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FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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  • Impacto da gestão flexível do currículo no meio escolar: A voz dos participantes
    Publication . Silva, Gonçalo Pedro Azevedo da; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
    Com o objetivo de acompanhar as mudanças e evolução que o mundo experiencia, o Ministério da Educação decidiu dar às escolas mais autonomia. De entre as várias medidas, a flexibilização do currículo está no cerne da questão; pois, segundo a DireçãoGeral da Educação, o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. As escolas foram convidadas a aderir ao plano de autonomia e flexibilização curricular a partir de 2017/2018 com o intuito de garantir que todos os alunos, independentemente da oferta educativa e formativa que frequentam, alcançam as competências definidas nas aprendizagens essenciais no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho). Este nosso estudo pretende aferir qual o impacto que a gestão flexível do currículo teve no meio escolar a partir da perceção dos seus participantes. Optámos por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Consistiu num questionário realizado a 80 professores, em que teriam de responder a 42 questões de âmbito pessoal e profissional, de forma a podermos obter respostas no que respeita às questões de investigação e, em duas entrevistas, a dois membros de direção de dois agrupamentos. Os questionários foram enviados através de correio eletrónico (Google Forms) e realizados a distância. As entrevistas foram realizadas presencialmente e gravadas, sendo, posteriormente transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Entre os principais resultados foi possível verificar que os respondentes, apesar de assinalarem que conhecem a gestão flexível do currículo, não identificam muitos aspetos positivos e não registaram alterações na escola ou sala de aula. Foi assim possível concluir que ainda que a maior parte dos docentes tenha registado a implementação da gestão flexível do currículo nas escolas, não houve uma relação direta de impacto entre a gestão, o trabalho docente e o sucesso escolar.
  • N-Back: Impacto da estética dos estímulos na eficácia de resposta
    Publication . Bento, Sofia de Almeida; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Nascimento, Carla Sofia Lucas do; Simões, Maria de Fátima de Jesus
    O recente avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de novas ferramentas de medição, avaliação e intervenção psicológica, promovendo uma utilização mais requente de testes digitais, principalmente área da neuropsicologia. Uma vez que estes utilizam estímulos visuais, torna-se essencial entender o impacto que a estética dos estímulos pode ter no desempenho do indivíduo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é tentar perceber se a estética dos estímulos visuais influência a eficácia de resposta dos indivíduos. Para isso, foram utilizadas duas versões do teste N-Back: uma versão moderna, com estímulos coloridos, e outra versão tradicional, com estímulos monocromáticos. A amostra foi composta por 122 participantes, com idades entre 18 e 59 anos (M = 22,53; DP = 7,62), divididos em dois grupos. Adotou-se o contrabalanceamento ABBA para controlar efeitos de aprendizagem, enquanto metade dos participantes realizaram a versão BAAB para controlar efeitos de ordem. A análise dos dados, realizada através de uma ANOVA de medidas repetidas, indicou que as diferentes estéticas dos estímulos não tiveram influência significativa no desempenho dos participantes. Contudo, observou-se um aumento significativo no desempenho devido ao efeito de aprendizagem. As limitações do estudo, como o período de recolha dos dados e a utilização de estímulos multimodais, indicam a necessidade de investigações futuras que explorem o impacto de fatores ambientais e a pureza estética dos estímulos apresentados.
  • Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic Schools
    Publication . Brito, Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Ramos, Ludovina Maria de Almeida
    Student Teacher Trust, Student Identification with School and Academic Press come together in a composite construct that was named Student Academic Optimism (Tschannen-Moran et al., 2013) and that impacts adolescent students’ academic achievement. This thesis verifies this phenomenon through an empirical study in two Portuguese basic schools, thus adding to and developing previous research. Furthermore, the various constructs object of this thesis are analyzed in a conceptual framework, showing the interest of vulnerability to the dynamics of schools, where positive behaviors develop because of mutual connections between students and their teachers.
