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Voos de Longa Distância com o LEEUAV: Planeamento Operacional
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica | por |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Pedro Vieira | |
dc.contributor.author | Borges, Lucas de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T09:35:33Z | |
dc.date.available | 2023-11-24T09:35:33Z | |
dc.date.issued | 2023-07-20 | |
dc.date.submitted | 2023-06-05 | |
dc.description.abstract | O constante crescimento e desenvolvimento dos veículos aéreos não tripulados quer em massa quer em tamanho obrigou as organizações internacionais a criar regras e regulamentações específicas para a sua operação de forma a garantir a proteção das pessoas e do meio ambiente e também a proteção de outros utilizadores do espaço aéreo. Esta dissertação de mestrado surge na sequência do desenvolvimento do UAV solar (LEEUAV) que é um veículo aéreo não tripulado com 4,5m de envergadura constituída por uma estrutura ultraleve em que a fonte principal de energia é o sol através das suas células fotovoltaicas presentes nas asas. Durante a fase de análise da regulamentação verificou-se a existência de diferentes categorias para a operação de um UAV que alteram o método de planeamento da operação, nomeadamente a categoria aberta que é a categoria de menor risco e a categoria específica que é uma categoria que requer a aplicação de um pedido de autorização operacional na ANAC através da submissão de documentos. Esta dissertação apresenta o planeamento de uma operação em categoria aberta e ainda o planeamento de uma operação em categoria específica com a elaboração de todos os documentos necessários, incluindo o manual de operações que contém a análise de riscos segundo a metodologia SORA, para a aplicação de um pedido de autorização operacional. A operação em categoria aberta consiste na realização de 36 voltas a um percurso de aproximadamente 2,5km perfazendo um total de aproximadamente 90km em torno da pista do Aeroclube da Covilhã. A operação em categoria específica consiste na realização de um percurso de ida e volta com aproximadamente 55km que liga a pista do Aeroclube da Covilhã até ao Aeródromo de Castelo Branco perfazendo um total aproximado de 110km. | por |
dc.description.abstract | The constant growth and development of unmanned aerial vehicles, whether in mass or in size, has forced international organizations to create specific rules and regulations for their operation to guarantee the protection of people and the environment and also the protection of other users of the airspace. This master's thesis follows the development of the solar UAV (LEEUAV) which is an unmanned aerial vehicle with a 4,5m wingspan consisting of an ultralight structure in which the main source of energy is the sun through its photovoltaic cells present in the wings. During the regulation analysis phase, it was verified the existence of different categories for the operation of a UAV that change the method of planning the operation, namely the open category, which is the lowest risk category, and the specific category, which is a category that requires the application of an operational authorization request at ANAC through the submission of documents. This dissertation presents the planning of an operation in an open category and also the planning of an operation in a specific category with the elaboration of all the necessary documents, including the operations manual that contains the risk analysis according to the SORA methodology, for the application of an application for operational authorization. The operation in the open category consists of carrying out 36 laps over a course of approximately 2.5km, making a total of approximately 90km around the Covilhã Airclub runway. The operation in a specific category consists of carrying out a round trip of approximately 55km each way that connects the runway from the Airclub of Covilhã to the Aerodrome of Castelo Branco, making a total of approximately 110km. | eng |
dc.identifier.tid | 203390199 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/13805 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Análise de Riscos | por |
dc.subject | Autorização Operacional | por |
dc.subject | Categoria Aberta | por |
dc.subject | Categoria Específica | por |
dc.subject | Manual de Operações | por |
dc.subject | Metodologia Sora | por |
dc.title | Voos de Longa Distância com o LEEUAV: Planeamento Operacional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica | por |
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