Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic Schools

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Student Teacher Trust, Student Identification with School and Academic Press come together in a composite construct that was named Student Academic Optimism (Tschannen-Moran et al., 2013) and that impacts adolescent students’ academic achievement. This thesis verifies this phenomenon through an empirical study in two Portuguese basic schools, thus adding to and developing previous research. Furthermore, the various constructs object of this thesis are analyzed in a conceptual framework, showing the interest of vulnerability to the dynamics of schools, where positive behaviors develop because of mutual connections between students and their teachers.
Os três constructos de Confiança dos Alunos nos seus Professores, de Identificação dos Alunos com a Escola e de Incentivo Académico têm sido reportados pelos investigadores como fundamentais para o bem-estar dos alunos e o seu desempenho académico. A possibilidade de que os três constructos referidos tenham tais conexões entre si que formem também um constructo composto, Optimismo Académico dos Alunos, foi referida pela primeira vez por Tschannen-Moran et al. (2013). Estas mesmas conexões foram identificadas pelo estudo empírico subjacente a esta tese, desenvolvido no âmbito de duas escolas portuguesas, com alunos do 4º ao 12º ano de escolaridade. O estudo confirmou também o impacto positivo destas variáveis na aprendizagem dos alunos, verificada através das notas finais internas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Para este estudo foram desenvolvidos e testados três instrumentos em Português, para avaliar a confiança dos alunos nos professores, a identificação dos alunos com a escola e a percepção dos alunos do incentivo académico. A análise dos constructos e suas facetas permitiu também enquadrar estes fatores na reflexão sobre a vida escolar, tendo em conta o impacto da vulnerabilidade dos alunos como desencadeador de relações positivas entre alunos e professores.

Description

Keywords

Confiança dos Alunos nos Professores Identificação dos Alunos com a Escola Incentivo Académico Optimismo Académico dos Alunos Aprendizagem Vulnerabilidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue