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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In this work, it is proposed a solution that tries to help the physical education teachers in the assessment of their students, also trying to increase the motivational levels of students with the inclusion of new technologies in class, and with the fact that the presented metric, being estimated for each student from their own effort. It is proposed a solution that uses a sensor, in this case an accelerometer, in order to capture accelerometry data during the execution of four physical activities: volleyball, handball, basketball and futsal. Data was retrieved from two classes of the 9thº Portuguese school year. The device used to capture those accelerometry data was the student’s own smartphones, through a mobile application that collects data and sends it to a server. After that data is uploaded, it is analysed in order to calculate the metric Running Equivalent of Activity (REA).
An empiric study was developed aiming at the experimental validation of the metric referred above, having been followed diverse experimental protocols. A set of good practices is suggested for the adoption of the proposed solution, a mean to enable a fair and equitable assessment of the effort applied by the students during the physical education classes.
No presente trabalho é proposta uma solução que visa ajudar os professores de educação física a fazer a avaliação dos seus alunos, e os alunos a sentirem-se mais motivados com a inclusão de tecnologia nas aulas de educação física e com o facto da métrica apresentada, ser calculada a partir do esforço de cada um, tentando assim ultrapassar alguns vieses inerentes ao processo de avaliação. Foi proposta uma solução que utiliza um sensor, neste caso o acelerómetro, para a obtenção de dados de acelerometria durante a execução de quatro atividades físicas: voleibol, andebol, basquetebol e futsal. Foram recolhidos dados de duas turmas que frequentam o 9º ano. O dispositivo utilizado para a obtenção desses valores de acelerometria foi o smarpthone dos alunos, através de uma aplicação móvel que é responsável pela recolha dos dados e por os enviar para um servidor. Esses dados foram sintentizados e analisados de forma a calcular a métrica Running Equivalent of Activity (REA). Foi realizado um estudo empírico que visa a validação experimental da referida métrica tendo sido testados diversos protocolos experimentais. São sugeridas um conjunto de boas práticas para a adopção da solução ora proposta, no sentido de permitir uma aferição justa e equitativa do esforço aplicado pelos estudantes nas aulas de Educação Física.
No presente trabalho é proposta uma solução que visa ajudar os professores de educação física a fazer a avaliação dos seus alunos, e os alunos a sentirem-se mais motivados com a inclusão de tecnologia nas aulas de educação física e com o facto da métrica apresentada, ser calculada a partir do esforço de cada um, tentando assim ultrapassar alguns vieses inerentes ao processo de avaliação. Foi proposta uma solução que utiliza um sensor, neste caso o acelerómetro, para a obtenção de dados de acelerometria durante a execução de quatro atividades físicas: voleibol, andebol, basquetebol e futsal. Foram recolhidos dados de duas turmas que frequentam o 9º ano. O dispositivo utilizado para a obtenção desses valores de acelerometria foi o smarpthone dos alunos, através de uma aplicação móvel que é responsável pela recolha dos dados e por os enviar para um servidor. Esses dados foram sintentizados e analisados de forma a calcular a métrica Running Equivalent of Activity (REA). Foi realizado um estudo empírico que visa a validação experimental da referida métrica tendo sido testados diversos protocolos experimentais. São sugeridas um conjunto de boas práticas para a adopção da solução ora proposta, no sentido de permitir uma aferição justa e equitativa do esforço aplicado pelos estudantes nas aulas de Educação Física.
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Keywords
Acelerometria Biblioteca de Dados de Acelerometria Métrica de Avaliação Física Motivação do Estudante Reconhecimento de Atividade Sistema de Suporte à Avaliação