Publication
Alternativas para a minimização de consumo de combustível em aeronaves comerciais
dc.contributor.author | Pires, Tiago José Lopes | |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:57:22Z | |
dc.date.available | 2014-07-09T13:57:22Z | |
dc.date.issued | 2012-10 | |
dc.description.abstract | O impacto que as diversas crises petrolíferas tiveram em toda a economia mundial, e a tomada de consciencialização de toda a Humanidade para as questões ambientais, sobretudo desde a década de 60, fizeram com que se alterasse a mentalidade de toda a indústria mundial. A indústria aeronáutica não foi excepção. Como sabemos as crises petrolíferas tiveram uma consequência que pesa bastante nas contas das companhias aéreas: o preço dos combustíveis disparou. Estas recentes preocupações económicas e ambientais obrigaram as companhias aéreas a tomar medidas relevantes no que respeita à minimização dos custos, com especial relevância nos custos directos de operação associados ao consumo de combustível. Com o presente trabalho pretende-se estudar alternativas para a redução do consumo de combustível em aeronaves comerciais. A metodologia adoptada visou quantificar a redução do consumo tendo como base duas linhas de análise distintas, uma com um âmbito mais operacional assente na alteração dos parâmetros operacionais; e, outra baseada numa alteração do conceito de projecto, alterando os materiais usados e aumentando a eficiência dos motores, por exemplo. Da análise efectuada pode-se concluir que os parâmetros TSFC, L/D, através da alteração dos valores da razão de aspecto, e, o peso da estrutura da aeronave são os principais factores a produzir efeitos positivos na redução do combustível consumido. Torna-se necessário eleger novos conceitos e soluções que passem pela modificação dos materiais, por novos conceitos de asa e uma utilização de motores mais eficientes. Será necessário adoptar medidas um pouco radicais de forma a atingir o objectivo definido pelo ACARE a médio prazo. Outro aspecto imprescindível será a adopção de novas soluções e um novo conceito de uma aeronave comercial. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2010 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
dc.subject | Aeronaves comerciais | por |
dc.subject | Consumo de combustível | por |
dc.title | Alternativas para a minimização de consumo de combustível em aeronaves comerciais | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Dissertação_Tiago_Pires_Out_2012.pdf
- Size:
- 31.16 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: