Repository logo
 
Publication

Uma aula diferente

dc.contributor.authorSilveira, Pedro
dc.date.accessioned2020-12-03T17:27:44Z
dc.date.available2020-12-03T17:27:44Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo visa revelar o impacto da introdução de atividades interativas na aula na satisfação dos alunos. Partindo da abordagem construtivista do conhecimento e das vantagens da aprendizagem ativa (active learning), foi realizado um estudo empírico que consistiu na comparação dos questionários de satisfação dos alunos de duas turmas em que não foram utilizadas atividades com outras duas em que estas foram realizadas. Os questionários foram sujeitos à análise de conteúdo qualitativa e quantitativa, revelando a valorização que os alunos atribuem às aulas interativas. A interatividade passou a ser considerada o mais importante ponto forte de avaliação tanto da unidade curricular como do docente. Estes resultados reforçam estudos anteriores que mostram as vantagens da aprendizagem ativa no aumento da satisfação dos alunos. Eles são particularmente importantes na área da Ciência Política, em que um tipo de aprendizagem que estimule as capacidades analíticas, o espírito crítico e as competências comunicacionais será especialmente adequado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSILVEIRA, P. “Uma aula diferente”: um caso de introdução de atividades interativas no ensino da Ciência Política. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020.pt_PT
dc.identifier.doi10.35699/2237-5864.2020.24042pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10543
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectAtividades interativas em aulapt_PT
dc.subjectFormação em Ciência Políticapt_PT
dc.subjectEnsino superior em Portugalpt_PT
dc.titleUma aula diferentept_PT
dc.title.alternativeUm caso de introdução de atividades interativas no ensino da Ciência Políticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Docência do Ensino Superiorpt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameSilveira
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id9F10-1005-AA57
person.identifier.orcid0000-0002-7454-5615
person.identifier.scopus-author-id56656133200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe27c790-eacf-400b-828b-a8a0f1b30d8e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe27c790-eacf-400b-828b-a8a0f1b30d8e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24042-Texto do artigo-80036-1-10-20201128.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format