  • A saúde mental dos estudantes de ensino superior da beira interior: Aceitabilidade, preferências e efeitos de um programa de intervenção
    Publication . Henriques, Rúben Miguel Ribeiro; Pires, Ana Carla Seabra Torres; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de
    A literatura demonstra que se verifica um aumento crescente de perturbações mentais nos Estudantes do Ensino Superior (EES), pelo que se assiste à crescente preocupação de desenvolvimento de ambientes saudáveis para os EES e de condições para se assegurar uma resposta efetiva para o apoio psicológico a esta população. No entanto, dados demonstram que apesar da elevada prevalência nesta população, a procura de apoio psicológico especializado é ainda diminuta devido a questões relacionadas com o estigma relativo a doenças mentais e baixos níveis de literacia de saúde mental, existindo um maior foco de procura de ajuda não profissional, como amigos e familiares. Os programas de intervenção em saúde mental têm-se revelado adequados para a promoção da saúde mental dos EES, no entanto, são escassos os programas testados em Portugal e não se conhecem os efeitos em EES da Beira Interior. Este estudo pretende compreender de que forma a adaptação de um programa de promoção de saúde mental contribui para: o aumento da Literacia em Saúde Mental; a diminuição da sintomatologia psicopatológica; a adequação das crenças em relação à doença mental e à diminuição dos comportamentos de risco. Este projeto pretende também contribuir com o estudo dos resultados de aceitabilidade, motivações, obstáculos e necessidades a colmatar com um programa de intervenção na área da saúde mental para os estudantes de ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório misto, com a recolha de dados quantitativos e qualitativos, com uma amostra de 9 EES da Beira Interior obtida por conveniência de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), através de divulgação do programa pelos canais de divulgação da UBI. Os resultados quantitativos e qualitativos são apresentados e discutidos, sendo que, apesar das limitações e variações nas experiências individuais, o programa adaptado foi percebido como útil pelos participantes. Em conclusão, o programa parece ter-se revelado útil na abordagem de preocupações de saúde mental entre estudantes universitários, sendo, portanto, uma fonte de informação relevante para o estudo e a intervenção nos EES em Portugal.
  • The Mediating Effect of Post-Traumatic Growth on the Relationship between Adverse Childhood Experiences and Psychological Distress in Adults
    Publication . Caetano, Sara Isabel Pousadas; Pereira, Henrique Marques
    Adverse Childhood Experiences (ACEs) are stressful events of a traumatic nature that occur in the first 18 years of an individual’s life (APA, 2023) and can result in physical and mental health struggles throughout the life course. ACEs can lead to psychological distress (PD) that manifests mainly through depressive and anxious symptoms (Ridl et al., 2020; Silveira & Pereira, 2023), resulting in the deterioration of one’s psychological well-being. However, according to the literature, individuals may experience positive psychological changes following ACEs, as referred to as PTG (posttraumatic growth), by re-establishing their perceptions about themselves, and perceptions of the outside world (Quan et al. 2022). Very few studies have examined the relationships between ACEs, PD and PTG, specially on an adult sample in Portugal. Therefore, this Dissertation and the study developed aim to assess impact of ACEs on PD and PTG, to determine the mediating effect of PTG between ACEs and PD, as well as to explore the mutual influence of these variables in an adult sample, in Portugal. This study used an online survey that included a sociodemographic questionnaire, The Portuguese-language version of the Family Adverse Childhood Experiences Questionnaire to assess the report of ACEs; The Kessler Psychological Distress Scale (K10) to assess depressive and anxious symptomatology and The Postraumatic Growth Inventory for the Portuguese Population to assess the report of PTG. The sample consists of 521 participants aged between 18 and 80 years (mean = 31.32, SD = 12.28). Emotional abuse was the most reported ACE (59.7%) and women and sexual minorities presented more Total ACEs and Total PD, while older and heterosexual people showed more PTG. Total ACEs were positive and significant predictors of Total PD. Factor 2 of PTG "Change in the Perception of the Self and Life in General" was the strongest predictor of a lower perceived psychological distress. Total PTG did not mediate the relationship between Total ACEs and Total PD. The results demonstrate that PTG is not a protective factor against the long-term impact of ACEs on mental health. Therefore, it’s crucial to alert professionals to early mental health interventions with children, adolescents and families to ensure an adjusted development as well as therapeutic approaches to help individuals repair their trauma, thus promoting and improving the well-being and quality of life of populations.
  • A Relação entre a Autoestima, a Regulação Emocional e as Pertubações Depressivas em Adultos: uma Revisão Sistemática da Literatura
    Publication . Fernandes, Rita Fragoso; Ramos, Ludovina Maria de Almeida
    O presente estudo teve como principal objetivo compreender a relação entre a autoestima e a regulação emocional e o respetivo impacto no desenvolvimento de perturbações depressivas em adultos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com base no modelo PRISMA, de modo a fundamentar mais rigorosamente as diferentes fases da revisão, diminuindo o risco de enviesamento dos resultados. A pesquisa dos artigos científicos foi efetuada nas bases de dados Scopus e PubMed, com base nos critérios de inclusão previamente definidos. No fim, foram incluídos 13 artigos científicos publicados em revistas científicas entre 2019 e 2024. Após a análise dos artigos incluídos, foi possível concluir que diferentes estratégias cognitivas de regulação emocional, assim como, diferentes níveis de autoestima podem ter um papel influente na gravidade da sintomatologia depressiva, apesar de serem observadas incongruências acerca do papel das diferentes variáveis e do impacto que elas têm.
