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- The Mediating Effect of Post-Traumatic Growth on the Relationship between Adverse Childhood Experiences and Psychological Distress in AdultsPublication . Caetano, Sara Isabel Pousadas; Pereira, Henrique MarquesAdverse Childhood Experiences (ACEs) are stressful events of a traumatic nature that occur in the first 18 years of an individual’s life (APA, 2023) and can result in physical and mental health struggles throughout the life course. ACEs can lead to psychological distress (PD) that manifests mainly through depressive and anxious symptoms (Ridl et al., 2020; Silveira & Pereira, 2023), resulting in the deterioration of one’s psychological well-being. However, according to the literature, individuals may experience positive psychological changes following ACEs, as referred to as PTG (posttraumatic growth), by re-establishing their perceptions about themselves, and perceptions of the outside world (Quan et al. 2022). Very few studies have examined the relationships between ACEs, PD and PTG, specially on an adult sample in Portugal. Therefore, this Dissertation and the study developed aim to assess impact of ACEs on PD and PTG, to determine the mediating effect of PTG between ACEs and PD, as well as to explore the mutual influence of these variables in an adult sample, in Portugal. This study used an online survey that included a sociodemographic questionnaire, The Portuguese-language version of the Family Adverse Childhood Experiences Questionnaire to assess the report of ACEs; The Kessler Psychological Distress Scale (K10) to assess depressive and anxious symptomatology and The Postraumatic Growth Inventory for the Portuguese Population to assess the report of PTG. The sample consists of 521 participants aged between 18 and 80 years (mean = 31.32, SD = 12.28). Emotional abuse was the most reported ACE (59.7%) and women and sexual minorities presented more Total ACEs and Total PD, while older and heterosexual people showed more PTG. Total ACEs were positive and significant predictors of Total PD. Factor 2 of PTG "Change in the Perception of the Self and Life in General" was the strongest predictor of a lower perceived psychological distress. Total PTG did not mediate the relationship between Total ACEs and Total PD. The results demonstrate that PTG is not a protective factor against the long-term impact of ACEs on mental health. Therefore, it’s crucial to alert professionals to early mental health interventions with children, adolescents and families to ensure an adjusted development as well as therapeutic approaches to help individuals repair their trauma, thus promoting and improving the well-being and quality of life of populations.
- A Relação entre Stress Académico e Síndrome de Burnout em Estudantes de MedicinaPublication . Gomes, Beatriz Oliveira; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: A Síndrome de Burnout (SB) é uma condição psicológica caracterizada por um estado de exaustão emocional, física e mental devido ao stress crónico no local de trabalho, frequentemente associada a profissionais que lidam com uma alta exigência emocional e uma pressão constante, como profissionais da área da saúde. Os estudantes de medicina constituem-se como um alvo vulnerável à SB devido a uma combinação de fatores académicos, emocionais e sociais que caracterizam a formação médica. O curso de medicina é notoriamente exigente e os estudantes enfrentam pressões intensas que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da SB. Na esfera individual, o stress académico tem vindo a ser relacionado com a SB, no entanto manifesta-se a necessidade de explorar mais as especificidades desta relação. Objetivo: Investigar a relação entre o stress académico e a SB em estudantes de medicina. Métodos: Estudo observacional, transversal de natureza descritiva. Foi aplicado um questionário online entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os participantes são estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FM-UC). Os instrumentos usados foram um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, Inventário de Fontes de Stress Académico no Curso de Medicina (IFSAM e a Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (EBM)). Foram executadas análises de estatística descritiva e inferencial através do sistema informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 28.0 para Windows. Resultados: Na amostra participaram 336 estudantes (média de idade 21.88±3.46, 82.1% mulheres), do 1º ao 6º ano, dos cursos de medicina (FM-UC) (n= 257, 76.5%) e da (FCS-UBI) (n= 79, 23.5%). Os níveis de SB são elevados, sendo mais elevados em alunos do sexo feminino, mais novos, que frequentam anos pré-clínicos. Relativamente ao Stress Académico observou-se que estão relacionadas as variáveis do desejo de abandonar o curso, da automedicação, do rendimento académico e da nacionalidade, sendo que o modelo explica 16.7% da variância. Observa-se uma relação significativa entre o stress académico e a SB sendo que o modelo explica 29% da variância. Outras variáveis relacionadas com a SB são a satisfação com o curso e o rendimento académico. Conclusões: A SB é amplamente prevalente entre os estudantes de medicina. Foi possível de identificar diferenças na prevalência de SB entre subgrupos das variáveis sexo e idade (mais elevadas no sexo feminino e nos mais novos). Verificou-se uma relação estatisticamente significativa entre o stress académico e a SB. A alta incidência de SB nesta população indica uma necessidade urgente de rever o nível de exigência dos cursos, assim como a dinamização de programas de prevenção e tratamento da SB, incluindo medidas para equipar os estudantes com as estratégias efetivas para uma melhor gestão do stress académico.
- A Relação entre Pensamento Perseverativo e Síndrome de Burnout em Estudantes de MedicinaPublication . Azevedo, Inês da Silva; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: A Síndrome de Burnout (SB) é caracterizada por um estado de esgotamento físico e mental que decorre da exposição a um stress crónico excessivo e pode trazer consequências graves nos diversos domínios da vida do indivíduo, incluindo aspetos físicos, mentais, sociais e comportamentais. Os estudantes universitários de medicina são particularmente propensos a esta síndrome devido à natureza competitiva e exigente do meio académico e do curso que frequentam. A nível individual, fatores como o pensamento perseverativo, caracterizado pela repetição contínua de pensamentos negativos e preocupações, têm sido associados à SB, pois podem prejudicar a capacidade de manter o equilíbrio emocional e de enfrentar adversidades. Objetivo: Pretendemos investigar a relação entre o pensamento perseverativo e a SB em estudantes de medicina. Métodos: Estudo observacional, transversal de natureza descritiva. Foi aplicado um questionário online entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os participantes são estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). Os instrumentos utilizados foram um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (EBM) e Questionário do Pensamento Perserverativo-15 (QPP-15). Foram executadas análises de estatística descritiva e inferencial através do sistema informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 28.0 para Windows. Resultados: A amostra conta com 257 estudantes (média de idade 21.61±2.79, 82.1% mulheres), do 1º ao 6º ano do curso de medicina da FCS-UBI. Os níveis de SB são elevados, sendo mais elevados nos alunos que frequentam anos pré-clínicos e nos mais velhos, relativamente à Eficácia. Em relação ao pensamento perseverativo, verifica-se que estão relacionadas as variáveis do sexo e da autoavaliação do desempenho académico, sendo que o modelo explica 18.1% da variância. Observa-se uma relação significativa entre o pensamento perseverativo e a SB, sendo que o modelo explica 19.2% da variância de SB. Outras variáveis relacionadas com a SB são a autoavaliação do desempenho académico e a satisfação com o curso. Conclusão: A elevada prevalência de SB nesta população revela a importância da implementação de programas de apoio psicológico personalizados nas universidades e da promoção de um ambiente universitário que valorize a satisfação académica e o reconhecimento do desempenho dos estudantes. Além disso, o papel do pensamento perseverativo é significativo na dinâmica da SB. Intervenções que visem reduzir o pensamento perseverativo podem, portanto, ser particularmente eficazes na mitigação dos sintomas da SB e na promoção de um bem-estar psicológico mais estável entre os estudantes universitários.
- Lived Experiences of Sexual Minorities in their Achievement of Leadership and Psychosocial Well-being in Organizational SettingsPublication . Torre, Renata Reis Della; Pereira, Henrique MarquesThe lack of studies on LGBTQIA+ people in leadership positions constitute an investigative gap, which seems contradictory given that 7-15% of the population identifies with part of this community. The present study aimed to describe and explore the narratives of sexual minorities in leadership positions in Brazil and Portugal, comparing the two contexts and analyzing the psychological implications and the wellbeing of this notably underrepresented population. To achieve that, a qualitative study was developed through an electronic interview, from which we obtained 45 participations, where it was possible to identify 11 regular themes (LGBTQIA+ negativity, Health Impacts, LGBTQIA+ Identity, Impact of LGBTQIA+ identity on leadership, Intersectionality, Organizational Climate, Professional development, Personal characteristics, Social support, Coping strategies and Inspirational leadership), LGBTQIA+ negativity emerged as the most frequently mentioned theme. Results show that people still use avoidance mechanisms or counterfeit their LGBTQIA+ identity at work, while there are people who choose to have their LGBTQIA+ identity visible and use this as a tool to break heterosexist patterns, promoting equality and respect in the organizational environment through a Queer Leadership. It was possible to analyze the practices of leaders through the lens of Queer Theory, and we were able to observe that sexual minorities in Portugal and Brazil are united not only by language, but also by similar experiences marked by discrimination and challenges, generating a major psychological impact. Despite these difficulties, these leaders tend to use their personal principles, showing characteristics of authentic leadership.
- Mieloma Múltiplo em Jovens Adultos: Um estudo de casoPublication . Lourenço, Mariana Silva; Afonso, Sofia Isabel SousaIntrodução: O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente e afeta predominantemente indivíduos com mais de 65 anos, com uma idade média ao diagnóstico de 69 anos. Esta doença resulta no aparecimento de lesões de órgão-alvo, conhecidas pelo acrónimo CRAB, que correspondem a hipercalcemia, lesão renal, anemia e lesões ósseas. Segundo diversos estudos, o mieloma múltiplo em pacientes jovens apresenta características clínicas distintas em comparação com a população mais velha com a mesma doença, por isso é necessária investigação adicional de abordagens terapêuticas adaptadas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo explorar um caso clínico de mieloma múltiplo de um paciente jovem, contextualizando-o com uma revisão abrangente da literatura sobre a doença nessa faixa etária. Método: Como metodologia para a realização deste trabalho foi utilizado o motor de busca PubMed.e foram ainda recolhidas algumas informações a partir de certas obras como por exemplo, Harrison's Principles of Internal Medicine. Foram impostos limites temporais na pesquisa de artigos, à exceção dos artigos referenciados na discussão deste trabalho, os quais não obedeceram a nenhum limite temporal. A prioridade foram sempre os artigos mais recentes. Desenvolvimento: O mieloma múltiplo representa a proliferação maligna de plasmócitos originados de um único clone. Nos últimos anos, têm surgido inovações significativas na terapêutica do mieloma múltiplo, resultando num aumento considerável da sobrevida dos pacientes. Os pacientes jovens com a doença estão subrepresentados na literatura, e há evidências de que apresentam certas características clínicas distintas ao diagnóstico, como a presença de mieloma múltiplo em fases mais precoces, maior incidência de doença de cadeias leves e de doença extramedular. Neste trabalho foi estudado o caso de um doente de 41 anos que apresentava doença extramedular, anemia e doença óssea ao diagnóstico. O facto de as terapêuticas administradas não serem as atualmente em vigor, aliado à presença de doença extramedular e à baixa tolerância a certos fármacos utilizados, pode ter tido uma influência negativa na sobrevida deste doente. Conclusão: O mieloma múltiplo em doentes jovens pode constituir uma entidade distinta, caracterizada por manifestações clínicas específicas. Assim, é crucial realizar estudos adicionais sobre o mieloma múltiplo em jovens adultos, incluindo a estratificação dos doentes de acordo com o R-ISS, o estudo das anomalias citogenéticas mais prevalentes e o impacto dos novos esquemas terapêuticos nesta população.
- Psychosexual Health and Well-being of Trans and Gender Diverse Individuals in PortugalPublication . Henriques, Mariana Alexandre Banza; Pereira, Henrique MarquesThis study aimed to explore and describe the perception of trans and gender diverse (TGD) individuals in Portugal regarding the implications in their phycological, social and psychosexual health. A qualitative investigation was followed, utilizing an electronic survey that was answered by 32 participants. The data was examined through a thematic analysis and the reoccurring themes were as follows: experiences with healthcare services; social interaction; discrimination experiences; mental health; social support systems; self-esteem; social identity; sex and sexual health; quality of life and improvement measures. The analysis of these themes provides information on the perceptions and experiences of the participants and suggests the factors that impact the well-being and quality of life of the individuals in the current sample.