Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Discussão sobre diferentes técnicas utilizadas na determinação da atividade antioxidante na Mentha spicata L.Publication . Sanhá, Mamadú; Soares, Sandra da Costa Henriques; Lopes, Lígia Cibele Malavolta de Los RiosComo é bastante conhecido, os seres humanos usam plantas há séculos para um amplo espectro de aplicações, como culinária ou até mesmo medicina. Algumas plantas têm, de facto, propriedades que podem ajudar com a saúde de vários sistemas do corpo humano devido aos seus componentes. No caso da hortelã, mais especificamente, a Mentha spicata L. estes componentes são fenóis, flavonoides entre outros, os quais desempenham um papel importante na inibição do stress oxidativo, ao eliminar espécies reativas de oxigénio (ROS) e essa capacidade de proteger do stress oxidativo é chamada de capacidade antioxidante. Neste trabalho, o stress oxidativo foi causado nas plantas a partir da exposição a um elemento radioativo, o radão ( 222Rn). Portanto, neste estudo, três grupos de Mentha spicata foram expostos a diferentes ambientes para que, posteriormente, a sua capacidade antioxidante fosse comparada. Um grupo de plantas foi exposto a uma atmosfera rica em radão (amostra A), outro, nas mesmas condições, exceto o aerossol radioativo (amostra B), e outro grupo colocado num ambiente sem qualquer intervenção (amostra C). Após duas semanas de exposição, mediu-se a concentração do radionuclídeo 222Rn, nas câmaras e no ambiente, colocaram-se as plantas a secar após o que se procedeu à extração dos seus componentes antioxidantes. Para a avaliação da capacidade antioxidante, foram realizados testes com o radical DPPH utilizando dois protocolos diferentes, o que nos permitiu, também, identificar qual o melhor a utilizar nestas condições específicas. As atividades antioxidantes encontradas nos três grupos de plantas foram calculadas pelos métodos de percentagem de sequestro do radical (%RSA) e através do IC50 . As plantas da amostra A revelaram uma capacidade antioxidante muito comprometida, uma vez que apresentaram uma percentagem de sequestro mais baixo e o IC50 mais alto em comparação com as da amostra C. Por outro lado, no caso das plantas da amostra B, verificou-se que a capacidade antioxidante apresentava um valor intermédio quando comparado com a capacidade antioxidante das outras duas amostras. É relevante referir, que também foi possível determinar que o melhor protocolo, para esse ensaio e para estas condições, é o teste 1, ressaltando a importância da padronização do estudo e da realização de ensaios complementares, não só para avaliar as propriedades antioxidantes como também a morfologia e a quantificação de compostos químicos nos grupos de plantas estudados.
- Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic SchoolsPublication . Brito, Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaStudent Teacher Trust, Student Identification with School and Academic Press come together in a composite construct that was named Student Academic Optimism (Tschannen-Moran et al., 2013) and that impacts adolescent students’ academic achievement. This thesis verifies this phenomenon through an empirical study in two Portuguese basic schools, thus adding to and developing previous research. Furthermore, the various constructs object of this thesis are analyzed in a conceptual framework, showing the interest of vulnerability to the dynamics of schools, where positive behaviors develop because of mutual connections between students and their teachers.
- O papel de aplicações interativas e de gaming na formação profissional e na facilitação da comunicação interna numa empresa de retalho de modaPublication . Venda, Inês Gomes da; Gonçalves, Gisela Marques PereiraEste estudo investiga a implementação da gamificação na formação profissional dos colaboradores de uma empresa de retalho de moda internacional, a Springfield, utilizando a sua aplicação Be!Player como ferramenta de análise. O principal objetivo é compreender qual o impacto da gamificação na comunicação interna e, em seguida, o sucesso deste método em relação à aprendizagem, segundo a perspetiva dos colaboradores. No desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre a conjuntura de comunicação interna empresarial e sobre os contextos de gamificação. O método de pesquisa consistiu exclusivamente na aplicação de um questionário, que incluía perguntas de sim ou não, questões com escala de Likert e perguntas de resposta aberta. Este questionário teve como objetivo explorar perceções sobre a relevância e utilidade da formação gamificada, bem como identificar fatores que possam influenciar a adoção desta estratégia. Adicionalmente, foi analisado o papel da aplicação na disseminação dos valores corporativos e no fortalecimento da coesão interna. A gamificação tem sido frequentemente empregue em contextos laborais, especialmente na esfera da formação de adultos, onde o interesse tem vindo a crescer. No entanto, a experiência com este tipo de formação ainda é limitada e, por isso, são poucos os estudos que abordam o uso da gamificação neste contexto. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação é percebida como uma estratégia inteligente e útil para promover o envolvimento e a motivação dos colaboradores, pois concede aprendizagens dinâmicas e interativas. Além disso, a aplicação Be!Player demonstrou potencial para melhorar a comunicação interna da empresa, ao facilitar a troca de informações e o alinhamento entre os funcionários e a empresa. Contudo, foram identificados desafios relacionados à acessibilidade, assim como a
