Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Metodologias ativas para o ensino da Histologia no curso de Medicina

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6677_14010.pdf1.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Histologia no curso de Medicina usualmente é dada no ciclo básico durante os primeiros 2 anos. Ela estuda os detalhes microscópicos e estruturas das células e tecidos biológicos usando o microscópio, e nos últimos dias ela passou a ser uma disciplina que procura resolver os problemas médicos, mediante a criação de tecidos biológicos artificiais o que é conhecido como engenharia de tecidos. A educação médica ao longo da História sofreu muitas reformas, e entre elas destaca-se a introdução de metodologias ativas, que estimulam a reflexão do estudante, propiciam pensamento criativo e crítico, aprendizagem mais profunda e são bastante utéis para a qualidade da educação médica, dentre elas com maior destaque neste trabalho está a aprendizagem baseada em equipa. O presente trabalho consiste no estudo de metodologias ativas no estudo de Histologia, com enfoque na aprendizagem baseada em equipa, através de um projeto pedagógico no intuito de aplica-se futuramente na faculdade de Medicina de Cabinda, este método de ensino é muito importante pois permite que os estudante tenham um melhor desempenho, que aumente o raciocínio crítico, habilidades interpessoais como comunicação trabalho em equipa e liderança. Espera-se que este trabalho seja um recurso útil para os professores de Histologia da faculdade de Medicina de Cabinda, para que possam empregá-lo e obter melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Usually, Histology in the medical school is given in the basic cycle during the first 2 years. It studies the microscopic details and structures of biological cells and tissues using the microscope, and in recent days it has become a science that seeks to solve medical problems, through the creation of artificial biological tissues what is known as tissue engineering. Medical education throughout history has undergone many reforms, among them the introduction of active methodologies that stimulate student reflection, provide creative and critical thinking, deep learning and are quite useful for the quality of medical education, among them with more emphasis in this work is team-based learning. The present work consists in the study of active methodologies used in the teaching of Histology, with a focus on team-based learning, through a pedagogical project in order to be applied in the future of Cabinda's medical school, this method of teaching is very important because it allows that the students perform better, that they increase critical thinking, interpersonal skills such as teamwork communication and leadership. It is hoped that this work will be a useful resource for the Histology teachers of the Cabinda Medical School, so that they can employ it and obtain better results in the teaching and learning process.

Description

Keywords

Aprendizagem Ativa Aprendizagem Baseada Em Equipas Educação Médica Histologia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue