Repository logo
 
Publication

Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic Schools

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ema Patrícia de Lima
dc.contributor.advisorRamos, Ludovina Maria de Almeida
dc.contributor.authorBrito, Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e
dc.date.accessioned2025-01-22T11:06:27Z
dc.date.available2025-01-22T11:06:27Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.description.abstractStudent Teacher Trust, Student Identification with School and Academic Press come together in a composite construct that was named Student Academic Optimism (Tschannen-Moran et al., 2013) and that impacts adolescent students’ academic achievement. This thesis verifies this phenomenon through an empirical study in two Portuguese basic schools, thus adding to and developing previous research. Furthermore, the various constructs object of this thesis are analyzed in a conceptual framework, showing the interest of vulnerability to the dynamics of schools, where positive behaviors develop because of mutual connections between students and their teachers.pt_PT
dc.description.abstractOs três constructos de Confiança dos Alunos nos seus Professores, de Identificação dos Alunos com a Escola e de Incentivo Académico têm sido reportados pelos investigadores como fundamentais para o bem-estar dos alunos e o seu desempenho académico. A possibilidade de que os três constructos referidos tenham tais conexões entre si que formem também um constructo composto, Optimismo Académico dos Alunos, foi referida pela primeira vez por Tschannen-Moran et al. (2013). Estas mesmas conexões foram identificadas pelo estudo empírico subjacente a esta tese, desenvolvido no âmbito de duas escolas portuguesas, com alunos do 4º ao 12º ano de escolaridade. O estudo confirmou também o impacto positivo destas variáveis na aprendizagem dos alunos, verificada através das notas finais internas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Para este estudo foram desenvolvidos e testados três instrumentos em Português, para avaliar a confiança dos alunos nos professores, a identificação dos alunos com a escola e a percepção dos alunos do incentivo académico. A análise dos constructos e suas facetas permitiu também enquadrar estes fatores na reflexão sobre a vida escolar, tendo em conta o impacto da vulnerabilidade dos alunos como desencadeador de relações positivas entre alunos e professores.pt_PT
dc.identifier.tid101661444pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/15012
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConfiança dos Alunos nos Professorespt_PT
dc.subjectIdentificação dos Alunos com a Escolapt_PT
dc.subjectIncentivo Académicopt_PT
dc.subjectOptimismo Académico dos Alunospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectVulnerabilidadept_PT
dc.titleAcademic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic Schoolspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_IAB_2025_01_16_to-print_juri+FINAL_apos_DEFESA_signed.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: