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- Impacto da gestão flexível do currículo no meio escolar: A voz dos participantesPublication . Silva, Gonçalo Pedro Azevedo da; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaCom o objetivo de acompanhar as mudanças e evolução que o mundo experiencia, o Ministério da Educação decidiu dar às escolas mais autonomia. De entre as várias medidas, a flexibilização do currículo está no cerne da questão; pois, segundo a DireçãoGeral da Educação, o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. As escolas foram convidadas a aderir ao plano de autonomia e flexibilização curricular a partir de 2017/2018 com o intuito de garantir que todos os alunos, independentemente da oferta educativa e formativa que frequentam, alcançam as competências definidas nas aprendizagens essenciais no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho). Este nosso estudo pretende aferir qual o impacto que a gestão flexível do currículo teve no meio escolar a partir da perceção dos seus participantes. Optámos por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Consistiu num questionário realizado a 80 professores, em que teriam de responder a 42 questões de âmbito pessoal e profissional, de forma a podermos obter respostas no que respeita às questões de investigação e, em duas entrevistas, a dois membros de direção de dois agrupamentos. Os questionários foram enviados através de correio eletrónico (Google Forms) e realizados a distância. As entrevistas foram realizadas presencialmente e gravadas, sendo, posteriormente transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Entre os principais resultados foi possível verificar que os respondentes, apesar de assinalarem que conhecem a gestão flexível do currículo, não identificam muitos aspetos positivos e não registaram alterações na escola ou sala de aula. Foi assim possível concluir que ainda que a maior parte dos docentes tenha registado a implementação da gestão flexível do currículo nas escolas, não houve uma relação direta de impacto entre a gestão, o trabalho docente e o sucesso escolar.