Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.authorMatos, João Pedro Pinheiro
dc.date.accessioned2020-02-26T17:01:20Z
dc.date.available2020-02-26T17:01:20Z
dc.date.issued2017-11-8
dc.date.submitted2017-10-3
dc.description.abstractCapítulo 1 Neste primeiro capítulo do presente relatório de estágio pedagógico está resumido o ano letivo 2016/2017, o trabalho que foi realizado e desenvolvido durante o mesmo no Agrupamento de Escolas do Fundão e orientado pelo professor António Belo. Este estágio pedagógico teve como finalidade aplicar as matérias adquiridas ao longo da formação, tanto ao nível académico como extracurricular. Numa fase inicial encontra-se uma contextualização e os respetivos objetivos do Agrupamento, e numa segunda fase são descritos todos os métodos, tarefas e atividades desenvolvidas ao longo do ano. Durante o estágio pedagógico houve também a colaboração com a direção de turma do 12ºCT3, em conjunto com um outro colega estagiário, no qual a modalidade de badminton referente ao desporto escolar foi da nossa responsabilidade, e que estão descritas abaixo as suas funções. No final deste capítulo encontra-se uma reflexão do estágio em geral, com uma análise dos aspetos positivos e menos categóricos deste ciclo de estágio. Capítulo 2 Neste segundo capítulo é demonstrado o objeto de estudo, a sua aplicação e retiradas as devidas conclusões. A finalidade do estudo aplicado é perceber a evolução positiva da aplicação de bateria de teste do fitnessgram na impulsão horizontal, quando a este é aplicado um trabalho de força específico. No estudo aplicado participaram 18 alunos, do 12ºCT3 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A turma referida foi dividida em dois grupos: o grupo de controlo (GC) e o grupo de experimental (GE); ambos realizaram o pré e pós-teste. Para a comparação dos dados foram aplicados os seguintes testes: teste T para amostras emparelhadas; teste de Wilcoxon e teste Shapiro-Wilk (n<30). O resultado do estudo aplicado no final conclui-se que é benéfico a aplicação de trabalho de força durante as aulas de educação física, pois os alunos em que foi aplicado o trabalho de força demonstraram melhorias no salto horizontal.por
dc.description.abstractChapter 1 On the first chapter of this report of pedagogical internship is summed up the school year 2016/2017, this work that has been carried out and developed during the period in Agrupamento de Escolas do Fundão and guided by professor António Belo. This educational stage had intended to apply the materials acquired along the academic education, both at the academic level as extracurricular. In an initial phase is a contextualization and respective objectives of the school, and secondly, all the methods, tasks and activities developed throughout the school year. During the pedagogical stage there was also collaboration with the Class Direction of the 12ºCT3 together with the other fellow interns, which badminton modality referring to Desporto Escolar was our responsibility and are described below as their tasks. At the end of this chapter is a reflection of the internship in general, with an analysis of the positive aspects and less positive aspects of the internship period. Chapter 2 In this second chapterit is demonstrated the object of the study, the application and conclusions drawn. The aim of the study is to realize the positive evolution of the fitnessgram test battery application in horizontal drive, when this is applied a specific strength training. Eighteen students participated in this study, the class 12 ºCT3 of the Agrupamento de Escolas do Fundão. The referred group was divided into two groups: the control group (CG) and the experimental group (GE); Both performed the pre and post test. For the data comparison the following tests were applied: T test for paired samples; Wilcoxon test and Shapiro-Wilk test (n <30). The result of the study applied at the end concludes that is beneficial to apply strength training during the physical education classes, since the students in whom the strength training was applied demonstrated improvements in the horizontal jump.eng
dc.identifier.tid202337081
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9586
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFitnessgrampor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectLecionaçãopor
dc.subjectPlaneamentopor
dc.subjectTrabalho de Forçapor
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5935_12187.pdf
Size:
994.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format