Repository logo
 
Publication

Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorDuarte, Susana
dc.date.accessioned2014-12-01T14:29:57Z
dc.date.available2014-12-01T14:29:57Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractAs dificuldades de aprendizagem estão entre os motivos mais frequentes para procura de atendimento psicológico para crianças. As pesquisas sobre crianças com dificuldades de aprendizagem têm demonstrado a existência de problemas emocionais e comportamentais. Neste sentido, o objectivo primordial deste estudo, é analisar a existência de indicadores de ansiedade/depressão em crianças com dificuldades de aprendizagem, que estão a ser acompanhadas no Centro Distrital do Desenvolvimento da Criança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano. Participaram no estudo 43 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Comportamentos da Criança [CBCL – 4/18]. Conclusão: Apenas 9,3% das crianças com dificuldades de aprendizagem, desta amostra, apresentaram indicadores de ansiedade/depressão. Neste sentido, rejeita-se a hipótese principal do estudo, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam indicadores de ansiedade/depressão.por
dc.description.abstractLearning difficulties are among the most common reasons for seeking psychological treatment for children. Research on children with learning difficulties have shown the existence of emotional and behavioral problems. In this sense, the primary objective of this study is to analyze the existence of indicators of anxiety/depression in children with learning difficulties, which are being monitored in the District Centre for Development of Children's ULS Castelo Branco - Hospital Amato Lusitano. The study involved 43 children aged between 7 and 14 years. The instrument used was the Child Behavior Questionnaire [CBCL - 4 / 18]. Conclusion: Only 9.3% of children with learning difficulties, this sample showed indicators of anxiety/depression. In this sense, rejects the hypothesis of the study, children with learning difficulties have indicators of anxiety/depression.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2724
dc.language.isoporpor
dc.subjectDepressão infanto-juvenilpor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.titleIndicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia, na área de Clínicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, na área de Clínicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação FINAL.pdf
Size:
3.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Gráficos_4.2 e 4.3.xlsx
Size:
48.63 KB
Format:
Microsoft Excel XML
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: