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Advisor(s)
Abstract(s)
The goal of the present work is to implement an Engine Condition Trend Monitoring (ECTM)
program on EASA Part M organization, using an automatic system of data acquisition, ADAS
(Aircraft Data Acquisition Unit).
The ECTM program will consist on the study of the process and methodologies to use, in the
elaboration of an internal ECTM manual for the company and also the elaboration of reports
for two P&W PT6A-67D engines, for the year 2013.
The ECTM program besides being mandatory by the aviation authorities, allows the study of
an engine performance and that will improve the safety are reliability of the aircraft
operation. From the maintenance point of view will be possible to monitor the engine
damage, improve the schedule maintenance and the engine components life limit. Regarding
the economics will have less non scheduled components change and also less money spend in
schedule components replacements.
The ECTM program presented can be use in any other operator with this type of engines,
regardless of the fleet size.
To finalize, the internal ECTM manual produced should be sent for approval to the local
authorities, INAC.
O presente trabalho pretende implementar um Programa de Engine Condition Trend Monitoring (ECTM) numa empresa EASA Part M, utilizando um sistema automático de aquisição dos dados, o ADAS (Aircraft Data Acquisition Unit). O programa de ECTM vai consistir basicamente no estudo dos processos e metodologias a usar, na elaboração de um manual interno da empresa (Manual de ECTM) e na elaboração de relatórios de ECTM dos dois motores em estudo, P&W PT6A-67D, referentes ao ano de 2013. Este programa de ECTM além de ser obrigatório no que diz respeito à legislação, vai permitir estudar o desempenho dos motores, contribuindo para a segurança e fiabilidade das operações. Do ponto de vista de manutenção será possível monitorizar a deterioração dos motores, melhorar a manutenção planeada e aumentar o tempo de vida dos componentes. Economicamente espera-se uma grande diminuição de trocas de componentes não programadas e também uma diminuição nos custos das manutenções planeadas. O programa de ECTM apresentado pode ser implementado em qualquer companhia aérea com este tipo de motores, independentemente do tamanho da frota. Relativamente ao manual de ECTM elaborado, deverá ser posteriormente enviado para as autoridades aeronáuticas portuguesas (INAC) aprovarem.
O presente trabalho pretende implementar um Programa de Engine Condition Trend Monitoring (ECTM) numa empresa EASA Part M, utilizando um sistema automático de aquisição dos dados, o ADAS (Aircraft Data Acquisition Unit). O programa de ECTM vai consistir basicamente no estudo dos processos e metodologias a usar, na elaboração de um manual interno da empresa (Manual de ECTM) e na elaboração de relatórios de ECTM dos dois motores em estudo, P&W PT6A-67D, referentes ao ano de 2013. Este programa de ECTM além de ser obrigatório no que diz respeito à legislação, vai permitir estudar o desempenho dos motores, contribuindo para a segurança e fiabilidade das operações. Do ponto de vista de manutenção será possível monitorizar a deterioração dos motores, melhorar a manutenção planeada e aumentar o tempo de vida dos componentes. Economicamente espera-se uma grande diminuição de trocas de componentes não programadas e também uma diminuição nos custos das manutenções planeadas. O programa de ECTM apresentado pode ser implementado em qualquer companhia aérea com este tipo de motores, independentemente do tamanho da frota. Relativamente ao manual de ECTM elaborado, deverá ser posteriormente enviado para as autoridades aeronáuticas portuguesas (INAC) aprovarem.
Description
Keywords
Engine condition trend monitoring (ECTM) Turbo-hélice - Motores Programa de ECTM - Desempenho de motores