  • Lived Experiences of Sexual Minorities in their Achievement of Leadership and Psychosocial Well-being in Organizational Settings
    Publication . Torre, Renata Reis Della; Pereira, Henrique Marques
    The lack of studies on LGBTQIA+ people in leadership positions constitute an investigative gap, which seems contradictory given that 7-15% of the population identifies with part of this community. The present study aimed to describe and explore the narratives of sexual minorities in leadership positions in Brazil and Portugal, comparing the two contexts and analyzing the psychological implications and the wellbeing of this notably underrepresented population. To achieve that, a qualitative study was developed through an electronic interview, from which we obtained 45 participations, where it was possible to identify 11 regular themes (LGBTQIA+ negativity, Health Impacts, LGBTQIA+ Identity, Impact of LGBTQIA+ identity on leadership, Intersectionality, Organizational Climate, Professional development, Personal characteristics, Social support, Coping strategies and Inspirational leadership), LGBTQIA+ negativity emerged as the most frequently mentioned theme. Results show that people still use avoidance mechanisms or counterfeit their LGBTQIA+ identity at work, while there are people who choose to have their LGBTQIA+ identity visible and use this as a tool to break heterosexist patterns, promoting equality and respect in the organizational environment through a Queer Leadership. It was possible to analyze the practices of leaders through the lens of Queer Theory, and we were able to observe that sexual minorities in Portugal and Brazil are united not only by language, but also by similar experiences marked by discrimination and challenges, generating a major psychological impact. Despite these difficulties, these leaders tend to use their personal principles, showing characteristics of authentic leadership.
  • Autoestima, Sintomas Psicopatológicos e Nomofobia em Estudantes Portugueses
    Publication . Lucas, Marta de Oliveira; Esgalhado, Maria da Graça Proença
    A presente dissertação foi realizada no âmbito do 2º ano do 2º ciclo de estudos em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade da Beira Interior e será apresentada em formato de artigo científico, segundo as normas de submissão das 3as Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade da Beira Interior. Este projeto centra-se na avaliação da Autoestima, dos Sintomas Psicopatológicos e da Nomofobia em estudantes portugueses. De forma mais específica, pretende avaliar os níveis de Autoestima e Sintomas Psicopatológicos na Nomofobia; comparar estas variáveis em função das características sociodemográficas; correlacionar as variáveis Autoestima, Sintomas Psicopatológicos e Nomofobia e, por último, determinar o poder preditivo da Autoestima e Sintomas Psicopatológicos na Nomofobia. A nomenclatura nomofobia é ainda recente, e esta define o medo irracional de sair de casa sem telemóvel, sendo uma abreviatura da expressão “no-mobile-phone-phobia”. Desta forma, revela-se importante o estudo desta variável e a sua interação com as variáveis sintomas psicopatológicos e nomofobia. Para uma melhor compreensão do trabalho realizado, esta investigação é constituída por quatro partes. A primeira parte diz respeito à introdução da dissertação, a segunda parte é constituída pelo capítulo 1, na terceira parte é realizada uma discussão geral com a finalidade de refletir acerca do trabalho realizado e na quarta parte estão inseridos os anexos, com a revisão bibliográfica aprofundada.
  • Ver ou imaginar: o que influencia mais as nossas características psicológicas?
    Publication . Rodrigues, Mariana Amaral Silva da Costa; Nascimento, Carla Sofia Lucas do; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
    O presente estudo tem o intuito de analisar a possível relação entre a influência do contexto (ver ou imaginar um estímulo potencialmente ansiogénico) as características de personalidade e a ansiedade na amostra recolhida. Esta, é constituída por 90 sujeitos, (60.0%) do sexo feminino e (40.0%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e 78 anos. Os dados foram recolhidos em duas instituições privadas da região da Cova da Beira. Para o efeito, foram utilizados um Questionário Sociodemográfico, o STAI e o NEO-FFI-20. Os resultados realçaram a não existência de diferenças estatisticamente significativas entre os sujeitos que observaram e os que imaginaram o estímulo ansiogénico, e entre os que realizaram a recolha de sangue de modo voluntário e de modo não voluntário. Averiguou-se uma correlação estatisticamente significativa entre Ansiedade-Estado e Conscienciosidade, AnsiedadeEstado e Neuroticismo, Ansiedade-Traço e Abertura à Experiência, e Ansiedade-Traço e Amabilidade, nos indivíduos da amostra. Verificou-se, ainda, que a Ansiedade-Estado não exibiu correlação estatisticamente significativa com a Extroversão. Em suma, o presente estudo realça a importância da contínua investigação de modo a auxiliar a compreensão das possíveis relações entre as variáveis em estudo.
  • Psychosexual Health and Well-being of Trans and Gender Diverse Individuals in Portugal
    Publication . Henriques, Mariana Alexandre Banza; Pereira, Henrique Marques
    This study aimed to explore and describe the perception of trans and gender diverse (TGD) individuals in Portugal regarding the implications in their phycological, social and psychosexual health. A qualitative investigation was followed, utilizing an electronic survey that was answered by 32 participants. The data was examined through a thematic analysis and the reoccurring themes were as follows: experiences with healthcare services; social interaction; discrimination experiences; mental health; social support systems; self-esteem; social identity; sex and sexual health; quality of life and improvement measures. The analysis of these themes provides information on the perceptions and experiences of the participants and suggests the factors that impact the well-being and quality of life of the individuals in the current sample.