao limite de descarga legal e com um custo energético de 49 Wh/g CQO removido.