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- Comunicação de Crise no DesportoPublication . Cardoso, Mário Filipe Felício; Serra, Joaquim Mateus PauloA reputação de um clube desportivo, desde a profissionalização dos mesmos, torna-se vital para o seu bom funcionamento. Para contrariar situações de risco ou críticas para um clube, a gestão da sua comunicação necessita de ser apurada na defesa da imagem e dos valores que transmite. A comunicação estratégica no setor desportivo não é tão linear como em outras indústrias, devido ao carácter emocional que o futebol oferece aos adeptos dos clubes. Apesar de os adeptos, contrariamente com o que acontece noutras indústrias, não alterarem, com tudo o que possa acontecer, as suas preferências clubísticas, é necessário que a organização desportiva proteja a sua reputação, a sua credibilidade e os seus produtos em caso de crise, de forma a assegurar a venda de merchandising, as parcerias e os resultados desportivos. Em cada país, apenas um clube consegue ser campeão nacional e, assim, cumprir os seus objetivos desportivos. Sendo os resultados desportivos o grande potenciador do lucro, os dirigentes desportivos tendem a utilizar todas as ferramentas disponíveis para ganhar vantagem sobre os adversários, dentro e fora de campo. Os resultados desportivos e as performances dentro do campo podem ser tão impulsionadores de uma crise como uma situação crítica como o “Caso E-mails”. Portanto, os departamentos de comunicação têm cada vez mais importância na defesa da reputação, legitimidade e transparência dos clubes de futebol, o que incitou à realização desta investigação. O principal objetivo é perceber se, com a emergência e o desenvolvimento do “Caso E-mails”, a reputação do Sport Lisboa e Benfica ficou afetada ou não. Para isto, foram recolhidos dados através de diferentes técnicas, de forma a ter uma perspetiva alargada da situação e chegar a uma conclusão rigorosa. Esta situação crítica, com que o Sport Lisboa e Benfica se vem debatendo, ainda não terminou, tendo sido agravada por outros casos resultantes desta. Assim, pretende-se analisar a comunicação do clube no período de cerca de um ano, iniciando a análise na emergência do caso. Visto que a área de comunicação no setor desportivo ainda não tem a mesma atenção que outras vertentes das Relações Públicas, esta dissertação pretende, também, apresentar um contributo teórico-prático para a evolução do estudo do tema e, consequentemente, chamar a atenção para a pertinência do mesmo, pelo menos no contexto português.
- As Relações Públicas e a Imagem de MarcaPublication . Pimpão, Sara Pinto; Elias, Herlander AlvesA consolidação da importância do processo comunicativo e do marketing, originou uma desconstrução cada vez mais aprofundada das técnicas comunicacionais e do próprio conceito de marketing, resultando em várias variáveis e, consequentemente, em novos conceitos base que devem ser tidos em conta em qualquer estratégia de comunicação. A manutenção da imagem de marca, isto é, manter uma imagem pública positiva e relevante é uma necessidade constante e intrínseca às estratégias de comunicação de uma entidade. Hoje em dia, todas as formas de comunicação influenciam a opinião pública que, por sua vez, é o veículo máximo para a construção de uma identidade competitiva e uma posição de significativa notoriedade. Para tal, as entidades apostam cada vez mais em ações de comunicação personalizadas, através das estratégias da prática de relações públicas. O presente relatório de projeto visa suportar teoricamente a análise sobre a importância da comunicação e da influência que a prática de relações públicas pode ter no seio de uma organização de relevância nacional e internacional, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal). O projeto consiste no desenvolvimento de um Plano de Comunicação para a FDI-Portugal, identificando-se o que é um plano de comunicação, porque é que se faz, como é que se faz e com que objetivos.
- Design como Catalisador ReflexivoPublication . Bravo, João André Calado; Estevão, Sara VelezAlicerçada nos ideais reflexivos, cético e críticos inerentes à teoria crítica, o design durante os anos 1956 e 1970, adotou uma postura que fosse capaz de reivindicar a sua autodeterminação cognitiva e liberdade criativa. Estas pretensões foram impulsionadas pelas premissas neo-construtivistas de Bruno Munari que serviram de base para os designers ambicionarem que esta área fosse contemplada como um veículo de modificação social. Desta pretensão, surgem os ideais e o termo “design crítico” cunhado por Anthony Dunne na sua obra Hertzian Tales (2005) em que se verifica a sua vontade de transformar o design num verdadeiro veículo de reflexão social. A evolução inerente ao design crítico, culmina na utilização de especulações sobre o futuro e desta mutação surge o design especulativo. Tendo como base ideológica as reivindicações de conferir ao design um papel muito mais preponderante na esfera social do que aquele que lhe era atribuído, este tipo de design fez espoletar críticas noutras áreas, como é o caso do design associativo como crítica ao design industrial, o design discursivo como tentativa de comunicar através do design e o design fiction como uma área que colocasse em prática as pretensões do design crítico e especulativo sob um fundo de ficção científica. Apesar de aparentarem algumas especificidades, todas estas áreas partem da mesma base ideológica que preza pela utilização do design como um verdadeiro catalisador de reflexão social, em que as suas práticas de prospectivação podem conduzir o público a determinarem o que pretendem do futuro. Partindo sempre do presente desenvolvimento científico e tecnológico, a aplicação do exercício crítico e especulativo no design é caracterizado pela materialização de presentes alternativos ou possíveis futuros, como forma de cativar a atenção do público para uma temática que merecesse ser submetida a uma reflexão pública antes de ser disseminada. Recorrendo-se à análise de projetos de design especulativo e de dois episódios da série antológica Black Mirror, o objetivo principal desta dissertação rege-se pela clarificação dos conceitos e práticas inerentes ao design especulativo e pela forma como as suas premissas podem contribuir para dar respostas a problemas que residem no contexto mundano.
