Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Implementation of an engine condition trend monitoring (ECTM) program in a part M organization : Pratt & Whitney PT6A-67D EnginePublication . Guimarães, Diogo Maria Quintino Rogado de Mesquita; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaThe goal of the present work is to implement an Engine Condition Trend Monitoring (ECTM) program on EASA Part M organization, using an automatic system of data acquisition, ADAS (Aircraft Data Acquisition Unit). The ECTM program will consist on the study of the process and methodologies to use, in the elaboration of an internal ECTM manual for the company and also the elaboration of reports for two P&W PT6A-67D engines, for the year 2013. The ECTM program besides being mandatory by the aviation authorities, allows the study of an engine performance and that will improve the safety are reliability of the aircraft operation. From the maintenance point of view will be possible to monitor the engine damage, improve the schedule maintenance and the engine components life limit. Regarding the economics will have less non scheduled components change and also less money spend in schedule components replacements. The ECTM program presented can be use in any other operator with this type of engines, regardless of the fleet size. To finalize, the internal ECTM manual produced should be sent for approval to the local authorities, INAC.
- Estudo de dinâmica de fluidos computacional sobre o casco de um veículo subaquático autónomo planadorPublication . Pereira, Rúben Correia Martins; Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesVeículos subaquáticos planadores autónomos são veículos, que se deslocam verticalmente controlando a sua flutuabilidade, e horizontalmente devido à presença de asas. Ao atingirem a superfície, estes veículos diminuem a sua flutuabilidade entrando em mergulho ao mesmo tempo que a sua hidrodinâmica produz movimento horizontal. Alcançado o ponto de profundidade máxima, estes veículos tornam-se menos densos que a água que os envolve, fazendo com que estes se desloquem verticalmente até à superfície e mais uma vez, horizontalmente devido à sua forma exterior e essencialmente á presença das asas. O escoamento da água em torno do casco de um veículo subaquático autónomo planador origina uma interação entre ambos, que se traduz em forças e momentos. Estas têm origem no campo de pressões em torno do casco e nas tensões de atrito viscoso em toda a sua superfície. Para o estudo desta interação do fluido com o casco do veículo, a análise CFD constitui uma ferramenta apropriada. O motivo desta dissertação surge no âmbito de um trabalho de mestrado anterior [João Paulo Salgueiro Morgado, Persistent Gliding Waterframe, the waterframe conceptual project, Universidade da Beira Interior, Covilhã, June 2011], cujo objetivo principal foi projetar conceptualmente uma plataforma capaz de albergar todos os sistemas e sensores necessários à operação de um veículo subaquático autónomo planador. Esse trabalho decorreu de uma colaboração entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade de Saint Thomas (UST). Esta dissertação apresenta um estudo CFD, cujo objetivo é compreender a interação de um fluido com o casco de um veículo subaquático autónomo planador, para desenvolver um novo corpo fuselado, com um arrasto hidrodinâmico reduzido. Para efetuar a análise CFD nos corpos sujeitos a análise, é indispensável a geração de um domínio computacional, que se resume a células ou elementos em que o escoamento é resolvido, bem como a escolha de um modelo de turbulência adequado ao caso. Estudos semelhantes foram já realizados por outros autores com o intuito de otimizar fuselagens adequadas a este género de veículos. No entanto, os estudos encontrados na bibliografia abordam geralmente o caso de veículos subaquáticos com propulsão a hélice e números de Reynolds de operação significativamente superiores. Pelo que o tema abordado na presente dissertação assume bastante pertinência. Corpos fuselados esbeltos e axi-simétricos, isto é, corpos delgados com contornos suaves quanto á sua geometria, são os mais adequados para aplicar em veículos subaquáticos autónomos planadores, quando se trata de escoamentos com baixos números de Reynolds. A dimensão transversal destes é muito inferior à sua dimensão longitudinal, evitando a separação da camada limite laminar na região traseira da fuselagem em condições normais de funcionamento.
- Estudo paramétrico de um motor turbohélice PW150APublication . Neves, Salvador Costa da Silva; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA inflação do preço dos combustíveis e a constante pressão para a redução de emissões poluentes nas operações de voo, fez com que os motores turbohélice tenham vindo a ganhar um interesse renovado na indústria aeronáutica e o seu desenvolvimento seja, novamente, visto como uma inovação sustentável e promissora para voos de curto e médio alcance. O objetivo desta dissertação é analisar o impacto de alguns parâmetros, como a razão de pressões (RP), a temperatura de entrada na turbina (TET), a velocidade de voo e a altitude de voo no desempenho do motor. Neste contexto, é efetuada, no presente estudo, uma análise paramétrica construindo uma rotina de cálculo no software MATLAB, que visa perceber a influência dos parâmetros independentes, supra mencionados, no consumo específico de combustível (ESFC) e na potência propulsiva equivalente (ESHP) do motor PW150A, fabricado pela Pratt & Whitney Canada, para condições de voo cruzeiro. Os resultados mostram que, tanto a razão de pressões como a temperatura de entrada na turbina do motor têm um impacto significativo no consumo específico do motor. Os valores críticos de melhor desempenho, obtidos para estes dois parâmetros, foram coerentes com os valores encontrados publicados, e referenciados nesta dissertação. O mesmo não se verifica no caso das velocidades e altitudes do voo analisadas. Embora tenham um impacto considerável na potência propulsiva equivalente, a variação destes parâmetros influenciam de forma moderada o consumo de combustível do motor. Os resultados mostram ainda que, como seria esperado, é a altitudes elevadas que a aeronave beneficia do melhor desempenho do motor.