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Estudo preliminar da supressão de flutter em componentes aeronáuticos
| dc.contributor.advisor | Silva, José Miguel Almeida da | |
| dc.contributor.author | Pereira, Angelique Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2015-06-25T16:19:32Z | |
| dc.date.available | 2015-06-25T16:19:32Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.date.submitted | 2009-08 | |
| dc.description.abstract | As instabilidades aeroelásticas são um dos principais factores que restringem o envelope de voo de uma aeronave. Um dos principais fenómenos aeroelásticos na aeronáutica é o Flutter, uma oscilação auto-excitada que pode levar à falha catastrófica da estrutura da aeronave. Este trabalho consiste num estudo computacional, baseado na análise transiente do software ANSYS® de supressão activa do fenómeno de Flutter de um material tipicamente utilizado em estruturas aeroespaciais, designadamente uma placa de alumínio. Procurou-se avaliar, em particular, a supressão activa deste fenómeno aeroelástico através da utilização de actuadores piezoeléctricos, que quando sujeitos a uma tensão eléctrica exercem um controlo sobre as características de rigidez e o amortecimento dos componentes. Para a colocação dos piezoeléctricos foi realizado um estudo computacional paramétrico utilizando o mesmo software, de modo a definir a melhor disposição dos actuadores e desta forma se verificar a eficácia na capacidade de deformação da placa, quando sujeita a esforços de flexão e de torção. Os resultados demonstram que a aplicação de piezoeléctricos no controlo aeroelástico constitui uma técnica valiosa para atenuar vibrações aeroelásticas, podendo assim reduzir o peso da aeronave. Deste modo pode-se estender o envelope de voo de aeronaves dotadas de estruturas adaptativas, embora com limitações inerentes à energia necessária para obtenção de deformações, principalmente quando se pretende controlar o modo de torção. Os resultados obtidos neste trabalho constituem uma importante base de partida para outras investigações futuras que exijam a aplicação de materiais piezoeléctricos com funções de sensores e/ou actuadores em estruturas aeronáuticas com funcionalidades adaptativas, sendo esta actualmente uma área de grande actividade de investigação a nível internacional. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3630 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Aeronáutica | por |
| dc.subject | Aeronáutica - Supressão de flutter | por |
| dc.title | Estudo preliminar da supressão de flutter em componentes aeronáuticos | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Engenharia Aeronáutica | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica | por |
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