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Estudo numérico de uma asa CDG para fórmula 1

dc.contributor.advisorBarata, Jorge Manuel Martins
dc.contributor.authorCorreia, João P. S.
dc.date.accessioned2015-06-29T09:06:46Z
dc.date.available2015-06-29T09:06:46Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008-05
dc.description.abstractA Fórmula 1 é um desporto motorizado onde a aerodinâmica desempenha um importante papel, obrigando a que as equipas gastem milhões de dólares anualmente de modo a garantirem uma vantagem em relação aos seus adversários, sendo a aerodinâmica uma das áreas chave para garantir o sucesso. Com este trabalho pretende-se analisar e optimizar, em determinadas condições, uma nova asa imposta pela Federação Internacional do Automóvel, que deverá ser introduzida na temporada de 2009. Os testes foram efectuados computacionalmente, simulando condições próximas das que se verificam em três dos Grandes Prémios do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Em particular foram analisadas diversas posições da asa CDG, assim como diversas configurações possíveis e condições de funcionamento. Verificou-se que o posicionamento da asa CDG próximo da roda traseira traduz-se num aumento da força aerodinâmica descendente criada pela asa, assim como numa diminuição significativa da esteira produzida, diminuindo o seu efeito no desempenho aerodinâmico de um veículo seguidor.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3650
dc.language.isoporpor
dc.subjectAerodinâmica - Competição automóvelpor
dc.subjectAerodinâmica - Downforcepor
dc.subjectResistência aerodinâmicapor
dc.subjectAerodinâmica - Fórmula 1por
dc.subjectAsa CDG - Fórmula 1por
dc.titleEstudo numérico de uma asa CDG para fórmula 1por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Aeronáuticapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáuticapor

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