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A Fórmula 1 é um desporto motorizado onde a aerodinâmica desempenha um importante papel, obrigando a que as equipas gastem milhões de dólares anualmente de modo a garantirem uma vantagem em relação aos seus adversários, sendo a aerodinâmica uma das áreas chave para garantir o sucesso. Com este trabalho pretende-se analisar e optimizar, em determinadas condições, uma nova asa imposta pela Federação Internacional do Automóvel,
que deverá ser introduzida na temporada de 2009.
Os testes foram efectuados computacionalmente, simulando condições
próximas das que se verificam em três dos Grandes Prémios do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Em particular foram analisadas diversas posições da asa CDG, assim como diversas configurações possíveis e condições de funcionamento.
Verificou-se que o posicionamento da asa CDG próximo da roda traseira traduz-se num aumento da força aerodinâmica descendente criada pela asa, assim como numa diminuição significativa da esteira produzida, diminuindo o seu efeito no desempenho aerodinâmico de um veículo seguidor.
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Keywords
Aerodinâmica - Competição automóvel Aerodinâmica - Downforce Resistência aerodinâmica Aerodinâmica - Fórmula 1 Asa CDG - Fórmula 1