- Assessing the effort of exercise using low cost sensorsPublication . Anastácio, Carlos Pedro Lourenço; Fazendeiro, Paulo André PaisIn this work, it is proposed a solution that tries to help the physical education teachers in the assessment of their students, also trying to increase the motivational levels of students with the inclusion of new technologies in class, and with the fact that the presented metric, being estimated for each student from their own effort. It is proposed a solution that uses a sensor, in this case an accelerometer, in order to capture accelerometry data during the execution of four physical activities: volleyball, handball, basketball and futsal. Data was retrieved from two classes of the 9thº Portuguese school year. The device used to capture those accelerometry data was the student’s own smartphones, through a mobile application that collects data and sends it to a server. After that data is uploaded, it is analysed in order to calculate the metric Running Equivalent of Activity (REA). An empiric study was developed aiming at the experimental validation of the metric referred above, having been followed diverse experimental protocols. A set of good practices is suggested for the adoption of the proposed solution, a mean to enable a fair and equitable assessment of the effort applied by the students during the physical education classes.
- Dynamic Behavior of a Single Droplet Impinging onto a Sloped SurfacePublication . Ferrão, Inês Alexandra dos Santos; Silva, André Resende Rodrigues daDroplet impact is a common phenomenon that occurs frequently in several applications such as fuel injection in internal combustion engines, processes involving spray paints and cooling of electronic equipment. Due to the technological advance, it becomes possible to observe in detail the dynamic impingement. In the study of droplet impingement, the influencing parameters are the liquid, along with its physical properties, the impact surface, the surrounding environment, or by the action of gravity. The combination of these terms lead to different and unique effects. The researches concerning the dynamic behavior of oblique impacts are scarce and not fully understood. Consequently, it was decided to deepen its theme through the development of this work. The major goal of the present work is a comparison that involves an experimental study of the phenomena occurring during the impact of liquid droplets onto a dry surface with a cross flowing air and droplets impact onto a sloped surface, using two dry aluminum plates with mean roughness (Ra= and Ra= ). Due to the crossflow, the droplet does not have the same direction as the gravitational acceleration and suffers a certain deformation that seems to vary the condition. For the sloped surface, the droplet is spherical throughout the trajectory and both the gravitational acceleration and movement of the droplet have the same direction. In this study, it was considered a crossflow velocity of 7m/s and it was designed a mechanism that has the possibility to vary the surface angles. Four fluids were used: 100% Jet-Fuel, 75%JF - 25%HVO, 50%JF - 50%HVO and H2O (pure water) as a reference. It was considered a combination of a conventional jet fuel and a biofuel (HVO – Hydroprocessed Vegetable Oil), more specifically Jet A-1 and NEXBTL, with the aim to implement new alternatives to reduce the pollution levels. It is through these innovations that it is possible to improve various systems such as piston engines or gas turbines with alternative fuels. In order to maintain the coherence of the results between the two experimental works, the impact velocity and incident angle were kept approximately the same, in the two activities. Due to the different impact conditions, only two phenomena were expected for this comparison: spreading and splash. A MATLAB algorithm was developed to achieve the different droplet diameters and impact velocities. The researches concerning the dynamic behavior of oblique impacts are scarce, and not fully understood. The experimental data obtained allows comparing the splashing thresholds available in the literature. The purpose of this empirical correlations is to predict the transition between deposition and splash. Therefore, the normal impact was also studied and analyzed the splash/non-splash transition for the two impact surfaces analyzed.
- Metodologias ativas para o ensino da Histologia no curso de MedicinaPublication . Nlolo, Alexandrina Florbela Futi Matondo; Vico, Manuel; Fonseca, Ana Mafalda LoureiroA Histologia no curso de Medicina usualmente é dada no ciclo básico durante os primeiros 2 anos. Ela estuda os detalhes microscópicos e estruturas das células e tecidos biológicos usando o microscópio, e nos últimos dias ela passou a ser uma disciplina que procura resolver os problemas médicos, mediante a criação de tecidos biológicos artificiais o que é conhecido como engenharia de tecidos. A educação médica ao longo da História sofreu muitas reformas, e entre elas destaca-se a introdução de metodologias ativas, que estimulam a reflexão do estudante, propiciam pensamento criativo e crítico, aprendizagem mais profunda e são bastante utéis para a qualidade da educação médica, dentre elas com maior destaque neste trabalho está a aprendizagem baseada em equipa. O presente trabalho consiste no estudo de metodologias ativas no estudo de Histologia, com enfoque na aprendizagem baseada em equipa, através de um projeto pedagógico no intuito de aplica-se futuramente na faculdade de Medicina de Cabinda, este método de ensino é muito importante pois permite que os estudante tenham um melhor desempenho, que aumente o raciocínio crítico, habilidades interpessoais como comunicação trabalho em equipa e liderança. Espera-se que este trabalho seja um recurso útil para os professores de Histologia da faculdade de Medicina de Cabinda, para que possam empregá-lo e obter melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.