Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A circulação do cinema universitário português e brasileiro nas redes sociais digitais: a produção das instituições públicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
tesepronta.pdf13.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os sistemas digitais modificaram o modo como o cinema é produzido, distribuído e exibido, transformações que, de algum modo, levam o espectador de volta ao olhar individual que marcou certas experiências pré-cinematográficas. O cinema, além de ganhar expansão na sua exibição, procurou, através das ferramentas digitais, novas formas de aproximar-se do espectador, que hoje busca uma participação maior no compartilhamento dos filmes: as redes sociais digitais ampliaram a circulação dos filmes, em qualquer das fases de criação de um filme, da concepção à divulgação, fenômeno presente, também, nas produções universitárias. Esse novo universo de circulação dos filmes universitários, das escolas públicas do Brasil e de Portugal, entre 2010 e 2013, foi analisado nesta pesquisa em todas as fases da realização, procurando entender como e por que os egressos dos cursos de Cinema compartilham suas obras. Também foi verificado nesta investigação que a web abriu novas oportunidades para a distribuição dos filmes - o streaming e a circulação em canais e redes sociais, por exemplo, permitem que os realizadores cheguem ao espectador por outras vias além da sala de cinema. A Sétima Arte se renova e abre novas possibilidade para a distribuição, instaurando ou alargando a horizontalidade das janelas cinematográficas. Sumarizando, o objetivo central foi entender o recurso às novas modalidades de produção, distribuição e exibição pelos egressos, e, também, compreender o modo como os professores trabalham hoje esses meios, abordando o recurso aos novos canais pelos cursos de Cinema e pelos seus alunos para promover ou aumentar o financiamento, a disseminação e a visibilidade das obras produzidas na academia.
Digital systems have modified the way cinema is produced, distributed, and displayed, transformations that, somehow, take the viewer back to the individual gaze that marked certain pre-cinematographic experiences. Cinema, in addition to gaining expansion in its exhibition, sought, through the digital tools, new ways of approaching the spectator, who today seeks a greater participation in the sharing of the films: digital social networks have extended the circulation of films, in any the stages of creation of a film, from its conception to its dissemination, a phenomenon also present in university productions. This new universe of circulation of university films, in public schools in Brazil and Portugal, between 2010 and 2013, was analyzed in this research in all phases of realization, trying to understand how and why the graduates of Cinema courses share their works. It was also verified in this investigation that the web opened up new opportunities for the distribution of films - the streaming and circulation in channels and social networks, for example, allow the filmmakers to reach the viewer through other ways than the movie theater. The Seventh Art is renewed and opens new possibilities for the distribution, establishing or extending the horizontality of the cinematographic windows. Summarizing, the central objective was to understand the use of the new modalities of production, distribution and exhibition by the graduates, and also to understand the way in which teachers work these media today, approaching the use of the new channels by Cinema courses and by their students in order to promote or increase funding, dissemination and visibility of works produced in the academy.

Description

Keywords

Cinema - Circulação Cinema - Distribuição Cinema - Produção Cinema - Redes socias

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue